Compreender o impacto da diversidade linguística no Ensino Superior


Desculpe, o registro terminou.

Discutir o impacto do perfil sociolinguístico de todos os atores da comunidade académica (docentes, estudantes nacionais e estrangeiros e funcionários), centrando-se na relação entre língua, relações sociais e processos de aprendizagem e de integração académica. É objectivo desta formação aprofundar a compreensão sobre a literacia académica enquanto prática social reveladora da desigualdades sociais com potencial impacto no sucesso académico, através de exercícios que promovem a reflexão em torno das suas próprias práticas e das práticas quotidianas à sua volta. Horário: 10h00 - 12h00 (Portugal Continental) | Duração: 2 horas | Vagas: 30


  • Data: 15-07-2021 10:00
  • Localização: Evento Online

Descrição

Discutir o impacto do perfil sociolinguístico de todos os atores da comunidade académica (docentes, estudantes nacionais e estrangeiros e funcionários), centrando-se na relação entre língua, relações sociais e processos de aprendizagem e de integração académica.
É objectivo desta formação aprofundar a compreensão sobre a literacia académica enquanto prática social reveladora da desigualdades sociais com potencial impacto no sucesso académico, através de exercícios que promovem a reflexão em torno das suas próprias práticas e das práticas quotidianas à sua volta.

Horário: 10h00 - 12h00 (Portugal Continental) | Duração: 2 horas | Vagas: 30

Biografia Formador(a):

Ana Raquel Matias
Professora Auxiliar Convidada no Departamento de Sociologia (ESPP, ISTE-IUL), e Investigadora Integrada no Centro de Investigação e Estudos em Sociologia (CIES-IUL / ISCTE-IUL). Tem trabalhado na intersecção entre sociologia das migrações e sociologia da linguagem, comparando políticas de imigração, integração social e políticas linguísticas a várias escalas: institucional, familiar e individual. Coordena atualmente o projeto “Trovoada de Ideias - Inclusão Linguística-social dos Estudantes dos PALOP no Ensino Superior Português” (CIES-Iscte, APEDI, LCT-Iscte; SAS-Iscte).