Inteligência Emocional no Ensino Remoto e no Ensino Presencial: aprendizagens para um futuro pós-pandemia


Desculpe, o registro terminou.

Explicitação dos conceitos principais associados à inteligência emocional: autoconsciência e autorregulação, consciência do outro e empatia, regulação interpessoal. Aplicação dos conceitos da Inteligência Emocional ao Ensino Remoto e ao Ensino Presencial – ponto de vista de promoção de competências transversais no Professor e no estudante. Discussão dos desafios e das oportunidades, através da apresentação de um conjunto de estratégias práticas passíveis de ser implementadas em formatos de ensino remoto, presencial ou misto. Horário: 09h30 - 11h30 (Portugal Continental) | Duração: 2 horas | Vagas: 35


  • Data: 14-07-2021 09:30
  • Localização: Evento Online

Descrição

Explicitação dos conceitos principais associados à inteligência emocional: autoconsciência e autorregulação, consciência do outro e empatia, regulação interpessoal. Aplicação dos conceitos da Inteligência Emocional ao Ensino Remoto e ao Ensino Presencial – ponto de vista de promoção de competências transversais no Professor e no estudante. Discussão dos desafios e das oportunidades, através da apresentação de um conjunto de estratégias práticas passíveis de ser implementadas em formatos de ensino remoto, presencial ou misto.

Horário: 09h30 - 11h30 (Portugal Continental) | Duração: 2 horas | Vagas: 35

Biografia (Formadores)

Isabel Gonçalves

Licenciada (Pré-Bolonha) pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa desde 1989, especialização em Psicoterapia e Aconselhamento. Em 2001 completou a sua Formação em Psicoterapia na Associação Portuguesa de Terapia Comportamental e Cognitiva (atualmente APTCCI).

Psicóloga Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e em Psicologia Educacional, tendo também as Especialidades Avançadas de Psicoterapia e Coaching Psicológico reconhecidas pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Membro fundador da Rede de Serviços de Aconselhamento Psicológico no Ensino Superior em 2004, da qual foi Presidente no Biénio 2012-2014 e Coordenadora do Serviço de Aconselhamento Psicológico do IST de 1993 até 2006 e Coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento Académico de 2006 até à atualidade.

Publicou alguns artigos e capítulos de livros nas suas áreas de interesse, incluindo vários capítulos do livro Programa de Monitorização e Tutorado – 8 anos a promover a integração e o sucesso académico no IST (2011).