Mudar a abordagem de ensino: transformar a tipologia de tarefas a propor aos alunos


Desculpe, o registro terminou.

O modelo de ensino usual é ineficaz, entre outras razões, porque a informação está disponível em múltiplos modos e meios, o envolvimento dos alunos é reduzido, não proporciona experiências de aprendizagem que mobilizem capacidade de alto nível. Neste contexto a natureza das tarefas a propor aos alunos é um meio eficaz de transformar o ensino de modo a não estar centrado na informação a fornecer pelo docente, a envolver os alunos e a proporcionar experiências de aprendizagem que desenvolvam capacidades de alto nível. Esta formação desenvolver-se-á em torno dos seguintes tópicos: 1 Por que razões é necessário mudar de práticas educativas? 2 Bases epistemológicas conhecimento. 3 Mudar as tarefas, mudar a abordagem de ensino 4 Tool box para elaborar as tarefas 5 Oficina: transformar tarefas usuais em tarefas autênticas Horário: 14h00 - 17h00 | Duração: 3H | Vagas: 30


  • Data: 01-02-2021 14:00
  • Localização: Evento Online

Descrição

O modelo de ensino usual é ineficaz, entre outras razões, porque a informação está disponível em múltiplos modos e meios, o envolvimento dos alunos é reduzido, não proporciona experiências de aprendizagem que mobilizem capacidade de alto nível. Neste contexto a natureza das tarefas a propor aos alunos é um meio eficaz de transformar o ensino de modo a não estar centrado na informação a fornecer pelo docente, a envolver os alunos e a proporcionar experiências de aprendizagem que desenvolvam capacidades de alto nível.
Esta formação desenvolver-se-á em torno dos seguintes tópicos:
1 Por que razões é necessário mudar de práticas educativas?
2 Bases epistemológicas conhecimento.
3 Mudar as tarefas, mudar a abordagem de ensino
4 Tool box para elaborar as tarefas
5 Oficina: transformar tarefas usuais em tarefas autênticas

Horário: 14h00 - 17h00 | Duração: 3H | Vagas: 30


Biografia do Formador:

J. BERNARDINO LOPES [https://orcid.org/0000-0001-9961-1538] é Professor Associado com Agregação e Diretor do Doutoramento em Didática de Ciências e Tecnologia da UTAD. É investigador do CIDTFF onde coordena o LabDCT.
É editor da revista científica “APEduC Journal - Research and Practices in Science, Mathematics and Technology Education”. É membro da Comissão Editorial e referee em revistas científicas JCR. Faz investigação em Educação em Ciência e Tecnologia. É autor de 18 livros científicos, cerca de 50 artigos em revistas internacionais, cerca de 40 capítulos de livro e cerca de 150 comunicações. Tem larga experiência de orientação de doutoramento (14 concluídos) e pós-doutoramento (2 concluídos). Interessa-se por filosofia, religião, arte e história. Tem livros de ficção publicados.