Debate sobre a sala virtual de professores


Evento da 1ª Edição

Com este debate, pretende-se apresentar e discutir as potencialidades da criação de uma sala virtual de professores para dar apoio às situações de oferta de formação online e de emergência. Duração: 3 horas Vagas: 50


  • Data: 30-09-2020 10:00
  • Localização: Evento Online

Descrição

Com este debate, pretende-se apresentar e discutir as potencialidades da criação de uma sala virtual de professores para dar apoio às situações de oferta de formação online e de emergência.

A sala virtual pretende :

Debater problemas, expectativas, dúvidas e desafios associados à pratica letiva;

Partilhar experiências e recursos didático-pedagógicos;

Debater e ajudar a resolver questões técnicas e pedagógicas;

Debater questões inerentes ao funcionamento dos cursos associados à prática docente online


A implementação passa por:

Conversar à mesa em tempo real (hora de abertura e fecho, garantir sempre a presença de algum elemento do EIPP)

“Post-it” postar opiniões: conversas em tempo assíncrono

Estante de biblioteca: recursos/ estudos ...

Espaço café virtual: sociabilizar, conversar, conviver e aproveitar as pausas para trocar ideias

e-news.com - noticias 

Fóruns temáticos

A todos os participantes nesta ação solicita-se o envio prévio de questões que pretendam ver discutidas nesta sessão.

 Inscrições


Mini Biografia

Rui Ferreira

Professor Adjunto da Escola Superior de Educação, na Unidade Técnico Científica de Música, do Politécnico do Porto. Formação inicial em Canto, especialização em Pedagogia Musical, Mestre em Artes pela Universidade de Reading UK.

Membro fundador do CIPEM (Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical), atualmente CIPEM/INET-md (Instituto de Etnomusicologia, Centro de Estudos em Música e Dança). Ao longo da carreira, desempenhou os cargos de 

Coordenador da Unidade Técnico-Científica de Música, Vice-presidente do Conselho Pedagógico, Vice-presidente do Conselho Científico, Presidente do Conselho Pedagógico, Presidente do Conselho Científico, Presidente da Escola Superior de Educação, Membro da Assembleia de Representantes, Membro do Conselho Geral do Politécnico do Porto. Atualmente é Vice-Presidente do Politécnico do Porto, para a área do Ensino e Inovação Pedagógica e do ensino a distância. Orientador de monografias de licenciatura, 

Orientação de Estágios Profissionais.

Docente convidado do Departamento de Artes da Universidade Católica, pólo do Porto, na unidade curricular de Pedagogia Musical.

Docente convidado no Master em Musicoterapia, na Universidade de Cádiz.


Lino Oliveira

Pró-Presidente do P.PORTO para Sistemas de Informação desde 2018. 

Docente de Informática no Ensino Superior desde 1991, no Politécnico do Porto (P.PORTO) desde 2001 e na Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD) desde 2016. 

Membro da Unidade de E-Learning e Inovação Pedagógica do P.PORTO (EIPP/P.PORTO) desde a sua constituição em 2012. Doutorado em Informática pela Universidade Portucalense Infante D. Henrique (UPT) em 2012 com a tese "Implementação de uma Plataforma Integrada de Sistemas de Gestão de Conteúdos e Aplicações Web 2.0 para Instituições de Ensino Superior". 

Licenciado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) em 1986. 

Membro fundador da Unidade de Investigação em Media Artes e Design (uniMAD) da ESMAD onde participa em projetos de investigação interdisciplinar em TI, fundamental ou aplicada, desde 2017. Investigador do INESC Norte de 1986 a 1988 e investigador estagiário do CERN em 1987 desenvolvendo trabalhos em redes de computadores. 

As suas principais áreas de interesse e nas quais desenvolve grande parte de sua investigação são a Web social e as tecnologias aplicadas à Educação, o e/b ‑ learning e os ambientes pessoais de aprendizagem. Publicou vários artigos sobre estes assuntos.


Paula Peres

Possui a agregação na área de doutoramento em Educação: ramo Educação a Distância e eLearning. É Doutorada e pós-doutorada na área das tecnologias educativas, Mestre em Informática e Licenciada em Informática-Matemáticas Aplicadas. Possui uma Pós-graduação em Educação de Adultos. Foi pró-presidente para o e-Learning do Politécnico do Porto entre 2016 e 2018. Entre 2011 e 2018 foi responsável pelo centro de formação e serviços do ISCAP/Politécnico do Porto. É coordenadora da Unidade de e-Learning e Inovação Pedagógica do Politécnico do Porto (EIPP), é diretora do curso de Mestrado em Assessoria em Comunicação Digital, em regime de b-learning, do ISCAP/P.PORTO. Desempenha atualmente funções de docente, na área científica de sistemas de informação, do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto/Instituto Politécnico do Porto, ISCAP/P.PORTO.