Project-Based Learning (PBL) - planeamento de processos de aprendizagem baseada em projetos


Desculpe, o registro terminou.

Com esta oficina pretende-se explorar diversas dimensões relacionadas com o planeamento colaborativo de processos de Aprendizagem Baseada em Projetos Interdisciplinares (“Project Based Learning” - PBL). Alguns dos fundamentos concetuais, como princípios PBL, tipos de projeto e modelos PBL, serão discutidos de forma breve, servindo de base à realização da oficina. Esta oficina, criará a oportunidade de desenvolver alguns princípios do PBL através de uma abordagem prática e interativa. A oficina terá como objetivo principal despertar os participantes para o processo PBL e deixar uma semente que possa vir a ser aprofundada. Por essa razão as atividades foram planeadas de forma indutiva, com atividades realizadas em equipas, e que terá duas fases: conceitos básicos e planeamento de um processo PBL baseado num tema transversal. Horário: 14h00 - 17h00 | Duração: 3H | Vagas: 40


  • Data: 04-02-2021 14:00
  • Localização: Evento Online

Descrição

Com esta oficina pretende-se explorar diversas dimensões relacionadas com o planeamento colaborativo de processos de Aprendizagem Baseada em Projetos Interdisciplinares (“Project Based Learning” - PBL). Alguns dos fundamentos concetuais, como princípios PBL, tipos de projeto e modelos PBL, serão discutidos de forma breve, servindo de base à realização da oficina. Esta oficina, criará a oportunidade de desenvolver alguns princípios do PBL através de uma abordagem prática e interativa. A oficina terá como objetivo principal despertar os participantes para o processo PBL e deixar uma semente que possa vir a ser aprofundada. Por essa razão as atividades foram planeadas de forma indutiva, com atividades realizadas em equipas, e que terá duas fases: conceitos básicos e planeamento de um processo PBL baseado num tema transversal.

Horário: 14h00 - 17h00 | Duração: 3H | Vagas: 40

Biografia dos Formadores:

Rui M. Lima é professor associado do Departamento de Produção e Sistemas e Membro do Centro ALGORITMI - Linha de Pesquisa em Engenharia e Gestão Industrial, Grupo de Pesquisa em Produção Lean - da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, Portugal. Seus principais interesses de pesquisa estão relacionados com os campos de Engenharia e Gestão Industrial (Engenharia de Produção): Gestão de Produção; Gestão de Projetos Lean e Ágil; Serviços Lean; Lean Healthcare; Educação em engenharia; Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL); Cooperação Universidade-Empresa (UBC). É autor de dezenas de artigos em revista, livros ou capítulos de livros, e mais de uma centena de artigos em conferências. Atua como membro da equipa editorial da revista Production e do European Journal of Engineering Education. Já realizou mais de 60 workshops de formação para professores do ensino superior nas áreas de PBL, Active Learning e Avaliação.

Diana Mesquita é Professora Auxiliar Convidada da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, Centro Regional do Porto e membro do Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano (CEDH) da mesma universidade. É doutorada em Ciências da Educação, na especialidade de Desenvolvimento Curricular pela Universidade do Minho e os seus interesses investigação incluem inovação pedagógica e curricular, aprendizagem ativa, formação e desenvolvimento profissional docente, aprendizagem profissional colaborativa de professores, entre outros. É autora de mais de 75 artigos em revista, livros ou capítulos de livros, e mais de uma centena de artigos em conferências. Dinamizou, até ao momento, mais de 50 workshops dedicados à formação docente em Portugal, Brasil, Colômbia, Rússia e Tailândia.