Metodologias de ensino e de aprendizagem ativas: PrBL, PBL e CBL


Desculpe, o registro terminou.

Esta sessão visa ser uma introdução a algumas metodologias de ensino e aprendizagem ativas. Num primeiro momento exploram-se os princípios e orientações subjacentes às metodologias de E&A ativas. Num segundo momento serão partilhados e discutidos exemplos de modalidades dessas metodologias, no caso PrBL, PBL e CBL. Horário: 09h30 - 11h30 (Portugal Continental) | Duração: 2 horas | Vagas: 40


  • Data: 14-07-2021 09:30
  • Localização: Evento Online

Descrição

Esta sessão visa ser uma introdução a algumas metodologias de ensino e aprendizagem ativas.

Num primeiro momento exploram-se os princípios e orientações subjacentes às metodologias de E&A ativas.

Num segundo momento serão partilhados e discutidos exemplos de modalidades dessas metodologias, no caso PrBL, PBL e CBL.

Horário: 09h30 - 11h30 (Portugal Continental) | Duração: 2 horas | Vagas: 40

Biografia (Formadores)

Ana V. Rodrigues

É Professora Auxiliar do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro (UA) Doutorada em Didática e Formação. Membro integrado do Centro de Investigação “Didática e Tecnologia na Formação de Formadores”. Diretora do Centro Integrado de Educação em Ciências – Escola Ciência Viva de Vila Nova da Barquinha. É diretora do Mestrado em Educação pré-escolar e Ensino do 1ºCEB e leciona Unidades Curriculares no domínio da Didática das Ciências Naturais e da Prática Pedagógica Supervisionada. É membro da Equipa de Inovação Curricular e Pedagógica da UA.

Currículo completo em http://anavrodrigues.pt | Ciência ID: CA1D-D91E-76C1 | ORCID ID: http://orcid.org/0000-0003-1736-1817 | Scous Author Id: 57192974737

Vânia Carlos
É investigadora do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF), no Departamento de Educação e Psicologia da UA, doutorada em Multimédia em Educação. Integra as equipas de investigação dos projetos europeus “L&TSHE – Learning and Teaching Space in Higher Education” e “TEDS – Teacher education for sustainability”.

Leciona Unidades Curriculares no domínio da Didática das Ciências Sociais. É membro da Equipa de Inovação Curricular e Pedagógica da UA e colabora com o projeto “The ECIU University”.

 Currículo completo em https://vaniacarlos.wordpress.com | CIÊNCIA ID: 0419-C78A-EB67 | Orcid: orcid.org/0000-0002-5326-0469 | SCOPUS ID: 49862695600

Margarida Fardilha
É Professora Auxiliar com Agregação no Departamento de Ciências Médicas (DCM) da Universidade de Aveiro (UA) e coordenadora do Laboratório de Transdução de Sinais (STL https://fardilhaslab.wixsite.com/stlab) do Instituto de Biomedicina (iBiMED) - UA. Margarida Fardilha é membro da Equipa de Apoio à Inovação Curricular Pedagógica da Universidade de Aveiro e da Comissão de Inovação Pedagógica e Qualidade do DCM. É licenciada em Bioquímica pela Universidade do Porto (1996) e Doutorada em Biologia pela UA (2004). Currículo completo em https://www.cienciavitae.pt//AB13-016B-40A2.

Rui M. Lima
É professor associado do Departamento de Produção e Sistemas e Membro do Centro ALGORITMI - Linha de Pesquisa em Engenharia e Gestão Industrial, Grupo de Pesquisa em Produção Lean - da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, Portugal. Seus principais interesses de pesquisa estão relacionados com os campos de Engenharia e Gestão Industrial (Engenharia de Produção): Gestão de Produção; Gestão de Projetos Lean e Ágil; Serviços Lean; Lean Healthcare; Educação em engenharia; Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL); Cooperação Universidade-Empresa (UBC). É autor de dezenas de artigos em revista, livros ou capítulos de livros, e mais de uma centena de artigos em conferências. Atua como membro da equipa editorial da revista Production e do European Journal of Engineering Education. Já realizou mais de 60 workshops de formação para professores do ensino superior nas áreas de PBL, Active Learning e Avaliação.