Aprendizagem-Serviço: Contributos para Inovação Pedagógica no Ensino Superior


Desculpe, o registro terminou.

Aprendizagem-Serviço (ie, “Service-Learning” ou “Experiential Learning”) é uma metodologia ativa, que se afasta do modelo de ensino tradicional, permitindo que os estudantes se envolvam numa educação experiencial que contribui para o desenvolvimento de competências de organização, comunicação, capacidade de análise, aprendizagem autónoma, espírito empreendedor, criatividade, trabalho de equipa e compromisso ético. A criação de projetos para a resolução de um problema real e concreto da sociedade/comunidade, aliado a uma compreensão mais abrangente e aprofundada de conteúdos curriculares formação/educação, é a componente central desta metodologia que combina objetivos de serviço e de aprendizagem em atividades que transformam positivamente, tanto a comunidade como os estudantes. Assim, a Aprendizagem-Serviço implica que o conhecimento e as competências desenvolvidas no ensino superior sejam aplicadas na resolução de problemas da comunidade, sobretudo de índole social, numa base colaborativa e crítico-reflexiva. Horário: 10:00 - 12:00H (Portugal Continental) | Duração: 2 Horas | Vagas: 30


  • Data: 12-07-2021 10:00
  • Localização: Evento Online

Descrição

Aprendizagem-Serviço (ie, “Service-Learning” ou “Experiential Learning”) é uma metodologia ativa, que se afasta do modelo de ensino tradicional, permitindo que os estudantes se envolvam numa educação experiencial que contribui para o desenvolvimento de competências de organização, comunicação, capacidade de análise, aprendizagem autónoma, espírito empreendedor, criatividade, trabalho de equipa e compromisso ético.
A criação de projetos para a resolução de um problema real e concreto da sociedade/comunidade, aliado a uma compreensão mais abrangente e aprofundada de conteúdos curriculares formação/educação, é a componente central desta metodologia que combina objetivos de serviço e de aprendizagem em atividades que transformam positivamente, tanto a comunidade como os estudantes. Assim, a Aprendizagem-Serviço implica que o conhecimento e as competências desenvolvidas no ensino superior sejam aplicadas na resolução de problemas da comunidade, sobretudo de índole social, numa base colaborativa e crítico-reflexiva.

Horário: 10:00 - 12:00H (Portugal Continental) | Duração: 2 Horas | Vagas: 30

Biografia Formador(a):

Linda Saraiva
É doutorada em Motricidade Humana pela FMH da Universidade de Lisboa. Atualmente é professora adjunta na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico Viana do Castelo (ESE-IPVC), integra a área científica de Educação e Ciências Sociais do IPVC e o Grupo Disciplinar de Educação e Formação de Professores. Desde 1999 tem experiência profissional na formação inicial, complementar e avançada de Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico e Secundário. É subdiretora da ESE-IPVC desde 2015. É membro integrado do Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho. Os atuais interesses de investigação centram-se nas áreas da Pedagogia e Didática da Educação Física nas primeiras idades, na metodologia de Aprendizagem-Serviço, assim como na área da Formação de Professores em geral. Coordena o projeto internacional Rural 3.0: Service Learning for the Rural Development, cofinanciado pelo programa Erasmus +  da União Europeia (https://rural.ffzg.unizg.hr/)

Joana Padrão
Doutorada em Educação, Cultura da Sustentabilidade e Desenvolvimento pela Universidade de Santiago de Compostela, desenvolve investigação na área da educação e da Aprendizagem-Serviço, sendo atualmente membro do CIAC (Centro de Investigação em Artes e Comunicação) - Universidade do Algarve. É, desde 2019, membro e bolseira do Projeto Erasmus+ “Rural 3.0: Service-Learning for the Rural Development” e membro da Assembleia Geral da European Association of Service-Learning in Higher Education (EASLHE).