4ª Edição


  •  16-07-2021 11:30
  • Evento Online

Partindo da premissa de que a motivação dos alunos é fundamental para a sua aprendizagem e sucesso académico, procuraremos ilustrar com vários exemplos de atividades que têm sido desenvolvidas na UAlg em diversos ciclos de estudo, desde licenciaturas a doutoramentos, em que os alunos têm um papel ativo na construção do conhecimento e as atividades de ensino-aprendizagem estão muito relacionadas com as atividades de investigação e com as atividades de extensão. De entre os exemplos a apresentar contam-se os “Estágios de Integração na Investigação” (EII) e o “Ciclo de Palestras Doutoramentos da UAlg e Cultura Científica: Visão Prática”. Horário: 11h30 - 12h30 (Portugal Continental) | Duração: 1 Hora | Vagas: 50

Leia Mais
  •  16-07-2021 10:00
  • Evento Online

Collaborative Online International Learning (COIL) [Aprendizagem Internacional Colaborativa Online] é uma abordagem pedagógica que utiliza os meios digitais para a realização de projetos/trabalhos por parte dos estudantes em equipas internacionais. Associados a conceitos como a mobilidade virtual ou a internacionalização em casa, os projetos COIL permitem desenvolver competências interculturais (e muitas outras) e são uma alternativa acessível para democratizar as experiências de internacionalização de estudantes e docentes. Nesta formação irão ser apresentadas algumas estratégias para a estruturação e operacionalização destes projetos, considerando aspetos que docentes e estudantes identificam como mais desafiantes e mais bem-conseguidos, realçando opções a evitar e a repetir em iniciativas futuras. Horário: 10:00 - 12:00H (Portugal Continental) | Duração: 2 Horas | Vagas: 45

Leia Mais
  •  16-07-2021 10:00
  • Evento Online

O acentuado desenvolvimento tecnológico dos últimos anos e a ubiquidade, refletida em faces heterogéneas que vão desde as redes socias, os videojogos, o acesso constante à informação e conteúdos multimédia, à partilha e a estar sempre ligado, cristalizam-se em desafios tanto para os docentes como para os estudantes. Esta formação explora alguns desses desafios, partindo de episódios ou reflexões pessoais, de maneira a tentar enfatizar vantagens de nos deixarmos levar pela corrente ao invés de oferecer alguma resistência a todo esse novo mundo. Explora ainda algumas formas de elaboração de guias laboratoriais e testes práticos com recurso à ironia e à piada. Por fim, relata como a pandemia acelerou o desenvolvimento de uma plataforma para elaboração de testes online. Horário: 10:00 - 11:00H (Portugal Continental) | Duração: 1 Hora | Vagas: 50

Leia Mais
  •  16-07-2021 09:30
  • Evento Online

Os processos de cocriação implicam o desenvolvimento de abordagens interativas entre diversos stakeholders, tendo em vista o desenvolvimento de soluções inovadoras para a resolução de problemas. A interação entre estudantes, docentes e entidades externas, em contexto educativo, através da utilização da metodologia de Design Thinking, permite trabalhar nos estudantes o processo criativo, a multidisciplinaridade e a componente de investigação aplicada, tendo por base de resolução de problemas reais. Nesta formação pretende-se explorar a metodologia do Design Thinking e o seu potencial de utilização em contextos de aprendizagem, através de casos reais de aplicação e de experimentação da sua utilização. Horário: 09h30 - 12h00 (Portugal Continental) | Duração: 2H e 30min | Vagas: 30

Leia Mais
  •  15-07-2021 10:00
  • Evento Online

Discutir o impacto do perfil sociolinguístico de todos os atores da comunidade académica (docentes, estudantes nacionais e estrangeiros e funcionários), centrando-se na relação entre língua, relações sociais e processos de aprendizagem e de integração académica. É objectivo desta formação aprofundar a compreensão sobre a literacia académica enquanto prática social reveladora da desigualdades sociais com potencial impacto no sucesso académico, através de exercícios que promovem a reflexão em torno das suas próprias práticas e das práticas quotidianas à sua volta. Horário: 10h00 - 12h00 (Portugal Continental) | Duração: 2 horas | Vagas: 30

