Autorregulação das Aprendizagens no Ensino Online: Desafios e estratégias


Desculpe, o registro terminou.

Descrição: A autorregulação das aprendizagens é um elemento chave para o sucesso académico, em particular no Ensino On-line, onde os desafios são ainda maiores pois requer dos alunos maior disciplina, autonomia e capacidades de autorregulação e de corregulação da aprendizagem para concluir o curso com sucesso. Os alunos autorregulados são tipicamente proactivos na gestão da sua aprendizagem e no desenvolvimento de competências que serão essenciais para a sua vida. Sendo que a aplicação de estratégias de autorregulação das aprendizagens contribui para o bom desempenho académico, e os processos de autorregulação podem ser melhorados com intervenções pedagógicas apropriadas. Neste sentido, o professor desempenha um papel essencial ao conceber e implementar atividades de aprendizagem que permitam desenvolver estratégias de autorregulação de aprendizagem. Duração: 2H | Vagas: 30


  • Data: 25-11-2020 10:00
  • Localização: Evento Online

Descrição

Descrição
A autorregulação das aprendizagens é um elemento chave para o sucesso académico, em particular no Ensino On-line, onde os desafios são ainda maiores pois requer dos alunos maior disciplina, autonomia e capacidades de autorregulação e de corregulação da aprendizagem para concluir o curso com sucesso.
Os alunos autorregulados são tipicamente proactivos na gestão da sua aprendizagem e no desenvolvimento de competências que serão essenciais para a sua vida. Sendo que a aplicação de estratégias de autorregulação das aprendizagens contribui para o bom desempenho académico, e os processos de autorregulação podem ser melhorados com intervenções pedagógicas apropriadas.
Neste sentido, o professor desempenha um papel essencial ao conceber e implementar atividades de aprendizagem que permitam desenvolver estratégias de autorregulação de aprendizagem.

Duração: 2H | Vagas: 30

Esta formação tem como objetivos:

  1. consciencializar os docentes universitários para a importância de estimular estratégias de autorregulação das aprendizagens dos seus alunos através de atividades pedagógicas on-line;
  2. refletir de que forma podem desenvolver intervenções pedagógicas em contexto online que estimule a autorregulação da aprendizagem de estudantes universitários.

Biografia dos Formadores

Daniela Pedrosa (https://orcid.org/0000-0001-9536-4234)

Is a Junior Researcher (CEECIND/00986/2017) of Research Centre on Didactics and Technology in the Education of Trainers (CIDTFF/UA) and Post-Doc at the University of Trás-os-Montes and Alto Douro (UTAD), in Portugal. She integrates the researchers team in SCReLProg project that is financially supported by National Funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. She holds a PhD in Science and Technology Didactics at UTAD, specializing in Didactics of Informatics (2017). Her doctoral research project funded by a PhD grant awarded by the Foundation for Science and Technology (FCT), whose theme was "Self-Regulation and Co-Regulation Learning in Higher Education: Strategies Adopted by Computer Programming Students." With several publications in journals, conferences and book chapters, her scientific interest are Self-regulation and Co-regulation of Learning, Formative Assessment, Distance Learning, Technology Enhanced Learning, Teaching Training, and research and intervention methodologies. She collaborated in the organization of events (conferences, seminars, workshops).

José Paulo Cravino (http://orcid.org/0000-0002-5376-6128)

Has an academic background in Physics and holds a PhD in Physics/Physics Education Research. He is Assistant Professor of Physics at the Physics Department of the School of Science and Technology of the Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. He is currently the director of the department (2017-2020). Previously, he was Vice-President of the School of Science and Technology (between 2009 and 2013). He is also a researcher at the Research Centre "Didactics and Technology in Education of Trainers" (CIDTFF) at the University of Aveiro. His research interests are in the areas of Physics Education, STEM Education (Science, Technology, Engineering and Mathematics Education), Educational Technology and Teacher Education. He has participated in several competitively funded research projects and is author or coauthor of several books, book chapters, peer-reviewed papers and conference communications.