Transformação das competências e das práticas: Simuladores pedagógicos em gestão logística e empresarial


Desculpe, o registro terminou.

Nos métodos ativos de aprendizagem a introdução de simuladores pedagógicos visa disponibilizar um ambiente realística onde é apresentado ao aluno um problema ou desafio para que ele tome decisões e execute ações, e desta forma, aprenda com a experiência. O “Jogo do Refresco” é um simulador de gestão empresarial que pretende integrar conhecimentos de diversas áreas da gestão. Inicialmente concebido como ferramenta pedagógica para, de uma forma realista, pôr em prática um conjunto alargado de competências teorizadas em cursos de gestão logística, surge agora também numa versão mais lúdica. A gestão das empresas é colocada nas mãos dos participantes com o objetivo de maximizar o lucro ao longo de um número variável de momentos de compra e venda. Além das empresas produtoras de refresco que competem entre si, existe ainda um banco, uma empresa de transportes, uma empresa fornecedora de água purificada e uma de venda de café, açúcar e também garrafas. Durante o jogo muitas são as decisões que comprometem a obtenção do lucro máximo e muitos são os fatores que levam os participantes a ter de refletir durante a simulação. Este jogo prepara-nos para a gestão estratégica e operacional de um negócio. Objetivo geral Esta ação pretende explorar os conceitos de gamificação dos métodos de ensino no contexto de aplicação real para a gestão empresarial e de logística. O objetivo geral é dotar os docentes com conhecimentos e abordagens para que possam melhorar as metodologias ensino, mantendo elevados níveis de participação e motivação dos seus alunos. Objetivos específicos • Criação de uma empresa virtual e análise dos desafios; • Definição de objetivos e recompensas de acordo com conceitos de gamificação. • Implementação em sala de aula e em plataforma digital; • Avaliação e acompanhamento dos alunos; Horário: 15h00 - 16h30 | Duração: 90 minutos | Vagas: 30


  • Data: 05-02-2021 15:00
  • Localização: Evento Online

Descrição

Nos métodos ativos de aprendizagem a introdução de simuladores pedagógicos visa disponibilizar um ambiente realística onde é apresentado ao aluno um problema ou desafio para que ele tome decisões e execute ações, e desta forma, aprenda com a experiência.

O “Jogo do Refresco” é um simulador de gestão empresarial que pretende integrar conhecimentos de diversas áreas da gestão. Inicialmente concebido como ferramenta pedagógica para, de uma forma realista, pôr em prática um conjunto alargado de competências teorizadas em cursos de gestão logística, surge agora também numa versão mais lúdica.

A gestão das empresas é colocada nas mãos dos participantes com o objetivo de maximizar o lucro ao longo de um número variável de momentos de compra e venda. Além das empresas produtoras de refresco que competem entre si, existe ainda um banco, uma empresa de transportes, uma empresa fornecedora de água purificada e uma de venda de café, açúcar e também garrafas.

Durante o jogo muitas são as decisões que comprometem a obtenção do lucro máximo e muitos são os fatores que levam os participantes a ter de refletir durante a simulação. Este jogo prepara-nos para a gestão estratégica e operacional de um negócio.

Objetivo geral
Esta ação pretende explorar os conceitos de gamificação dos métodos de ensino no contexto de aplicação real para a gestão empresarial e de logística. O objetivo geral é dotar os docentes com conhecimentos e abordagens para que possam melhorar as metodologias ensino, mantendo elevados níveis de participação e motivação dos seus alunos.

Objetivos específicos
• Criação de uma empresa virtual e análise dos desafios;
• Definição de objetivos e recompensas de acordo com conceitos de gamificação.
• Implementação em sala de aula e em plataforma digital;
•    Avaliação e acompanhamento dos alunos;

Horário: 15h00 - 16h30 | Duração: 90 minutos | Vagas: 30

Biografia do formador:

Manuel Oliveira

É professor convidado da Escola Técnica Superior Profissional (ETeSP) do Instituto Politécnico do Cávado (IPCA). Manuel Oliveira, licenciou-se em Engenharia de Produção pela Universidade do Minho, em 1999, e especializou-se em logística e distribuição. Com mais de 25 mil horas lecionadas em várias entidades de formação na área de gestão industrial e logística, responsável pedagógico em diversos projetos. Atualmente autor de sete simuladores pedagógicos em contexto de aula e dois digitais.