Team-Based Learning


Desculpe, o registro terminou.

Team-Based Learning (TBL) é um processo estruturado de ensino-aprendizagem ativo, baseado em equipas constituídas por alunos. Esta metodologia promove a aprendizagem colaborativa, planeada em torno de unidades de ensino, que podem ser consideradas "módulos", a aprofundar numa única sessão, no final da qual os conhecimentos e competências visados deverão estar consolidados. Esta metodologia promove competências como autonomia, responsabilidade e trabalho em equipa. O TBL estimula ainda práticas regulares de feedback das aprendizagens. Está assente no debate e discussão entre alunos, a partir dos materiais previamente disponibilizados pelo docente. As evidências científicas mostram que os resultados dos alunos são mais positivos, assim como os níveis de satisfação por eles reportados. O papel do professor neste processo deixa de ser o do ‘expositor’ ou ‘transmissor’ de conteúdos para aquele que seleciona bibliografia e materiais relevantes, que constrói questionários de aferição e que promove o debate e interação com os alunos. A TBL é uma metodologia flexível que pode ser aplicada em contexto de turmas grandes, quer em ambiente presencial, quer em sessões promovidas à distância com recurso a tecnologias como o Zoom. Esta formação tem como objetivos: • Apresentar os principais momentos desta metodologia de ensino, assim como alguns resultados e dados sobre o seu impacto no processo de ensino-aprendizagem; • Partilhar a experiência de implementação em contextos específicos, quer em regime presencial, quer em ambiente à distância, procurando responder a questões concretas da prática docente. Horário: 09h30 - 12h30 | Duração: 3H | Vagas: 75


  • Data: 10-02-2021 09:30
  • Localização: Evento Online

Descrição

Team-Based Learning (TBL) é um processo estruturado de ensino-aprendizagem ativo, baseado em equipas constituídas por alunos. Esta metodologia promove a aprendizagem colaborativa, planeada em torno de unidades de ensino, que podem ser consideradas "módulos", a aprofundar numa única sessão, no final da qual os conhecimentos e competências visados deverão estar consolidados.
Esta metodologia promove competências como autonomia, responsabilidade e trabalho em equipa. O TBL estimula ainda práticas regulares de feedback das aprendizagens. Está assente no debate e discussão entre alunos, a partir dos materiais previamente disponibilizados pelo docente. As evidências científicas mostram que os resultados dos alunos são mais positivos, assim como os níveis de satisfação por eles reportados.
O papel do professor neste processo deixa de ser o do ‘expositor’ ou ‘transmissor’ de conteúdos para aquele que seleciona bibliografia e materiais relevantes, que constrói questionários de aferição e que promove o debate e interação com os alunos.
A TBL é uma metodologia flexível que pode ser aplicada em contexto de turmas grandes, quer em ambiente presencial, quer em sessões promovidas à distância com recurso a tecnologias como o Zoom.
Esta formação tem como objetivos:
• Apresentar os principais momentos desta metodologia de ensino, assim como alguns resultados e dados sobre o seu impacto no processo de ensino-aprendizagem;
• Partilhar a experiência de implementação em contextos específicos, quer em regime presencial, quer em ambiente à distância, procurando responder a questões concretas da prática docente.

Horário: 09h30 - 12h30 | Duração: 3H | Vagas: 75

Biografias dos Formadores:

Elsa Costa e Silva é professora na Universidade do Minho, no departamento de Ciências da Comunicação e é diretora do Mestrado em Comunicação de Ciência. Dinamizou em várias instituições workshops de Media Training para Cientistas e de Técnicas de Apresentação em Comunicação de Ciência. Leciona na licenciatura e mestrado em Ciências da Comunicação, tendo implementado a metodologia TBL em diversas unidades curriculares. Frequentou cursos de formação organizados pelo Centro IDEA, tendo ainda sido membro da equipa organizadora do programa de formação Docência+ e facilitadora. Integra a comunidade de prática TBL-Now na UMinho.

Teresa Lino Neto é Professora Auxiliar no Departamento de Biologia, da Escola de Ciências, da Universidade do Minho. Tem vindo a lecionar unidades curriculares na área das plantas (Botânica, Fisiologia Vegetal, Engª Genética de Plantas), a cursos de todos os ciclos de estudos. Já foi diretora de cursos de 1º e 2º ciclos de estudo, sendo também responsável pela garantia da qualidade de um curso de 3º ciclo de estudos. Recentemente, implementou as aulas em formato Team-Based Learning (TBL) na unidade curricular de Botânica, com 160 alunos inscritos, adaptando-as a um formato à distância (on-line). Integra a comunidade de prática TBL-Now na UMinho.

Miguel Rocha é Professor Associado com Agregação do Dep. Informática da Universidade do Minho, sendo o diretor do Mestrado em Bioinformática e coordenador da equipa de investigação em Bioinformática e Biologia de Sistemas do Centro de Engenharia Biológica. Leciona e é o docente responsável em cerca de 10 unidades curriculares relacionadas com a inteligência artificial, as ciências de dados e a bioinformática, em cursos de 1º, 2º e 3º ciclos, tendo implementado a metodologia TBL em várias destas nos últimos anos. Tem frequentado vários cursos de formação organizados pelo Centro IDEA, integrando desde o início a comunidade de prática TBL-Now na UMinho.