Testes online - moodle e ferramentas de monitorização (Safe Exam Browser e zoom)


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A massificação do ensino online tem colocado inúmeros desafios às instituições e aos docentes, particularmente ao nível da qualidade e da avaliação, pelo que objetivo/propósito/métodos da avaliação devem ser repensados. No entanto, a aplicação de testes e a utilização devida das ferramentas antiplagiarismo continuam a ser uma preocupação. Das várias ferramentas disponíveis o moodle é uma das plataformas mais utilizadas pelas instituições de ensino superior. De entre as várias funcionalidades, o teste online, enquanto elemento de avaliação, ganha relevância na atual conjuntura. Esta funcionalidade aliada a ferramentas de monitorização pode constituir um elemento de avaliação eficiente, cumprindo os desafios dos requisitos pedagógicos. Objetivo geral Esta ação pretende explorar e potenciar a funcionalidade Teste existente no moodle, combinada com as aplicações Safe Exam Browser, enquanto ferramenta anti-plágio, e o Zoom, enquanto ferramenta de videovigilância. O objetivo geral é dotar os docentes com conhecimentos que possam melhorar as metodologias de avaliação online, mantendo o máximo rigor e fiabilidade. Objetivos específicos • Construir testes de avaliação no moodle, explorando a utilização das várias modalidades de perguntas, os diferentes parâmetros de configuração do teste, criação de grelhas, etc.; • Saber utilizar a aplicação Safe Exam Browser; • Conhecer as funcionalidades do zoom que podem auxiliar a videovigilância; • Realizar o teste online, via zoom, utilizando o Safe Exam Browser; Horário: 14h00 - 15h30 | Duração: 90 minutos | Vagas: 30


  • Data: 11-02-2021 14:00
  • Localização: Evento Online

Descrição

A massificação do ensino online tem colocado inúmeros desafios às instituições e aos docentes, particularmente ao nível da qualidade e da avaliação, pelo que objetivo/propósito/métodos da avaliação devem ser repensados. No entanto, a aplicação de testes e a utilização devida das ferramentas antiplagiarismo continuam a ser uma preocupação. Das várias ferramentas disponíveis o moodle é uma das plataformas mais utilizadas pelas instituições de ensino superior. De entre as várias funcionalidades, o teste online, enquanto elemento de avaliação, ganha relevância na atual conjuntura. Esta funcionalidade aliada a ferramentas de monitorização pode constituir um elemento de avaliação eficiente, cumprindo os desafios dos requisitos pedagógicos.

Objetivo geral
Esta ação pretende explorar e potenciar a funcionalidade Teste existente no moodle, combinada com as aplicações Safe Exam Browser, enquanto ferramenta anti-plágio, e o Zoom, enquanto ferramenta de videovigilância. O objetivo geral é dotar os docentes com conhecimentos que possam melhorar as metodologias de avaliação online, mantendo o máximo rigor e fiabilidade.

Objetivos específicos
• Construir testes de avaliação no moodle, explorando a utilização das várias modalidades de perguntas, os diferentes parâmetros de configuração do teste, criação de grelhas, etc.;
• Saber utilizar a aplicação Safe Exam Browser;
• Conhecer as funcionalidades do zoom que podem auxiliar a videovigilância;
• Realizar o teste online, via zoom, utilizando o Safe Exam Browser;

Horário: 14h00 - 15h30 | Duração: 90 minutos | Vagas: 30


Biografias dos Formadores:

Paulo Teixeira
É Professor de Sistemas de Informação e Gestão de Base de Dados na Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico do Cávado e Ave. Possui uma licenciatura em Informática de Gestão e Mestrado em Gestão da Informação. Leciona disciplinas relacionadas com sistemas de informação, governo eletrónico e bases de dados para cursos de graduação e pós-graduação. Desempenhou vários cargos de gestão académica. A sua investigação insere-se na área do governo digital, especificamente na gestão de sistemas de informação em saúde.
É colaborador do Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência da Computação (LIACC) e o seu trabalho é publicado regularmente em diversas conferências e revistas nacionais e internacionais.

Isabel Ferreira
É Professora na Escola Superior de Gestão, do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, na área da Gestão e Administração Pública, assumindo, entre outras funções, a Direção do Curso da Licenciatura em Gestão Pública, que funciona, também, em regime eLearning. É no exercício destas funções que tem procurado novas aprendizagens e abordagens metodológicas ativas de ensino aprendizagem e investigação através de instrumentos digitais, frequentando, nesse sentido, várias formações.
Doutorada em Tecnologias e Sistemas de Informação, pela Universidade do Minho, tem desenvolvido trabalhos de investigação nas áreas das políticas públicas, governo eletrónico, compras públicas eletrónicas e metodologias ativas de ensino r aprendizagem.
É Colaboradora de investigação no grupo de Sistemas de Informação e Tecnologias para a Transformação de Organizações e Sociedade (ISTTOS), do Centro Algoritmi, da Universidade do Minho.

Sandra Cunha
É Professora na escola Superior de Gestão do IPCA, na área das Finanças e Administração Pública. Doutorada em Ciências da Administração, pela Universidade do Minho, desenvolve investigação na área da corrupção no sector público, transparência, compras públicas e políticas públicas. É membro colaborador do Centro de Investigação em Ciência Política (CICP) da Universidade do Minho.
É Presidente da Comissão de Prevenção da Corrupção do IPCA; Diretora do Curso de Mestrado em Gestão Autárquica; Subdiretora da Licenciatura em Gestão Pública e Presidente do Conselho Pedagógico da ESG/IPCA.