ESTUDANTES ATIVAMENTE ENVOLVIDOS NAS AULAS COM OS SEUS TELEMÓVEIS: ESTRATÉGIAS DE UTILIZAÇÃO DE AUDIENCE RESPONSE SYSTEMS (ARS)


Desculpe, o registro terminou.

Os Audience Response Systems (ARS) são ferramentas digitais que permitem aos docentes colocar questões nas aulas presenciais ou a distância para os estudantes responderem com os seus dispositivos móveis (telemóveis, tablets ou computadores). Os resultados gerados de imediato podem ser partilhados para incentivar a interatividade e o dinamismo das aulas, assim como aumentar a atenção e gerar feedback imediato. Os participantes ficarão habilitados a criar uma conta na plataforma de ARS VoxVote (https://www.voxvote.com/), criar sessões e perguntas de vários tipos. Adicionalmente, serão capazes de avaliar criticamente a aplicação dos ARS, conhecendo os potenciais perigos e vantagens no envolvimento dos estudantes. Horário: 09h30 - 11h30 (Portugal Continental) | Duração: 2 horas | Vagas: 100


  • Data: 14-07-2021 09:30
  • Localização: Evento Online

Descrição

Os Audience Response Systems (ARS) são ferramentas digitais que permitem aos docentes colocar questões nas aulas presenciais ou a distância para os estudantes responderem com os seus dispositivos móveis (telemóveis, tablets ou computadores). Os resultados gerados de imediato podem ser partilhados para incentivar a interatividade e o dinamismo das aulas, assim como aumentar a atenção e gerar feedback imediato. Os participantes ficarão habilitados a criar uma conta na plataforma de ARS VoxVote (https://www.voxvote.com/), criar sessões e perguntas de vários tipos. Adicionalmente, serão capazes de avaliar criticamente a aplicação dos ARS, conhecendo os potenciais perigos e vantagens no envolvimento dos estudantes.

Horário: 09h30 - 11h30 (Portugal Continental) | Duração: 2 horas | Vagas: 100

Biografia (Formadores)

Cacilda Moura
Professora Auxiliar no Departamento de Física, Escola de Ciências da Universidade do Minho. Licenciada em Ensino de Física e Química e doutorada em Física. Leciona unidades curriculares da área da Física a vários cursos de licenciatura e mestrado da Escola de Ciências e da Escola de Engenharia da UMinho. É co-autora de manuais para o ensino da Física do 10º e 11º ano de escolaridade. Tem interesse na aplicação de tecnologias de informação no ensino-aprendizagem, em particular, os Audience Response Systems. Faz parte da Comunidade de Prática e Inovação em Ensino e Aprendizagem (CPIEA) da UMinho.

Joaquim Silva
É Professor Auxiliar no departamento de Gestão, Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, doutorado em Marketing e Estratégia. Leciona unidades curriculares de Marketing, Pesquisa de Marketing e Metodologias de Investigação em cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento. É diretor da licenciatura em Marketing. Liderou o projeto “Consolidação do uso multidisciplinar de ‘Audience Response Systems’ (ARS) na promoção da inovação e desenvolvimento do ensino e da aprendizagem ativa e colaborativa.” Tem interesse na aplicação de tecnologias de informação no ensino-aprendizagem, em particular, os Audience Response Systems. Faz parte da Comunidade de Prática e Inovação em Ensino e Aprendizagem (CPIEA) da UMinho.

Rui Oliveira
É Professor Auxiliar da Escola de Ciências, farmacêutico e doutorado em Ciências. Leciona unidades curriculares da área da biologia molecular e celular em vários cursos de licenciatura e mestrado da Escola de Ciências e da Escola de Engenharia da UMinho. Tem desenvolvido longa atividade de direção de curso como membro da direção da Licenciatura em Bioquímica  e em Biologia Aplicada, da qual foi diretor. Tem interesse na aplicação de recursos da internet e de tecnologias de informação no ensino, dinamizando a sua atividade letiva através da utilização de bases de dados biológicos, blogues e Audience Response Systems. Faz parte da Comunidade de Prática e Inovação em Ensino e Aprendizagem (CPIEA) da UMinho.