Team-Based Learning


Desculpe, o registro terminou.

Team-Based Learning (TBL) é um processo estruturado de ensino-aprendizagem ativo, baseado em equipas constituídas por alunos. Esta metodologia promove a aprendizagem colaborativa, planeada em torno de unidades de ensino, que podem ser consideradas "módulos", a aprofundar numa única sessão, no final da qual os conhecimentos e competências visados deverão estar consolidados. Esta metodologia promove competências como autonomia, responsabilidade e trabalho em equipa. O TBL estimula ainda práticas regulares de feedback das aprendizagens. Está assente no debate e discussão entre alunos, a partir dos materiais previamente disponibilizados pelo docente. Horário: 09h30 - 12h30 (Portugal Continental) | Duração: 3H | Vagas: 100


  • Data: 09-07-2021 09:30
  • Localização: Evento Online

Descrição

Universidade do Minho | Elsa Costa e Silva, Eugénia Ribeiro e Miguel Rocha

Team-Based Learning (TBL) é um processo estruturado de ensino-aprendizagem ativo, baseado em equipas constituídas por alunos. Esta metodologia promove a aprendizagem colaborativa, planeada em torno de unidades de ensino, que podem ser consideradas "módulos", a aprofundar numa única sessão, no final da qual os conhecimentos e competências visados deverão estar consolidados.
Esta metodologia promove competências como autonomia, responsabilidade e trabalho em equipa. O TBL estimula ainda práticas regulares de feedback das aprendizagens. Está assente no debate e discussão entre alunos, a partir dos materiais previamente disponibilizados pelo docente. As evidências científicas mostram que os resultados dos alunos são mais positivos, assim como os níveis de satisfação por eles reportados.
O papel do professor neste processo deixa de ser o do ‘expositor’ ou ‘transmissor’ de conteúdos para aquele que seleciona bibliografia e materiais relevantes, que constrói questionários de aferição e que promove o debate e interação com os alunos.
A TBL é uma metodologia flexível que pode ser aplicada em contexto de turmas grandes, quer em ambiente presencial, quer em sessões promovidas à distância com recurso a tecnologias como o Zoom.
Esta formação tem como objetivos:
• Apresentar os principais momentos desta metodologia de ensino, assim como alguns resultados e dados sobre o seu impacto no processo de ensino-aprendizagem;
• Partilhar a experiência de implementação em contextos específicos, quer em regime presencial, quer em ambiente à distância, procurando responder a questões concretas da prática docente.

Horário: 09h30 - 12h30 (Portugal Continental) | Duração: 3H | Vagas: 100

Biografias dos Formadores:

Elsa Costa e Silva é professora na Universidade do Minho, no departamento de Ciências da Comunicação e é diretora do Mestrado em Comunicação de Ciência. Dinamizou em várias instituições workshops de Media Training para Cientistas e de Técnicas de Apresentação em Comunicação de Ciência. Leciona na licenciatura e mestrado em Ciências da Comunicação, tendo implementado a metodologia TBL em diversas unidades curriculares. Frequentou cursos de formação organizados pelo Centro IDEA, tendo ainda sido membro da equipa organizadora do programa de formação Docência+ e facilitadora. Integra a comunidade de prática TBL-Now na UMinho.

Eugénia Ribeiro Pereira é professora da escola de Psicologia, da Universidade do Minho. É diretora do Mestrado Integrado em Psicologia. Leciona Investigação em Psicologia Aplicada, a turmas de 120 alunos, e Laboratório em Psicopatologia e Personalidade, a turmas de 25 alunos. Nos últimos anos, estruturou as aulas de ambas as UCs com base na metodologia de Team-Based Learning (TBL). Tem frequentado e lecionado cursos de formação organizados pelo Centro IDEA. Integra a comunidade de prática TBL-Now na UMinho.

Miguel Rocha é Professor Associado com Agregação do Dep. Informática da Universidade do Minho, sendo o diretor do Mestrado em Bioinformática e coordenador da equipa de investigação em Bioinformática e Biologia de Sistemas do Centro de Engenharia Biológica. Leciona e é o docente responsável em cerca de 10 unidades curriculares relacionadas com a inteligência artificial, as ciências de dados e a bioinformática, em cursos de 1º, 2º e 3º ciclos, tendo implementado a metodologia TBL em várias destas nos últimos anos. Tem frequentado vários cursos de formação organizados pelo Centro IDEA, integrando desde o início a comunidade de prática TBL-Now na UMinho.