INTRODUÇÃO AO OPENSOURCE PHOTOPEA COMO FERRAMENTA DE MANIPULAÇÃO DE IMAGENS ONLINE PARA CAPACITAÇÃO DOCENTE


Desculpe, o registro terminou.

No universo digital, onde predomina a comunicação visual, é cada vez mais importante adquirir noções de tratamento e manipulação de imagem para os mais diversos fins. No sentido de valorizar a comunicação, exposição e divulgação de imagens nas diferentes plataformas e redes sociais, assim como nas apresentações em slides, serão apresentados exemplos, técnicas e ferramentas de manipulação como forma de potenciar a exposição e comunicação em contexto de sala de aula. Horário: 10h00 - 12h00 (Portugal Continental) | Duração: 2 Horas | Vagas: 50


  • Data: 12-07-2021 10:00
  • Localização: Evento Online

Descrição

No universo digital, onde predomina a comunicação visual, é cada vez mais importante adquirir noções de tratamento e manipulação de imagem para os mais diversos fins. No sentido de valorizar a comunicação, exposição e divulgação de imagens nas diferentes plataformas e redes sociais, assim como nas apresentações em slides, serão apresentados exemplos, técnicas e ferramentas de manipulação como forma de potenciar a exposição e comunicação em contexto de sala de aula. 
                            

Objetivo geral
Dar a conhecer técnicas introdutórias ao tratamento e manipulação da imagem, através do software Photopea (gratuito, online e open source), de forma a capacitar tecnicamente e visualmente o docente, tendo em vista publicações com destino às redes sociais e/ou apresentações para os mais diversos fins (powerpoints ou PDFs) para aulas expositivas, sebentas, etc).

                             
Objetivos específicos                             
  • Tratamento de Imagem (hue & saturation; levels; curves; blend modes; photo filter)                                   
  • Manipulação de imagem (ferramentas de seleção; recorte; máscaras; montagem fotográfica; profundidade de campo; blur; stamp e heal tool)                                   
  • Adição de texto (técnicas de mistura entre texto e imagem)
  • Construção de material didático.                                   

Horário: 10h00 - 12h00 (Portugal Continental) | Duração: 2 Horas | Vagas: 50

Biografia dos formadores:

Pedro Mota Teixeira                                       
Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho; Mestre em Arte Multimédia e licenciado em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.                                                             

É Professor adjunto na Escola Superior de Design (ESD) do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), coordenador do laboratório de Audiovisuais e responsável pela área disciplinar de Audiovisuais e animação.  

É Investigador Integrado do Instituto de Investigação em Design Media e Cultura (ID+), participando regularmente em conferências e publicações científicas internacionais na área dos audiovisuais.

António Manuel Rodrigues Ferreira           
É professor do ensino superior no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave – Escola Superior de Design –, completou o Mestrado em Ilustração e Animação e Licenciatura em Design Gráfico no mesmo instituto politécnico e frequenta, atualmente, o Doutoramento em Ciências da Comunicação na Universidade do Minho. Possui Título de Especialista na área dos Audiovisuais e subárea de Animação e, profissionalmente, exerce ainda como motion designer, artista de efeitos visuais, designer gráfico e sonoplasta. Em termos de produção científica, investiga maioritariamente o comportamento não-verbal na área da animação, princípios da animação, jogos digitais, narrativas interativas, entre outros.