2ª Edição


  •  27-11-2020 15:00
  • Evento Online

Project Based learning (PBL) é uma abordagem de ensino centrada no aluno que envolve grupos ou equipas de alunos que trabalham para resolver um problema real e concreto. Com o PBL, o docente atua como um facilitador ou mentor, onde as necessidades de aprendizagem são identificadas e definidas pelos alunos e onde o conhecimento é adquirido à medida das necessidades e ao ritmo do aluno. Duração: 1h | Vagas: 60

Leia Mais
  •  27-11-2020 10:00
  • Evento Online

Discussão de algumas técnicas para construir um exame online para distribuição e correção automática. Previamente será publicado um exame modelo, exame Demo, que os(as) participantes deverão aceder para submeter as suas respostas. Assim, podem chegar à sessão de formação já com uma experiência de avaliação online como “estudante”. Durante a sessão, será criado um novo enunciado com questões de interesse para os participantes. Será ainda explicado como se obtêm pautas, e se fazem correções manuais de questões, de modo a complementar a experiência da avaliação online como “professor(a)”. Serão dadas sugestões de como adaptar este modelo para avaliações contínuas ao longo do semestre. Observação: inscrição prévia no exame Demo do ExonlineX Duração: 90 min | Vagas: 50

Leia Mais
  •  26-11-2020 15:00
  • Evento Online

Capacitar os participantes para o desenho de estratégias de avaliação em ambiente de b-learning. Duração: 2H | Vagas: 20

Leia Mais
  •  26-11-2020 15:00
  • Evento Online

Objetivos Compreender os princípios orientadores para a preparação de um curso online. Duração: 3h (1h síncrona e 2h assíncronas) | Vagas: 20 (inscrições até ao dia 16 de novembro)

Leia Mais
  •  26-11-2020 11:00
  • Evento Online

No âmbito da atual situação, assim como estudos sobre os perfis geracionais e as competências exigidas para os profissionais do sec. XXI, abordagens pedagógicas híbridas podem promover maiores níveis de aprendizagem e adequar-se a situações de ensino a distância mais significativo. Existem várias estratégias que permitem criar dinâmicas dentro da sala de aula (presencial/online), ou seja no tempo de contacto. Contudo, motivar os estudantes para trabalhar fora da sala de aula, autonomamente não é fácil e, na maioria dos casos, este tempo não é valorizado pelos docentes e pelos estudantes. O objetivo deste workshop é conhecer e experimentar uma ferramenta (Perusall) que pode transformar o tempo de trabalho autónomo do estudante, tornando o estudo numa atividade social, colaborativa, monitorizada e que pode ser alvo de avaliação. Duração: 1H | Vagas: 30

Leia Mais
  •  26-11-2020 10:00
  • Evento Online

Descrição O modelo de desenho pedagógico Arena Blended Connected (ABC LD), é um instrumento de organização de atividades de ensino e de aprendizagem desenvolvido por investigadores do University College London (UCL Digital Education) e baseado na Teoria Pedagógica Conversacional de Diana Laurillard e dos seis tipos de aprendizagem, descritos: aquisição, colaboração, discussão, investigação, prática e produção. Os seis tipos de aprendizagem permitem igualmente aos professores descrever e debater o processo de aprendizagem dos estudantes, facilitando a produção de desenhos de aprendizagem ou learning storyboards inovadores e criativos. O ABC LD configura-se igualmente como um instrumento muito útil para desenhar novos cursos e em particular para a conversão para modelos totalmente online ou híbridos. Duração: 90 minutos | Vagas: 30

Leia Mais
  •  25-11-2020 15:00
  • Evento Online

Descrição Atualmente, a avaliação da aprendizagem dos estudantes na generalidade das unidades curriculares de cursos do ensino superior recorre a métodos tradicionais - por exemplo, testes sumativos e exames escritos - para avaliar o sucesso do aluno em atingir os resultados de aprendizagem pretendidos. Os métodos de avaliação sumativos que privilegiam os desempenhos num número reduzido de provas, são caraterizados pela sua objetividade e aceitabilidade geral nas academias. Porém, são conhecidas as suas limitações, por exemplo no que respeita a contribuir para o processo de aprendizagem dos estudantes, por não criarem condições para que todos os alunos tenham oportunidades iguais de demonstrar a obtenção dos resultados de aprendizagem e por exigirem um investimento significativo em recursos para minimizar situações de fraude académica. Além disso, a falta de flexibilidade na conceção destes modelos de avaliação dificulta a realização de ajustes para atender a circunstâncias imprevistas, como foi exemplo recente o advento da pandemia COVID-19. Partindo dum modelo que captura práticas de avaliação disseminadas no ensino superior, esta formação retomará os fundamentos de desenvolvimento da avaliação para encontrar elementos e modelos alternativos, passíveis de implementação na generalidade das unidades curriculares dos cursos do ensino superior. Duração: 2H | Vagas: 80

