Metodologia Project Based Learning: uma estratégia de ensino, os desafios e a cooperação com as empresas


Desculpe, o registro terminou.

Project Based learning (PBL) é uma abordagem de ensino centrada no aluno que envolve grupos ou equipas de alunos que trabalham para resolver um problema real e concreto. Com o PBL, o docente atua como um facilitador ou mentor, onde as necessidades de aprendizagem são identificadas e definidas pelos alunos e onde o conhecimento é adquirido à medida das necessidades e ao ritmo do aluno. Duração: 1h | Vagas: 60


  • Data: 27-11-2020 15:00
  • Localização: Evento Online

Descrição

Project Based learning (PBL) é uma abordagem de ensino centrada no aluno que envolve grupos ou equipas de alunos que trabalham para resolver um problema real e concreto. Com o PBL, o docente atua como um facilitador ou mentor, onde as necessidades de aprendizagem são identificadas e definidas pelos alunos e onde o conhecimento é adquirido à medida das necessidades e ao ritmo do aluno.

Duração: 1h | Vagas: 30

Objetivo geral

O Project-Based Learning ou PBL é uma abordagem de ensino centrada no aluno que envolve grupos ou equipas de alunos que trabalham para resolver um problema real e concreto, diferente do método de ensino direto em que um docente apresenta factos e conceitos sobre um assunto específico através de métodos expositivos para uma turma de alunos. Através do PBL, os alunos aprendem a trabalhar em equipa, a gerir conflitos, a definir formas e meios de comunicação e novas abordagens procura e pesquisa, mas também melhoram a forma de raciocino crítico e competências para resolução de problemas que podem surgir ao longo da vida profissional.

Nos cursos/aulas adaptados para PBL, o papel do docente sofre uma transformação do modelo mais tradicional (sequencial e expositivo), muito associado às matérias predefinidas e aos exercícios/problemas padronizados onde se indicam os objetivos e a forma específica de os resolver.

Com o PBL, o docente atua como um facilitador ou mentor, onde as necessidades de aprendizagem são identificadas e definidas pelos alunos com o objetivo de resolver um desafio. Tipicamente neste contexto o aluno inicialmente não tem conhecimento suficiente para a resolução do problema proposto, mas irá adquiri-lo à medida das necessidades e com o seu próprio ritmo.

Objetivos específicos

  • Dar a conhecer a metodologia de PBL implementada no contexto dos cursos das áreas tecnológicas do IPCA, identificando as estratégias, os desafios encontrados e as colaborações empresarias como mecanismo motivacional.
  • Partilhar as experiências de formação dos docentes e os métodos de avaliação do aluno e do projeto PBL, discutindo os resultados obtidos nas últimas edições. Descrever o conceito de aula invertida, enquanto abordagem pedagógica.

Biografia do formador

António Moreira é Professor no Instituto Politécnico do Cávado, é também Diretor do Departamento de Inovação Tecnológica da Escola Técnica Superior Profissional (ETeSP) do IPCA. Coordena atualmente vários cursos e em 2017 reformulou várias unidades curriculares e o Curso em Eletrónica, Automação e Comando para a metodologia de ensino de Project Based Learning (PBL) onde leciona atualmente de Projeto I, II e III em parceria estreita com as várias empresas da região. Desde 2019 é também coordenador pedagógico do IPCA no âmbito do programa “Formação contínua de docente e outros agentes de educação e formação” para projetos em contexto de cocriação. É também é um membro integrado do 2Ai Laboratory, com foco no desenvolvimento de novas soluções para transferência de tecnologia nas áreas da Indústria 4.0.