Como preparar um curso online: princípios orientadores


Desculpe, o registro terminou.

Objetivos Compreender os princípios orientadores para a preparação de um curso online. Duração: 3h (1h síncrona e 2h assíncronas) | Vagas: 20 (inscrições até ao dia 16 de novembro)


  • Data: 26-11-2020 15:00
  • Localização: Evento Online

Descrição

Objetivos
Compreender os princípios orientadores para a preparação de um curso online.

Descrição
Uma semana antes da sessão de formação, do dia 19 de novembro, os formandos receberão as credenciais para aceder ao curso, desenvolvido no sistema de gestão de aprendizagem MOODLE do EIPP – Unidade de e-Learning e Inovação Pedagógica do Politécnico do Porto.

Nessa altura, terão acesso a uma sessão de formação assíncrona, estruturada no sentido do desenvolvimento de competências práticas de criação de um curso online, incluindo os modelos de avaliação. Essa sessão contempla uma webaula desenvolvida no PowerPoint e exportada para formato de vídeo Stream do Microsoft office 365. Inclui também a proposta do desenvolvimento de uma atividade pedagógica a ser trabalhada pelos formandos.

O STREAM do Microsoft office 365 é um serviço de vídeo que facilita a criação, a partilha segura e a interação entre os estudantes de uma turma. Possui funcionalidades de conversão de voz em texto e legendas geradas automaticamente entre outras funcionalidades. 

A sessão síncrona do dia 26, tem por objetivo discutir e avaliar o processo e os resultados da aprendizagem, numa interação cognitiva e social.

Biografia da Formadora
Paula Peres possui a agregação na área de doutoramento em Educação: ramo Educação a distância e eLearning. É Doutorada e pós-doutorada na área das tecnologias educativas, Mestre em Informática e Licenciada em Informática-Matemáticas Aplicadas. Possui uma Pósgraduação em Educação de Adultos. Foi pró-presidente para o e-Learning do Politécnico do Porto entre 2016 e 2018. Entre 2011 e 2018 foi responsável pelo centro de formação e serviços do ISCAP/Politécnico do Porto. É coordenadora da Unidade de e-Learning e Inovação Pedagógica do Politécnico do Porto (EIPP), é diretora do curso de Mestrado em Assessoria em Comunicação Digital, em regime de b-learning, do ISCAP/P.PORTO. Desempenha atualmente funções de docente, na área científica de sistemas de informação, do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do
Porto/Instituto Politécnico do Porto, ISCAP/P.PORTO. Desde 2003 tem vindo a desenvolver investigação na área do e/b-learning. Assume a responsabilidade científica de vários projetos nacionais e internacionais de investigação na área do e/b-Learning. É membro da comissão científica de várias conferências e iniciativas nacionais e internacionais no âmbito do e/b-Learning. É membro da comissão editorial e editora convidada de vários jornais científicos. Tem livros publicados na área dos sistemas de informação e na área do e/b-Learning. Desenvolve diversas atividades de investigação no contexto da integração das Tecnologias WEB no Ensino Superior que resultam na publicação de diversos artigos científicos. http://www.linkedin.com/in/paulaperes.