Leia Mais
  •  15-07-2021 10:00
  • Evento Online

O desenvolvimento de projetos em grupo cria desafios aos docentes e é uma prática comum para melhorar as aprendizagens dos estudantes. Contudo, os contributos dos diferentes elementos de um grupo, nem sempre são equitativos e podem gerar injustiças com consequências no processo de aprendizagem e na avaliação. Com esta formação e a partir de metodologias participativas abordaremos algumas técnicas de trabalho colaborativo como a framework ScrumTM . São métodos de trabalho que se baseiam em artefactos, eventos e papéis, que no seu conjunto permitem um planeamento e gestão de projetos que incentivam ao desempenho da equipa e à responsabilidade, quer individual, quer coletiva. Horário: 10h00 - 12h00 (Portugal Continental) | Duração: 2 Horas | Vagas: 30

Leia Mais
  •  15-07-2021 09:30
  • Evento Online

O Jigsaw, ou método dos puzzles, é um método de Aprendizagem cooperativa criado por Aronson, Blaney, Stephan, Sikes e Snapp (1978), que tem grandes vantagens para o desenvolvimento de competências de nível cognitivo superior, nomeadamente o pensamento crítico, em qualquer área do conhecimento. As evidências empíricas do seu impacto positivo na melhoria das aprendizagens dos alunos têm conduzido à sua inclusão no grupo dos oito métodos de Aprendizagem Cooperativa mais eficazes. A sua utilização, aliada à elaboração de mapas de conceitos, promove um questionamento contínuo entre os alunos e possibilita o desenvolvimento de competências de análise, avaliação, pensamento criativo e de meta-cognição, bem como de comunicação e de cooperação. Nesta sessão, ao mesmo tempo que nos inspiraremos de exemplos de práticas desenvolvidas pelas formadoras, os formandos poderão discutir a fundamentação e vivenciar de forma cooperativa a implementação conjunta do método Jigsaw e os mapas de conceitos, experimentando assim o seu potencial. Horário: 09h30 - 12h30 (Portugal Continental) | Duração: 3 Horas | Vagas: 36

Leia Mais
  •  14-07-2021 09:30
  • Evento Online

Esta sessão visa ser uma introdução a algumas metodologias de ensino e aprendizagem ativas. Num primeiro momento exploram-se os princípios e orientações subjacentes às metodologias de E&A ativas. Num segundo momento serão partilhados e discutidos exemplos de modalidades dessas metodologias, no caso PrBL, PBL e CBL. Horário: 09h30 - 11h30 (Portugal Continental) | Duração: 2 horas | Vagas: 40

Leia Mais
  •  14-07-2021 09:30
  • Evento Online

Explicitação dos conceitos principais associados à inteligência emocional: autoconsciência e autorregulação, consciência do outro e empatia, regulação interpessoal. Aplicação dos conceitos da Inteligência Emocional ao Ensino Remoto e ao Ensino Presencial – ponto de vista de promoção de competências transversais no Professor e no estudante. Discussão dos desafios e das oportunidades, através da apresentação de um conjunto de estratégias práticas passíveis de ser implementadas em formatos de ensino remoto, presencial ou misto. Horário: 09h30 - 11h30 (Portugal Continental) | Duração: 2 horas | Vagas: 35

Leia Mais
  •  14-07-2021 09:30
  • Evento Online

Os Audience Response Systems (ARS) são ferramentas digitais que permitem aos docentes colocar questões nas aulas presenciais ou a distância para os estudantes responderem com os seus dispositivos móveis (telemóveis, tablets ou computadores). Os resultados gerados de imediato podem ser partilhados para incentivar a interatividade e o dinamismo das aulas, assim como aumentar a atenção e gerar feedback imediato. Os participantes ficarão habilitados a criar uma conta na plataforma de ARS VoxVote (https://www.voxvote.com/), criar sessões e perguntas de vários tipos. Adicionalmente, serão capazes de avaliar criticamente a aplicação dos ARS, conhecendo os potenciais perigos e vantagens no envolvimento dos estudantes. Horário: 09h30 - 11h30 (Portugal Continental) | Duração: 2 horas | Vagas: 100

