Motivação no processo de ensino-aprendizagem assente na investigação e na extensão


Desculpe, o registro terminou.

Partindo da premissa de que a motivação dos alunos é fundamental para a sua aprendizagem e sucesso académico, procuraremos ilustrar com vários exemplos de atividades que têm sido desenvolvidas na UAlg em diversos ciclos de estudo, desde licenciaturas a doutoramentos, em que os alunos têm um papel ativo na construção do conhecimento e as atividades de ensino-aprendizagem estão muito relacionadas com as atividades de investigação e com as atividades de extensão. De entre os exemplos a apresentar contam-se os “Estágios de Integração na Investigação” (EII) e o “Ciclo de Palestras Doutoramentos da UAlg e Cultura Científica: Visão Prática”. Horário: 11h30 - 12h30 (Portugal Continental) | Duração: 1 Hora | Vagas: 50


  • Data: 16-07-2021 11:30
  • Localização: Evento Online

Descrição

Partindo da premissa de que a motivação dos alunos é fundamental para a sua aprendizagem e sucesso académico, procuraremos ilustrar com vários exemplos de atividades que têm sido desenvolvidas na UAlg em diversos ciclos de estudo, desde licenciaturas a doutoramentos, em que os alunos têm um papel ativo na construção do conhecimento e as atividades de ensino-aprendizagem estão muito relacionadas com as atividades de investigação e com as atividades de extensão.
De entre os exemplos a apresentar contam-se os “Estágios de Integração na Investigação” (EII) e o “Ciclo de Palestras Doutoramentos da UAlg e Cultura Científica: Visão Prática”.

Horário: 11h30 - 12h30 (Portugal Continental) | Duração: 1 Hora | Vagas: 50

Biografia Formador(a):

Saúl Neves de Jesus
Professor Catedrático de Psicologia, sendo atualmente Vice-Reitor da Universidade do Algarve.
É Diretor do Curso de Doutoramento em Psicologia, sendo também o representante de Portugal na "Stress and Anxiety International Research" (STAR) e o Coordenador da Mesa do Fórum Nacional de Psicologia.
Já foi Presidente do Conselho Diretivo, Presidente do Conselho Científico e Presidente do Conselho Pedagógico da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, bem como Presidente do CIEO, Centro de Investigação avaliado com “Muito Bom” pela FCT, tendo coordenado o grupo de investigação “Bem-Estar na Sociedade”.
Tem orientado pós-doutoramentos de colegas de vários países, já orientou 42 teses de doutoramento concluídas e mais de meia centena de teses de mestrado.
Tem publicados mais de três centenas de artigos científicos em revistas internacionais com revisão de pares.
Já obteve diversos prémios e distinções nacionais e internacionais.