Gamificação, motivação e envolvimento dos estudantes


Desculpe, o registro terminou.

Neste workshop vamos explorar estratégias de gamificação para promover a motivação e envolvimentos dos estudantes nas atividades letivas. Partindo de uma exploração teórica dos princípios da gamificação, será explorada uma ferramenta de gamificação, baseada em badges. Os participantes serão envolvidos num desafio de role-playing, permitindo experienciar todas as fases associadas a uma estratégia de gamificação, aplicadas a um contexto de formação específico: conceptualização da estratégia, desenho dos badges, implementação na ferramenta selecionada e lecionação do módulo de formação. Horário: 14h30 - 17h30 | Duração: 3H | Vagas: 30


  • Data: 10-02-2021 14:30
  • Localização: Evento Online

Descrição

Neste workshop vamos explorar estratégias de gamificação para promover a motivação e envolvimentos dos estudantes nas atividades letivas.
Partindo de uma exploração teórica dos princípios da gamificação, será explorada uma ferramenta de gamificação, baseada em badges.
Os participantes serão envolvidos num desafio de role-playing, permitindo experienciar todas as fases associadas a uma estratégia de gamificação, aplicadas a um contexto de formação específico: conceptualização da estratégia, desenho dos badges, implementação na ferramenta selecionada e lecionação do módulo de formação.

Horário: 14h30 - 17h30 | Duração: 3H | Vagas: 30

Biografia do Formador:

Carlos Santos é Professor Auxiliar na Universidade de Aveiro, doutorado em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais e Mestre e Licenciado em Engenharia em Eletrónica e Telecomunicações. Desde 2016 é diretor do Mestrado em Comunicação Multimédia da Universidade e Aveiro. De 2008 a 2015 foi coordenador executivo do Laboratório do SAPO na Universidade de Aveiro. Desde 2009 é coordenador do projeto de investigação “Campus by Fundação Altice” (https://campus.altice.pt). Desde 2018 é coordenador tecnológico da rede Global Portuguese Scientists (GPS) - https://gps.pt. Os seus interesses de investigação estão relacionados com a utilização de tecnologias digitais em contextos educativos, gamificação, sistemas de recomendação e soluções tecnológicas para a construção de comunidades. É membro da Comissão Executiva da Unidade de Investigação 'Digimedia - Digital Media and Interaction’ e coordenador do grupo de investigação 'Social Media and Learning’.

Luís Pedro é Professor Auxiliar do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, Portugal, onde lecciona nos cursos de graduação, pós-graduação e doutoramento em Ciências e Tecnologias da Comunicação. É membro integrado da Unidade de Investigação DigiMedia e os seus interesses de investigação estão relacionados com o desenvolvimento, integração e avaliação de media participativos e sociais em contextos educativos e de formação. A sua página pessoal pode ser encontrada em http://about.me/lpedro