Challenge Based Learning - da Teoria à Prática


Desculpe, o registro terminou.

A metodologia de Challenge Based Learning (CBL) envolve a identificação, análise e desenho de uma solução para um problema de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). A experiência de aprendizagem é tipicamente multidisciplinar, envolve diferentes perspetivas dos parceiros envolvidos e visa encontrar uma solução, de forma colaborativa, que seja ambiental, social e economicamente sustentável. Este workshop visa ser uma introdução à metodologia de CBL. Num primeiro momento exploram-se os princípios orientadores e etapas desta metodologia de aprendizagem ativa. Num segundo momento será realizado um showcase de projetos de CBL por estudantes. Por fim, os participantes são desafiados a, em grupo, experienciarem a planificação de um desafio. Horário: 11h00 - 13h00 | Duração: 2H | Vagas: 60


  • Data: 11-02-2021 11:00
  • Localização: Evento Online

Descrição

A metodologia de Challenge Based Learning (CBL) envolve a identificação, análise e desenho de uma solução para um problema de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). A experiência de aprendizagem é tipicamente multidisciplinar, envolve diferentes perspetivas dos parceiros envolvidos e visa encontrar uma solução, de forma colaborativa, que seja ambiental, social e economicamente sustentável.

 Este workshop visa ser uma introdução à metodologia de CBL. Num primeiro momento exploram-se os princípios orientadores e etapas desta metodologia de aprendizagem ativa. Num segundo momento será realizado um showcase de projetos de CBL por estudantes. Por fim, os participantes são desafiados a, em grupo, experienciarem a planificação de um desafio.

Horário: 11h00 - 13h00 | Duração: 2H | Vagas: 60 

Biografia dos Formadores:

Ana Valente Rodrigues é Professora Auxiliar do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro (UA) Doutorada em Didática e Formação. Membro integrado do Centro de Investigação “Didática e Tecnologia na Formação de Formadores”. Diretora do Centro Integrado de Educação em Ciências – Escola Ciência Viva de Vila Nova da Barquinha.

Currículo completo em http://anavrodrigues.pt | Ciência ID: CA1D-D91E-76C1 | ORCID ID: http://orcid.org/0000-0003-1736-1817 | Scous Author Id: 57192974737

Vânia Carlos é investigadora do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF), no Departamento de Educação e Psicologia da UA, doutorada em Multimédia em Educação. Integra as equipas de investigação dos projetos europeus “L&TSHE – Learning and Teaching Space in Higher Education” e “TEDS – Teacher education for sustainability”.

Leciona Unidades Curriculares no domínio da Didática das Ciências Sociais. É membro da Equipa de Inovação Curricular e Pedagógica da UA e colabora com o projeto “The ECIU University”.

Currículo completo em https://vaniacarlos.wordpress.com | CIÊNCIA ID: 0419-C78A-EB67 | Orcid: orcid.org/0000-0002-5326-0469 | SCOPUS ID: 49862695600 

Vítor Neto é professor auxiliar no Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro e investigador no Centro de Tecnologia Mecânica e Automação da mesma universidade. Leciona na área da Tecnologia Mecânica, nomeadamente as UC de "Tecnologias Avançadas da Produção" e "Eco-design e eco-eficiência" onde tem implementado estratégias de CBL, PBL, entre outras. +info: http://sweet.ua.pt/vneto