Leia Mais
  •  13-07-2021 10:00
  • Evento Online

As competências de comunicação desempenham um papel fundamental em diversos contextos, como na educação e no emprego. O contexto académico permite o desenvolvimento destas competências, por exemplo, através das apresentações orais que consistem em momentos de aprendizagem e de treino das mesmas. Neste sentido, a formação tem como objetivo partilhar a experiência do Núcleo de Desenvolvimento Académico (NDA), do Instituto Superior Técnico, na orientação dos estudantes durante a elaboração de apresentações orais, de forma a desenvolver as competências de comunicação em público. Horário: 10h00 - 12h00 (Portugal Continental) | Duração: 2 horas | Vagas: 30

Leia Mais
  •  12-07-2021 10:00
  • Evento Online

Hoje em dia é cada vez mais frequente o trabalho em equipa geograficamente dispersa mas com acesso à Internet. Para as equipas poderem trabalhar em conjunto, serão apresentadas ferramentas colaborativas que permitem, através do acesso à Internet, a edição e revisão de documentos de texto em simultâneo por múltiplos utilizadores. Objetivo geral Apresentar os benefícios da utilização de ferramentas para a prática de trabalho colaborativo para o desenvolvimento de documentos textuais, com aplicação na escrita de artigos científicos ou de relatórios académicos com revisão, por múltiplos autores. Horário: 10h00 - 12h00 (Portugal Continental) | Duração: 2 Horas | Vagas: 90

Leia Mais
  •  12-07-2021 10:00
  • Evento Online

Aprendizagem-Serviço (ie, “Service-Learning” ou “Experiential Learning”) é uma metodologia ativa, que se afasta do modelo de ensino tradicional, permitindo que os estudantes se envolvam numa educação experiencial que contribui para o desenvolvimento de competências de organização, comunicação, capacidade de análise, aprendizagem autónoma, espírito empreendedor, criatividade, trabalho de equipa e compromisso ético. A criação de projetos para a resolução de um problema real e concreto da sociedade/comunidade, aliado a uma compreensão mais abrangente e aprofundada de conteúdos curriculares formação/educação, é a componente central desta metodologia que combina objetivos de serviço e de aprendizagem em atividades que transformam positivamente, tanto a comunidade como os estudantes. Assim, a Aprendizagem-Serviço implica que o conhecimento e as competências desenvolvidas no ensino superior sejam aplicadas na resolução de problemas da comunidade, sobretudo de índole social, numa base colaborativa e crítico-reflexiva. Horário: 10:00 - 12:00H (Portugal Continental) | Duração: 2 Horas | Vagas: 30

Leia Mais
  •  12-07-2021 10:00
  • Evento Online

A gamificação é a utilização de elementos característicos de jogos em situações de não-jogo. Estes elementos de jogo devem ser somente aqueles que tenham um papel significativo na jogabilidade, tais como, a existência de uma narrativa, a definição de objetivos claros, de níveis de dificuldade, de limites de tempo, de tabelas de pontuação ou de um sistema de recompensas. No entanto, o facto de se utilizarem esses elementos não pressupõe o uso de um jogo propriamente dito. Porquê usar a gamification? Porque é uma forma eficaz de manter os alunos ativos e motivados para apreciar tarefas de outro modo fastidiosas. Nesta formação apresenta-se o conceito de gamificação e identificam-se boas práticas em uso na UMinho. Horário: 10h00 - 12h00 (Portugal Continental) | Duração: 2 Horas | Vagas: 200

