Team-Based Learning


Evento da 1ª Edição

Team-Based Learning (TBL) é um processo estruturado de ensino-aprendizagem ativo, baseado em equipas, constituídas por alunos. Esta metodologia promove a aprendizagem colaborativa, planeada em torno de unidades de ensino, que podem ser consideradas "módulos", a aprofundar numa única sessão, no final da qual os conhecimentos e competências visados deverão estar consolidados. Duração: 2 horas Vagas: 90


  • Data: 28-09-2020 10:00
  • Localização: Evento Online

Descrição

Team-Based Learning (TBL) é um processo estruturado de ensino-aprendizagem ativo, baseado em equipas, constituídas por alunos. Esta metodologia promove a aprendizagem colaborativa, planeada em torno de unidades de ensino, que podem ser consideradas "módulos", a aprofundar numa única sessão, no final da qual os conhecimentos e competências visados deverão estar consolidados.

Esta metodologia promove competências como autonomia, responsabilidade e trabalho em equipa. Está assente no debate e discussão entre alunos, a partir dos materiais previamente disponibilizados pelo docente. As evidências científicas mostram que os resultados dos alunos são mais positivos, assim como os níveis de satisfação por eles reportados.

O papel do professor neste processo deixa de ser o do ‘expositor’ ou ‘transmissor’ de conteúdos para aquele que seleciona bibliografia e materiais relevantes, que constrói questionários de aferição e que promove o debate e interação com os alunos.

A TBL é uma metodologia flexível que pode ser aplicada em contexto de turmas grandes, quer em ambiente presencial, quer em sessões promovidas à distância com recurso a tecnologias como o Zoom.

Esta formação tem como objetivos:

  • Apresentar os principais momentos desta metodologia de ensino, assim como alguns resultados e dados sobre o seu impacto no processo de ensino-aprendizagem;
  • Partilhar a experiência de implementação em contextos específicos, quer em regime presencial, quer em ambiente à distância, procurando responder a questões concretas da prática docente.

 Inscrições

Mini Biografia

Elsa Costa e Silva 

É professora na Universidade do Minho, no departamento de Ciências da Comunicação e é diretora do Mestrado em Comunicação de Ciência. Dinamizou em várias instituições workshops de Media Training para Cientistas e de Técnicas de Apresentação em Comunicação de Ciência, dirigidos a docentes, investigadores e estudantes universitários. Leciona em diversas UCs da licenciatura e mestrado em Ciências da Comunicação, tendo implementado a metodologia TBL em diversas curriculares. Frequentou cursos de formação organizados pelo Centro IDEA, tendo ainda sido facilitadora do programa Docência+ e membro da equipa organizadora. Integra a comunidade de prática TBL-Now na UMinho.


Eugénia Ribeiro Pereira

É professora da escola de Psicologia, da Universidade do Minho. É diretora do Mestrado Integrado em Psicologia. Leciona Investigação em Psicologia Aplicada, a turmas de 120 alunos, e Laboratório em Psicopatologia e Personalidade, a turmas de 25 alunos. Nos últimos anos, estruturou as aulas de ambas as UCs com base na metodologia de Team-Based Learning (TBL). Tem frequentado e lecionado cursos de formação organizados pelo Centro IDEA. Integra a comunidade de prática TBL-Now na UMinho.


Apresentação/outros documentos | TBL-handout