1ª Edição


  •  02-10-2020 14:30
  • Evento Online

Aumentar o envolvimento ativo dos estudantes é uma das estratégias que contribui para a melhoria das suas aprendizagens. No entanto, manter a sua atenção e participação nas aulas (presenciais e online) é cada vez mais desafiante, sabendo-se que existem diversos elementos de distração, como os telemóveis. Porém, estes dispositivos podem ser integrados nas aulas para fins pedagógicos, associando-os a aplicações baseadas na internet (Audience Response Systems) que permitem aos estudantes, em tempo real ou assíncrono, colocar e responder a questões, realizar votações ou outras atividades, a partir de desafios apresentados pelo docente. Duração: 2 horas Vagas: 60

Leia Mais
  •  02-10-2020 12:00
  • Evento Online

No âmbito da atual situação, assim como estudos sobre os perfis geracionais e as competências exigidas para os profissionais do sec. XXI, abordagens pedagógicas híbridas podem promover maiores níveis de aprendizagem e adequar-se a situações de ensino a distância mais significativo. Existem várias estratégias que permitem criar dinâmicas dentro da sala de aula (presencial/online), ou seja no tempo de contacto. Contudo, motivar os estudantes para trabalhar fora da sala de aula, autonomamente não é fácil e, na maioria dos casos, este tempo não é valorizado pelos docentes e pelos estudantes. O objetivo deste workshop é conhecer e experimentar uma ferramenta (Perusall) que pode transformar o tempo de trabalho autónomo do estudante, tornando o estudo numa atividade social, colaborativa, monitorizada e que pode ser alvo de avaliação. Duração: 1 hora Vagas: 35

Leia Mais
  •  02-10-2020 11:00
  • Evento Online

No âmbito da atual situação, assim como estudos sobre os perfis geracionais e as competências exigidas para os profissionais do sec. XXI, abordagens pedagógicas híbridas podem promover maiores níveis de aprendizagem e adequar-se a situações de ensino a distância mais significativo. Existem várias estratégias que permitem criar dinâmicas dentro da sala de aula (presencial/online), ou seja no tempo de contacto. Contudo, motivar os estudantes para trabalhar fora da sala de aula, autonomamente não é fácil e, na maioria dos casos, este tempo não é valorizado pelos docentes e pelos estudantes. O objetivo deste workshop é conhecer e experimentar uma ferramenta (Perusall) que pode transformar o tempo de trabalho autónomo do estudante, tornando o estudo numa atividade social, colaborativa, monitorizada e que pode ser alvo de avaliação. Duração: 1 hora Vagas: 35

Leia Mais
  •  01-10-2020 14:00
  • Evento Online

Mario Vargas Llosa escreveu que “a vida não é só diversão, mas também drama, dor, mistério e frustração”. Invertendo a máxima de Vargas Llosa, a aprendizagem não é só drama, dor, mistério e frustração. Talvez possa (também) ser diversão. Duração: 3 horas Vagas: 30

Leia Mais
  •  01-10-2020 10:00
  • Evento Online

Explicitação dos conceitos principais associados à inteligência emocional: autoconsciência e autorregulação, consciência do outro e empatia, regulação interpessoal. Duração: 2 horas Vagas: 30

Leia Mais
  •  01-10-2020 09:30
  • Evento Online

Partimos do pressuposto que a curiosidade é um fator determinante para aprendizagem e que, ao desenvolver um questionamento “crítico”, os estudantes são mais capazes de explorar as fronteiras do conhecimento, encontrar caminhos mais criativos para resolver problemas e propôr respostas mais adequadas aos desafios que a sua futura profissão/sociedade lhes colocarão. Infelizmente na maior parte das vezes e por várias razões (em particular a densidade do currículo), nós docentes, continuamos a privilegiar um ensino em que os alunos respondem às perguntas que colocamos, em vez de incentivarmos uma aprendizagem que passa pelo desenvolvimento da sua curiosidade e do seu pensamento crítico através de questões formuladas por eles. Duração: 3h30 Vagas: 25

Leia Mais
  •  30-09-2020 14:30
  • Evento Online

Aumentar o envolvimento ativo dos estudantes é uma das estratégias que contribui para a melhoria das suas aprendizagens. No entanto, manter a sua atenção e participação nas aulas (presenciais e online) é cada vez mais desafiante, sabendo-se que existem diversos elementos de distração, como os telemóveis. Porém, estes dispositivos podem ser integrados nas aulas para fins pedagógicos, associando-os a aplicações baseadas na internet (Audience Response Systems) que permitem aos estudantes, em tempo real ou assíncrono, colocar e responder a questões, realizar votações ou outras atividades, a partir de desafios apresentados pelo docente. Duração: 2 horas Vagas: 60