Leia Mais
  •  12-07-2021 10:00
  • Evento Online

No universo digital, onde predomina a comunicação visual, é cada vez mais importante adquirir noções de tratamento e manipulação de imagem para os mais diversos fins. No sentido de valorizar a comunicação, exposição e divulgação de imagens nas diferentes plataformas e redes sociais, assim como nas apresentações em slides, serão apresentados exemplos, técnicas e ferramentas de manipulação como forma de potenciar a exposição e comunicação em contexto de sala de aula. Horário: 10h00 - 12h00 (Portugal Continental) | Duração: 2 Horas | Vagas: 50

Leia Mais
  •  09-07-2021 10:00
  • Evento Online

Um AVA possibilita: . Estabilidade e poupança de recursos a médio e longo prazo (embora a elaboração inicial de um AVA seja trabalhosa, a maior parte dos seus recursos será, em princípio, reutilizável); . Transparência e diversidade de instrumentos na avaliação; . Adaptabilidade a múltiplas situações (lecionação totalmente online vs. lecionação em b-learning; lecionação em modo síncrono vs lecionação em modo assíncrono, etc.); . Proximidade e consistência na relação pedagógica, evitando quer a dispersão excessiva por múltiplos recursos educativos digitais quer a limitação a uma lógica de mero repositório de informação. Esta formação aborda algumas técnicas de desenvolvimento de AVA. Horário: 10h00 - 12h00 (Portugal Continental) | Duração: 2 Horas | Vagas: 30

Leia Mais
  •  09-07-2021 09:30
  • Evento Online

Team-Based Learning (TBL) é um processo estruturado de ensino-aprendizagem ativo, baseado em equipas constituídas por alunos. Esta metodologia promove a aprendizagem colaborativa, planeada em torno de unidades de ensino, que podem ser consideradas "módulos", a aprofundar numa única sessão, no final da qual os conhecimentos e competências visados deverão estar consolidados. Esta metodologia promove competências como autonomia, responsabilidade e trabalho em equipa. O TBL estimula ainda práticas regulares de feedback das aprendizagens. Está assente no debate e discussão entre alunos, a partir dos materiais previamente disponibilizados pelo docente. Horário: 09h30 - 12h30 (Portugal Continental) | Duração: 3H | Vagas: 100

Leia Mais
  •  08-07-2021 14:30
  • Evento Online

A necessidade de uma mudança de paradigma educativo, nos ambientes educativos no ensino superior, estabelece uma transformação de âmbito pedagógico, tecnológico e no espaço físico; envolvendo uma análise transversal dos espaços de ensino e de aprendizagem, por forma a promover metodologias de aprendizagem ativa e centrada no estudante. Horário: 14h30 - 16h00 (Portugal Continental) | Duração: 90 minutos | Vagas: 50

Leia Mais
  •  08-07-2021 10:00
  • Evento Online

Escrever teses faz parte do percurso académico de quase todos os estudantes do ensino superior. No entanto, trata-se de uma tarefa que pode gerar elevados níveis de ansiedade junto de estudantes e frustração por parte de orientadores. Horário: 10h00 - 12h00 ( Portugal Continental) | Duração: 2 Horas | Vagas: 30

Leia Mais
  •  07-07-2021 14:30
  • Evento Online

A formação doutoral ocupa um lugar cada vez mais central na vida dos docentes universitários. Esta formação visa abordar alguns tópicos sobre esta temática e fornecer algumas ferramentas de trabalho. Esta formação desenvolver-se-á em torno dos seguintes tópicos: Fazer doutoramento: pressupostos e pontos de partida Iniciar um doutoramento Estilos de supervisão e fases do doutoramento - o que funciona Desafios e pontos de viragem na orientação de teses de doutoramento Competências a desenvolver no doutorando O que é avaliar estudantes de doutoramento? Práticas de orientação e avaliação no Doutoramento Horário: 14h30 - 17h30 (Portugal Continental) | Duração: 3 Horas | Vagas: 32

