Nesta formação pretende-se fazer um breve enquadramento do b-Learning com enfoque nas boas práticas e tecnologias disponíveis ao nível do audiovisual. Será feita a distinção entre sessões síncronas e assíncronas, respetivas vantagens e desvantagens. Serão apresentados os princípios para a produção de conteúdos audiovisuais no contexto do processo de ensino/aprendizagem, sublinhando boas práticas e principais erros a evitar. Serão ainda apresentadas algumas tecnologias e recursos disponíveis incluindo exemplos e demonstrações práticas. Duração: 90 minutos | Vagas: 40
Objetivos gerais
Nesta formação pretende-se fazer um breve enquadramento do b-Learning com enfoque nas boas práticas e tecnologias disponíveis ao nível do audiovisual. Será feita a distinção entre sessões síncronas e assíncronas, respetivas vantagens e desvantagens.
Serão apresentados os princípios para a produção de conteúdos audiovisuais no contexto do processo de ensino/aprendizagem, sublinhando boas práticas e principais erros a evitar.
Serão ainda apresentadas algumas tecnologias e recursos disponíveis incluindo exemplos e demonstrações práticas.
Biografia Formador(a):
Gilberto Vasco é atualmente Chefe de Divisão da área de Suporte ao Utilizador dos Serviços de Tecnologias de Informação e Comunicação da Universidade de Aveiro (UA), desde 2010.
Foi coordenador executivo e, mais tarde, Chefe de Divisão do Centro Multimédia e de Ensino a Distância da UA (CEMED), desde 2000 até à sua extinção em 2010. Nestas funções acompanhou a implementação do programa de e-Learning da UA com destaque para a implementação e adoção da ferramenta LMS Moodle. Foi responsável pela introdução e operacionalização dos primeiros sistemas de videoconferência na UA com a colaboração da FCCN.
Ao nível dos audiovisuais, a ainda no CEMED, teve responsabilidades na coordenação do programa de televisão 3810-UA que foi para o ar na RTP2 entre 2004 e 2009.
No CEMED e, posteriormente, nos sTIC coordena a produção de inúmeros conteúdos audiovisuais com destino ao ensino, investigação e cooperação onde se destaca a produção do primeiro MOOC da UA “Português Língua Estrangeira”.
Possui um Mestrado em Gestão da Informação com uma dissertação sobre a Gestão da Qualidade em Sistemas de e-Learning.