ExonlineX: exames online numa plataforma LMS


Desculpe, o registro terminou.

Discussão de algumas técnicas para construir um exame online para distribuição e correção automática. Previamente será publicado um exame modelo, exame Demo, que os(as) participantes deverão aceder para submeter as suas respostas. Assim, podem chegar à sessão de formação já com uma experiência de avaliação online como “estudante”. Durante a sessão, será criado um novo enunciado com questões de interesse para os participantes. Será ainda explicado como se obtêm pautas, e se fazem correções manuais de questões, de modo a complementar a experiência da avaliação online como “professor(a)”. Serão dadas sugestões de como adaptar este modelo para avaliações contínuas ao longo do semestre. Observação: inscrição prévia no exame Demo do ExonlineX Duração: 90 min | Vagas: 50


  • Data: 27-11-2020 10:00
  • Localização: Evento Online

Descrição

Descrição

Discussão de algumas técnicas para construir um exame online para distribuição e correção automática. Previamente será publicado um exame modelo, exame Demo, que os(as) participantes deverão aceder para submeter as suas respostas. Assim, podem chegar à sessão de formação já com uma experiência de avaliação online como “estudante”. Durante a sessão, será criado um novo enunciado com questões de interesse para os participantes. Será ainda explicado como se obtêm pautas, e se fazem correções manuais de questões, de modo a complementar a experiência da avaliação online como “professor(a)”. 

Serão dadas sugestões de como adaptar este modelo para avaliações contínuas ao longo do semestre.

Observação: inscrição prévia no exame Demo do ExonlineX

Biografia da Formadora

Ana Moura Santos é licenciada em Física-Matemática (Universidade de Moscovo) e com doutoramento em Matemática Aplicada (Instituto Superior Técnico) é atualmente docente do Departamento de Matemática do Técnico Lisboa.

Desenvolveu investigação na área da Teoria de Operadores e Análise Funcional com aplicações a Física-Matemática, tendo mais recentemente vindo a trabalhar em questões de ordem cientifico-pedagógica, nomeadamente em projetos de e-learning na área da Matemática. Presentemente, coordena o projeto MOOC Técnico, onde desenvolve também investigação sobre os cursos online enquanto suporte a metodologias de blended-learning.


Pedro Rosado Dias, aluno do Mestrado de Engenharia Informática e de Computadores no Instituto Superior Técnico. Atualmente realiza o acompanhamento e  dá suporte técnico aos cursos online e à plataforma MOOC Técnico, em particular, ao módulo ExonlineX que permite realizar avaliações no formato online. Tem interesse na aplicação de mecânicas e dinâmicas de jogo na área da educação, como forma de incentivo e motivação à aquisição de conhecimentos.