Comunicação de Ciência


Evento da 1ª Edição

A comunicação é uma parte essencial da prática científica. Na maior parte das vezes os cientistas comunicam o seu trabalho aos seus pares (através de artigos ou apresentações em congressos, por exemplo), mas a crescente multidisciplinaridade da ciência e a ubíqua presença da ciência noutras esferas da sociedade desafiam os cientistas a comunicar para audiências cada vez mais diversas. Comunicar ciência a audiências não especializadas nem sempre é fácil, desde logo porque as audiências não têm todas o mesmo nível de interesse ou literacia científica e é necessário encontrar estratégias para atingir diferentes públicos-alvo de acordo com os objectivos da comunicação, que podem eles próprios ser diversos. Num mundo cada vez mais complexo, não comunicar não é uma opção. Através de pequenos exercícios e exemplos, discutiremos alguns dos princípios da comunicação de ciência que poderão ser úteis também em contextos de ensino. Duração: 3 horas Vagas: 30


  • Data: 29-09-2020 10:00
  • Localização: Evento Online

Descrição

A comunicação é uma parte essencial da prática científica. Na maior parte das vezes os cientistas comunicam o seu trabalho aos seus pares (através de artigos ou apresentações em congressos, por exemplo), mas a crescente multidisciplinaridade da ciência e a ubíqua presença da ciência noutras esferas da sociedade desafiam os cientistas a comunicar para audiências cada vez mais diversas. Comunicar ciência a audiências não especializadas nem sempre é fácil, desde logo porque as audiências não têm todas o mesmo nível de interesse ou literacia científica e é necessário encontrar estratégias para atingir diferentes públicos-alvo de acordo com os objectivos da comunicação, que podem eles próprios ser diversos. Num mundo cada vez mais complexo, não comunicar não é uma opção. Através de pequenos exercícios e exemplos, discutiremos alguns dos princípios da comunicação de ciência que poderão ser úteis também em contextos de ensino. 

 Inscrições


Mini Biografia

Ana Sanchez

É professora auxiliar na Universidade Nova de Lisboa (ITQB NOVA). Doutorada em Biologia pela Universidade de Nijmegen (Holanda, 2001), trabalhou como investigadora pos-doc no ITQB NOVA até 2005, altura em que assumiu responsabilidades pela comunicação de ciência na instituição, tendo criado o gabinete de comunicação que coordenou até 2016. Entre 2016 e 2019 foi membro do Conselho Diretivo da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. É cocoordenadora do Mestrado em Comunicação de Ciência da Universidade NOVA de Lisboa e responsável por diversas unidades curriculares nesta área. Neste momento, coordena também a área da formação avançada no ITQB NOVA.

António Granado é professor auxiliar na Universidade Nova de Lisboa, onde coordena os mestrados em Jornalismo e em Comunicação de Ciência. Foi jornalista durante mais de 26 anos, tendo passado pelo jornal Público e pela Rádio e Televisão de Portugal. Possui uma licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas (variante de Estudos Portugueses e Ingleses) na Universidade de Lisboa (1984). É mestre em Jornalismo de Ciência (1994) pela Universidade de Boston, nos Estados Unidos, e doutorado em Ciências da Comunicação (2008) pela Universidade de Leeds, no Reino Unido.