Leia Mais
  •  07-07-2021 14:00
  • Evento Online

Embora se tenha assistido a um aumento de recursos educativos digitais, a qualidade ou falta de adequação podem constituir um obstáculo à sua utilização. Assim, professores digitalmente competentes são a chave para promover a natural integração das potencialidades da tecnologia com o conhecimento pedagógico e de conteúdo, nomeadamente no que respeita à criação de recursos educativos digitais. Horário: 14h00 - 17h30 (Portugal Continental) | Duração: 3 Horas | Vagas: 30

Leia Mais
  •  07-07-2021 10:00
  • Evento Online

MILAGE APRENDER+ é uma plataforma de aprendizagem educativa, desenvolvida pela Universidade do Algarve no âmbito programa ERASMUS+, e tem como finalidade implementar uma prática pedagógica inovadora com as tecnologias móveis num modelo híbrido de aprendizagem, que combina o analógico com o digital, estimulando a aprendizagem ativa num ambiente gamificado usando dispositivos móveis, mais acessíveis, promovendo: a personalização; diferentes ritmos; a autonomia; a diferenciação pedagógica, com vídeos educacionais para que todos aprendam; a avaliação formativa; a construção de uma comunidade de professores e alunos autores de recursos educativos. Nesta formação iremos explorar a plataforma na vertente aluno e professor para que os participantes reflitam sobre as suas potencialidades no ensino superior, sendo usada neste momento na Universidade do Algarve e de Cádiz. Horário: 10h00 - 12h00 (Portugal Continental) | Duração: 2 Horas | Vagas: 80

Leia Mais
  •  06-07-2021 14:30
  • Evento Online

O feedback eficaz é um elemento poderoso no processo de ensino e aprendizagem. Ao envolver a apreciação sobre aspetos de desempenho, contribui para que os estudantes regulem as suas aprendizagens e encontrem formas de as melhorar. Partindo da premissa de que é a qualidade do feedback - e não a sua existência - que determina o seu poder, nesta formação serão abordados os tipos de feedback e os aspetos a ter em conta para que seja eficaz. Serão proporcionadas dicas e debatidos exemplos de feedback. Será também apresentada a perceção dos estudantes sobre o que consideram ser um feedback eficaz do professor. Horário: 14:30 - 15:30H (Portugal Continental) | Duração: 1 hora | Vagas: 40

Leia Mais
  •  06-07-2021 14:30
  • Evento Online

A pandemia e o confinamento tiveram impacto em todos os aspetos da nossa vida, na educação e não menos importante no ensino superior, especialmente em todos aqueles que fazem parte das comunidades do ensino superior, como estudantes e professores. Neste contexto pandemia, assiste-se a uma rápida e emergente transformação dos processos de ensino e aprendizagem, o que está a conduzir a novas e inovadoras abordagens e práticas pedagógicas para muitos dos professores e alunos. Para todos aqueles que ensinam, aprendem, investigam e trabalham em universidades, a pandemia tem colocado desafios sem precedentes. Uma coisa é certa: o ensino superior, como o conhecemos, nunca mais será o mesmo. Horário: 14h30 - 16h00 (Portugal Continental) | Duração: 90 minutos | Vagas: 50

Leia Mais
  •  06-07-2021 11:00
  • Evento Online

Neste workshop vão-se explorar as estratégias adotadas na resposta ao desafio da lecionação de conteúdos que envolvem elevada sensibilidade prática em contexto de ensino à distância (EaD). Ensinamentos como a sensibilidade para o manuseamento e controlo dimensional de componentes, bem como a atenção aos detalhes que permitem a correta montagem de componentes são potenciados quando o aluno assimila as consequências de um erro ao nível do sistema no seu conjunto. A lecionação prática de motores de combustão interna numa perspetiva metrológica e funcional encaixa perfeitamente num contexto de prática laboratorial. Horário: 11:00 - 13:00H (Portugal Continental) | Duração: 2 horas | vagas: 40

Leia Mais