O Design para uma abordagem criativa na inovação pedagógica


Evento da 1ª Edição

O workshop tem como objectivo usar as técnicas e metodologias do design para a construção de conceitos e cenários inovadores para processos de ensino dentro e fora da sala de aula. Duração: 3 horas Vagas: 45


  • Data: 29-09-2020 10:00
  • Localização: Evento Online

Descrição

O workshop tem como objectivo usar as técnicas e metodologias do design para a construção de conceitos e cenários inovadores para processos de ensino dentro e fora da sala de aula. 

Os participantes serão divididos em grupos de 5 e iniciarão um processo de geração de ideias, desenvolvimento de conceitos e definição de cenários usando ferramentas digitais apropriadas (post-its, canvas, etc) e técnicas de co-design (speed dating, votação, etc).

Poderão decorrer 3 sessões em simultâneo permitindo assim a participação de 45 pessoas.

 Inscrições


Mini Biografia

Teresa Franqueira

É designer e Professora Associada na Universidade de Aveiro. É também Directora Executiva e coordenadora científica da Design Factory Aveiro no PCI - Creative Science Park Aveiro Region promovendo e implementando metodologias de design na partilha de conhecimento e tecnologia entre a academia e o tecido económico, social e cultural. 

Foi Professora Visitante em diversas instituições fora do país (Politecnico di Milano (Itália), Tongji University College of Design & Innovation (Shanghai - China), KISD - Koln International School of Design (Alemanha) e KEDGE Business School em Paris (França)) e colaborou com a Faculdade de Belas-Artes (Universidade do Porto) no Mestrado em Design Industrial e de Produto.

É investigadora sénior na Unidade de Investigação ID+ (UA.UP), foi fundadora e coordenadora do grupo de investigaç.o ID+ DESIS Lab até 2018 e é membro da Comissão de Coordenação Internacional da DESIS Network– Design for Social Innovation and Sustainability.

Foi coordenadora científica de quatro projectos europeus Erasmus + na Universidade de Aveiro nas áreas de Inovação e Empreendedorismo social e Economia Circular e actualmente coordena na UA um projecto europeu na área do empreendedorismo social em plataformas digitais.

A sua investigação está relacionada com temas ligados à inovação social, ao design de serviços, ao design estratégico para a sustentabilidade, design thinking e design para a economia circular e cenários alternativos para uma sociedade e economia sustentáveis. Neste âmbito, produziu publicações e tem sido convidada como oradora em diversos congressos internacionais bem como a liderar workshops, nomeadamente ao nível da construção de cenários e soluções possíveis para projectos específicos de desenvolvimento de lugares criativos e de empreendedorismo social (Itália, Suécia, Portugal, Reino Unido, Finlândia, Myanmar, Tailândia, Cambodja, Turquia e Brasil).