Desafios, Estratégias e Oportunidades do Professor e do Estudante na Era Digital


Desculpe, o registro terminou.

O acentuado desenvolvimento tecnológico dos últimos anos e a ubiquidade, refletida em faces heterogéneas que vão desde as redes socias, os videojogos, o acesso constante à informação e conteúdos multimédia, à partilha e a estar sempre ligado, cristalizam-se em desafios tanto para os docentes como para os estudantes. Esta formação explora alguns desses desafios, partindo de episódios ou reflexões pessoais, de maneira a tentar enfatizar vantagens de nos deixarmos levar pela corrente ao invés de oferecer alguma resistência a todo esse novo mundo. Explora ainda algumas formas de elaboração de guias laboratoriais e testes práticos com recurso à ironia e à piada. Por fim, relata como a pandemia acelerou o desenvolvimento de uma plataforma para elaboração de testes online. Horário: 10:00 - 11:00H | Duração: 1H | Vagas: 30


  • Data: 12-02-2021 10:00
  • Localização: Evento Online

Descrição

O acentuado desenvolvimento tecnológico dos últimos anos e a ubiquidade, refletida em faces heterogéneas que vão desde as redes socias, os videojogos, o acesso constante à informação e conteúdos multimédia, à partilha e a estar sempre ligado, cristalizam-se em desafios tanto para os docentes como para os estudantes. Esta formação explora alguns desses desafios, partindo de episódios ou reflexões pessoais, de maneira a tentar enfatizar vantagens de nos deixarmos levar pela corrente ao invés de oferecer alguma resistência a todo esse novo mundo. Explora ainda algumas formas de elaboração de guias laboratoriais e testes práticos com recurso à ironia e à piada. Por fim, relata como a pandemia acelerou o desenvolvimento de uma plataforma para elaboração de testes online.

Horário: 10:00 - 11:00H | Duração: 1H | Vagas: 30

Biografia Formador(a):

Pedro Ricardo Morais Inácio é natural da Covilhã, Portugal. Tem uma licenciatura pré-Bolonha em Matemática Informática e um Doutoramento em Engenharia Informática, obtidos na Universidade da Beira Interior (UBI) em 2005 e 2009, respetivamente. Os trabalhos de Doutoramento foram desenvolvidos no ambiente empresarial da Nokia Siemens Networks Portugal S.A., ao abrigo de uma bolsa de investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Integra o corpo docente do Departamento de Informática da UBI desde 2010, onde leciona unidades curriculares relacionadas com segurança e garantia da informação, programação de dispositivos móveis e simulação assistida por computador, a cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento, nomeadamente aos de Engenharia Informática. É atualmente presidente do Departamento de Informática da UBI. É instrutor da Academia Cisco da UBI.