Novas competências para professores e estudantes no ensino superior em contexto de pandemia


Desculpe, o registro terminou.

A pandemia e o confinamento tiveram impacto em todos os aspetos da nossa vida, na educação e não menos importante no ensino superior, especialmente em todos aqueles que fazem parte das comunidades do ensino superior, como estudantes e professores. Neste contexto pandemia, assiste-se a uma rápida e emergente transformação dos processos de ensino e aprendizagem, o que está a conduzir a novas e inovadoras abordagens e práticas pedagógicas para muitos dos professores e alunos. Para todos aqueles que ensinam, aprendem, investigam e trabalham em universidades, a pandemia tem colocado desafios sem precedentes. Uma coisa é certa: o ensino superior, como o conhecemos, nunca mais será o mesmo. Horário: 14h30 - 16h00 (Portugal Continental) | Duração: 90 minutos | Vagas: 50


  • Data: 06-07-2021 14:30
  • Localização: Evento Online

Descrição

A pandemia e o confinamento tiveram impacto em todos os aspetos da nossa vida, na educação e não menos importante no ensino superior, especialmente em todos aqueles que fazem parte das comunidades do ensino superior, como estudantes e professores, 

Neste contexto pandemia, assiste-se a uma rápida e emergente transformação dos processos de ensino e aprendizagem, o que está a conduzir a novas e inovadoras abordagens e práticas pedagógicas para muitos dos professores e alunos. Para todos aqueles que ensinam, aprendem, investigam e trabalham em universidades, a pandemia tem colocado desafios sem precedentes. 

Uma coisa é certa: o ensino superior, como o conhecemos, nunca mais será o mesmo.

Este cenário de mudança pedagógica, organizacional e tecnológica nos processos de ensino e aprendizagem, obriga professores como alunos, a profundas alterações nos seus processos de trabalho, nos seus hábitos e comportamentos, nas suas ferramentas e processos de comunicação, na interação e nos métodos de avaliação da aprendizagem.

Nesta formação, serão descritas as principais mudanças e transformações nas práticas pedagógicas, numa perspetiva de docentes e estudantes e elencadas as competências e papéis necessários para a continuidade e sustentabilidade do processo de transformação em termos de ensino e de aprendizagem.

A ação tem por principais objetivos:

  • identificar os contextos de mudança pedagógica no ensino superior, decorrentes da pandemia,
  • conhecer quadros de referência sobre competências e papéis dos docentes e estudantes
  • refletir sobre o desenvolvimento das competências necessárias a um novo perfil de docentes e estudantes.

Horário: 14h30 - 16h00 (Portugal Continental) | Duração: 90 minutos | Vagas: 50

Biografia Formador(a):

João Paiva Monteiro
É subdiretor no Laboratório de Competências Transversais do Iscte, responsável pela implementação do Núcleo de Inovação e Desenvolvimento Pedagógico, onde se inclui o suporte técnico e pedagógico à plataforma Online Learning Iscte. Exerceu no Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação (ESELx), funções técnicas como gestor da plataforma Moodle e professor adjunto convidado, na área da comunicação e produção multimédia. Licenciado em Ensino pela ESELx, possui Mestrado em Multimédia em Educação pela Universidade de Aveiro e em 2016 concluiu o doutoramento em Tecnologias de Informação e Comunicação em Educação, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Tem como áreas de interesse no contexto do ensino superior: o ensino à distância, inovação pedagógica e mudança organizacional, plágio, necessidades educativas especiais dos estudantes, desenvolvimento pedagógico e competências digitais.

(com coautoria de Rosário Mauritti, Helena Belchior Rocha, João Paiva Monteiro, Luís Carneiro, Marisa Rodrigues)

* ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa - Centro de Investigação e Estudos de Sociologia

** ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa – Laboratório de Competências Transversais