ABC LD Learning Design: responder aos desafios do ensino híbrido


Desculpe, o registro terminou.

Descrição O modelo de desenho pedagógico Arena Blended Connected (ABC LD), é um instrumento de organização de atividades de ensino e de aprendizagem desenvolvido por investigadores do University College London (UCL Digital Education) e baseado na Teoria Pedagógica Conversacional de Diana Laurillard e dos seis tipos de aprendizagem, descritos: aquisição, colaboração, discussão, investigação, prática e produção. Os seis tipos de aprendizagem permitem igualmente aos professores descrever e debater o processo de aprendizagem dos estudantes, facilitando a produção de desenhos de aprendizagem ou learning storyboards inovadores e criativos. O ABC LD configura-se igualmente como um instrumento muito útil para desenhar novos cursos e em particular para a conversão para modelos totalmente online ou híbridos. Duração: 90 minutos | Vagas: 30


  • Data: 26-11-2020 10:00
  • Localização: Evento Online

Descrição

Descrição

O modelo de desenho pedagógico Arena Blended Connected (ABC LD), é um instrumento de organização de atividades de ensino e de aprendizagem desenvolvido por investigadores do University College London (UCL Digital Education) e baseado na Teoria Pedagógica Conversacional de Diana Laurillard e dos seis tipos de aprendizagem, descritos: aquisição, colaboração, discussão, investigação, prática e produção. Os seis tipos de aprendizagem permitem igualmente aos professores descrever e debater o processo de aprendizagem dos estudantes, facilitando a produção de desenhos de aprendizagem ou learning storyboards inovadores e criativos. O ABC LD configura-se igualmente como um instrumento muito útil para desenhar novos cursos e em particular para a conversão para modelos totalmente online ou híbridos.

Duração: 90 minutos | Vagas: 30

Objetivos

Partindo do modelo de formação de docentes desenvolvido pelo UCL Education, a presente formação tem por principal finalidade a criação de um storyboard de um módulo ou tema de aprendizagem e que inclua o tipo e sequência das atividades de aprendizagem propostas. Definem-se como principais objectos desta formação:

- conhecer o método de desenho pedagógico ABC LD e suas componentes;
- caracterizar o desenho pedagógico atual de uma unidade de aprendizagem segundo o ABC-LD;
- realizar um desenho pedagógico/storyboard de uma atividade ou unidade de aprendizagem/módulo/tema, segundo o método ABC-LD e no pressuposto de uma modalidade de ensino híbrido;
- partilhar aspetos ocorridos sobre o processo de redesenho pedagógico de uma unidade de aprendizagem.

Para desenvolver esta formação os participantes acederão previamente à localização dos recursos necessários para desenvolver as atividades propostas.

Biografia do Formador

João Paiva Monteiro é subdiretor no Laboratório de Competências Transversais do Iscte, responsável pela implementação do Núcleo de Inovação e Desenvolvimento Pedagógico, onde se inclui o suporte técnico e pedagógico à plataforma Online Learning Iscte. Exerceu no Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação (ESELx), funções técnicas como gestor da plataforma Moodle e professor adjunto convidado, na área da comunicação e produção multimédia. Licenciado em Ensino pela ESELx, possui Mestrado em Multimédia em Educação pela Universidade de Aveiro e em 2016 concluiu o doutoramento em Tecnologias de Informação e Comunicação em Educação, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Tem como áreas de interesse no contexto do ensino superior: o ensino à distância, inovação pedagógica e mudança organizacional, plágio, necessidades educativas especiais dos estudantes, desenvolvimento pedagógico e competências digitais.