Leia Mais
  •  30-09-2020 14:30
  • Evento Online

A autorregulação das aprendizagens é um elemento chave para o sucesso académico, em particular no Ensino On-line, onde os desafios são ainda maiores pois requer dos alunos maior disciplina, autonomia e capacidades de autorregulação e de corregulação da aprendizagem para concluir o curso com sucesso. Duração: 3 horas Vagas: 60

Leia Mais
  •  30-09-2020 10:00
  • Evento Online

Com este debate, pretende-se apresentar e discutir as potencialidades da criação de uma sala virtual de professores para dar apoio às situações de oferta de formação online e de emergência. Duração: 3 horas Vagas: 50

Leia Mais
  •  30-09-2020 10:00
  • Evento Online

Depois de deixar o ensino formal, o público adulto tem poucas oportunidades de obter novos conhecimentos científicos. Hoje em dia e cada vez mais, o contacto com informação (e a consequente formação de opiniões) faz-se principalmente através de plataformas online, em particular através das redes sociais. Comunicar ciência por esta via ajuda também a dar visibilidade aos resultados de investigação mesmo junto da própria comunidade científica. Torna-se por isso essencial que cientistas e instituições científicas estejam presentes nestas plataformas para divulgar e promover as suas actividades de investigação e criar canais de diálogo com diferentes públicos. Através de exemplos de boas e más práticas de comunicação, discutiremos as vantagens e desafios da comunicação de ciência nas principais plataformas de redes sociais e como tirar partido destas ferramentas para uma comunicação de ciência eficaz. Duração: 3 horas Vagas: 30

Leia Mais
  •  29-09-2020 14:30
  • Evento Online

O objetivo desta formação é sensibilizar os docentes do ensino superior (ES) para a melhoria de diversos aspetos das práticas na sala de aula, numa perspetiva de melhoria das aprendizagens, visando o sucesso académico de todos os estudantes. Duração: 2 horas Vagas: 30

Leia Mais
  •  29-09-2020 10:00
  • Evento Online

A comunicação é uma parte essencial da prática científica. Na maior parte das vezes os cientistas comunicam o seu trabalho aos seus pares (através de artigos ou apresentações em congressos, por exemplo), mas a crescente multidisciplinaridade da ciência e a ubíqua presença da ciência noutras esferas da sociedade desafiam os cientistas a comunicar para audiências cada vez mais diversas. Comunicar ciência a audiências não especializadas nem sempre é fácil, desde logo porque as audiências não têm todas o mesmo nível de interesse ou literacia científica e é necessário encontrar estratégias para atingir diferentes públicos-alvo de acordo com os objectivos da comunicação, que podem eles próprios ser diversos. Num mundo cada vez mais complexo, não comunicar não é uma opção. Através de pequenos exercícios e exemplos, discutiremos alguns dos princípios da comunicação de ciência que poderão ser úteis também em contextos de ensino. Duração: 3 horas Vagas: 30

Leia Mais
  •  29-09-2020 10:00
  • Evento Online

O workshop tem como objectivo usar as técnicas e metodologias do design para a construção de conceitos e cenários inovadores para processos de ensino dentro e fora da sala de aula. Duração: 3 horas Vagas: 45

Leia Mais
  •  28-09-2020 14:00
  • Evento Online

Esta formação pedagógica destina-se a todos os docentes que desejem conceber e concretizar um projeto baseado na aprendizagem cooperativa, um modo de trabalho pedagógico que se baseia em trabalhos desenvolvidos por estudantes organizados em grupo. Duração: 4 horas Vagas: 30

Leia Mais
  •  28-09-2020 10:00
  • Evento Online

Team-Based Learning (TBL) é um processo estruturado de ensino-aprendizagem ativo, baseado em equipas, constituídas por alunos. Esta metodologia promove a aprendizagem colaborativa, planeada em torno de unidades de ensino, que podem ser consideradas "módulos", a aprofundar numa única sessão, no final da qual os conhecimentos e competências visados deverão estar consolidados. Duração: 2 horas Vagas: 90

Leia Mais