Leia Mais
  •  25-11-2020 10:00
  • Evento Online

Descrição: A autorregulação das aprendizagens é um elemento chave para o sucesso académico, em particular no Ensino On-line, onde os desafios são ainda maiores pois requer dos alunos maior disciplina, autonomia e capacidades de autorregulação e de corregulação da aprendizagem para concluir o curso com sucesso. Os alunos autorregulados são tipicamente proactivos na gestão da sua aprendizagem e no desenvolvimento de competências que serão essenciais para a sua vida. Sendo que a aplicação de estratégias de autorregulação das aprendizagens contribui para o bom desempenho académico, e os processos de autorregulação podem ser melhorados com intervenções pedagógicas apropriadas. Neste sentido, o professor desempenha um papel essencial ao conceber e implementar atividades de aprendizagem que permitam desenvolver estratégias de autorregulação de aprendizagem. Duração: 2H | Vagas: 30

Leia Mais
  •  25-11-2020 10:00
  • Evento Online

Descrição: Da nossa experiência profissional consideramos que a didática pode ser considerada como um instrumento importante e necessário à prática docente no Ensino Superior. Para exercer uma docência mais eficiente, além do domínio científico dos conteúdos a serem trabalhados, é necessário que o professor desenvolva algumas competências específicas para que os assuntos sejam dinamizados de forma mais eficiente. Essas competências, que se remetem à didática, conseguem promover uma verdadeira interação professor/aluno, com maiores possibilidades de facilitar uma aprendizagem significativa. Nesta sessão pretendemos refletir sobre a nossa prática pedagógica e partilhar algumas orientações didáticas para planificar e avaliar uma UC, decorrentes da nossa experiência profissional. Duração: 2 horas | Vagas: 50

Leia Mais
  •  24-11-2020 10:00
  • Evento Online

O design como prática eminentemente projetual baseia-se no processo ativo de aprendizagem onde a cooperação com outras disciplinas e atores potencia a inovação e a qualidade da proposta gerada. Em resposta aos novos desafios ambientais, sociais e tecnológicos, a escola procura atualizar e adequar as estratégias de ensino-aprendizagem, promovendo relações com o tecido industrial regional, com a população local e a cooperação internacional. Duração: 1h | Vagas: 60 Duração: 1h

Leia Mais
  •  24-11-2020 10:00
  • Evento Online

A plataforma Google Classroom tem vindo a ficar disponível em muitas faculdades e escolas em Portugal. Embora seja principalmente um ambiente de trabalho colaborativo para turmas, pode também ser utilizado eficazmente para a avaliação de alunos nas universidades. Serão abordadas várias estratégias para a utilização desta plataforma na avaliação, com alguns exemplos da sua implementação. Duração: 1h | Vagas: 80

Leia Mais
  •  24-11-2020 10:00
  • Evento Online

Descrição: O ensino e aprendizagem suportados numa modalidade híbrida conheceram maior destaque com a situação pandémica, contudo é um conceito e uma prática com pelo menos uma década. São diversas as terminologias e práticas de uma abordagem pedagógica híbrida: ensino misto, semi-presencial, flipped learning, blended learning, flexible teaching, flexible learning, technology-based learning, entre outros. A aprendizagem híbrida é essencialmente uma forma de repensar e redesenhar a relação entre o ensino e aprendizagem, e não a simples transmissão e disponibilização de conteúdos através de meios tecnológicos. Num desenho pedagógico híbrido uma parte do tempo (usualmente presencial) é dedicada a atividades de aprendizagem ativas e laboratoriais, colaborativas e significativas e de aprofundamento e consolidação de conhecimentos; uma outra parte do tempo (usualmente não presencial), é dedicada a atividades expositivas e demonstrativas (gravada ou em tempo real), leitura de recursos, visualização de demonstrações ou componentes práticas suportadas em ferramentas digitais. Duração: 90 minutos | Vagas: 30

Leia Mais
  •  23-11-2020 15:00
  • Evento Online

Aumentar o envolvimento ativo dos estudantes é uma das estratégias que contribui para a melhoria das suas aprendizagens. No entanto, manter a sua atenção e participação nas aulas (presenciais e online) é cada vez mais desafiante, sabendo-se que existem diversos elementos de distração, como os telemóveis. Porém, estes dispositivos podem ser integrados nas aulas para fins pedagógicos, associando-os a aplicações baseadas na internet (Audience Response Systems) que permitem aos estudantes, em tempo real ou assíncrono, colocar e responder a questões, realizar votações ou outras atividades, a partir de desafios apresentados pelo docente. Duração: 2 horas Vagas: 60

Leia Mais
  •  23-11-2020 10:00
  • Evento Online

Nesta formação pretende-se fazer um breve enquadramento do b-Learning com enfoque nas boas práticas e tecnologias disponíveis ao nível do audiovisual. Será feita a distinção entre sessões síncronas e assíncronas, respetivas vantagens e desvantagens. Serão apresentados os princípios para a produção de conteúdos audiovisuais no contexto do processo de ensino/aprendizagem, sublinhando boas práticas e principais erros a evitar. Serão ainda apresentadas algumas tecnologias e recursos disponíveis incluindo exemplos e demonstrações práticas. Duração: 90 minutos | Vagas: 40

Leia Mais