5ª Edição


  •  27-09-2021 09:30
  • Evento Online

Horário: 09h30 - 12h30 (Portugal Continental) | Duração: 3H | Vagas: 30 Neste workshop, será apresentada uma metodologia ativa de (co-)construção e de comunicação do conhecimento que ajuda os estudantes a processar, de forma (cri)ativa, os tópicos programáticos abordados em aula, com recurso a ferramentas digitais de mind mapping e de storytelling digital. Ao longo do workshop, os participantes terão a oportunidade de vivenciar as etapas que compõem esta metodologia.

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  •  27-09-2021 10:00
  • Evento Online

Horário: 10h00 - 12h00 (Portugal Continental) | Duração: 2H | Vagas: 30 Esta formação é uma introdução à aprendizagem experiencial, os seus conceitos e técnicas. No final da formação espera-se que os participantes: 1. Desenvolvam intervenções pedagógicas que contemplem atividades que permitam cobrir diferentes estilos de aprendizagem; 2. Sejam capazes de identificar as competências a serem desenvolvidas em cada um dos modos de aprendizagem a partir de uma atividade experiencial vivenciada na primeira pessoa; 3. Identifiquem o seu estilo dominante enquanto educador e definam estratégias de adoção de outros estilos; 4. Saibam desenhar um plano de intervenção pedagógico experiencial e respetiva avaliação.

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  •  27-09-2021 11:00
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Horário: 11h00 - 13h00 (Portugal Continental) | Duração: 2 Horas | Vagas: 40 As novas condicionantes pedagógicas trazidas pela pandemia acentuaram um problema identificado já há vários anos pela literatura: não sabemos a carga de trabalho real de um estudante do ensino superior. Com a consciência de que pode ser difícil medir esta variável, sabemos que é muito importante saber como controlá-la, contribuindo assim para a melhoria efetiva das aprendizagens dos estudantes. Este workshop pretende explorar estratégias e ferramentas de planeamento e adequação da carga de trabalho dos estudantes orientadas pelo alinhamento pedagógico. Haverá oportunidade de refletir na sua Unidade Curricular.

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  •  28-09-2021 10:00
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Horário: 10h00 - 11h30 (Portugal Continental) | Duração: 1:30 Hora | Vagas: 40 A adaptação ao ensino remoto de emergência, durante o ano letivo de 2020-2021, representou uma excelente oportunidade para adaptar metodologias e abordagens pedagógicas ao ensino online. Mais concretamente, as estratégias utilizadas consistiram em (i) publicação de um guião de cada atividade a realizar, que incluía o tempo da atividade, os objetivos específicos, uma descrição de todas as tarefas e respetivos recursos, e data de conclusão; (ii) gravação de vídeos de apoio, essenciais para clarificar conceitos, necessários para atividades cognitivas mais complexas; (iii) portefólios digitais, uma forma de os estudantes construírem os seus ambientes pessoais de aprendizagem e refletirem sobre o seu próprio processo de aprendizagem; por fim, (iv) rubricas, não apenas orientadas para a avaliação, mas principalmente enquanto estratégia de aprendizagem, pois permitem aos estudantes construir um percurso de aprendizagem utilizando a matriz de indicadores e respetivos critérios de qualidade de desempenho como mapas de orientação. Neste workshop, iremos experimentar um modelo online de construção de rubricas a partir do guião de uma atividade.

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  •  28-09-2021 18:00
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Horário: 18h00 - 20h00 (Portugal Continental) | Duração: 2 Horas | Vagas: 100 Os/As estudantes que se identificam como Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trans, Intersexo ou outros (LGBTI+) estão mais expostos/as a experiências discriminatórias associadas ao seu estatuto de minoria sexual, quer na sociedade em geral, quer na universidade em particular. A exposição direta e indireta ao estigma sexual pode interferir negativamente com as suas experiências no ensino superior, afetando não só a sua saúde física e mental, mas também a sua adaptação à universidade e o seu desempenho académico. Nesta formação, iremos explorar elementos práticos para a inclusão dos/das estudantes LGBTI+ em ambiente académico português, elaborar fundamentos de pedagogia crítica para esta tarefa e treinar exemplos práticos de aplicação de estratégias de promoção da inclusão, no sentido de desafiar e eliminar a LGBTI+fobia das práticas pedagógicas no ensino superior português.

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  •  29-09-2021 10:00
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Horário: 10h00 - 12h00 (Portugal Continental) | Duração: 2 Horas | Vagas: 35 Formação com uma componente teórica baseada na apresentação do conceito de inteligência emocional, e sua aplicação aos conceitos de Ensino-Aprendizagem no contexto do Ensino Superior. As temáticas da promoção da autoconsciência nos estudantes, da empatia como processo facilitador no ensino, da autorregulação no docente e da regulação do comportamento dos estudantes em sala de aula serão aprofundadas. Serão realizados alguns exercícios práticos de aplicação destes conceitos a situações reais em sala de aula, partindo das observações realizadas com docentes do IST. Serão também trabalhados alguns instrumentos que poderão permitir aos docentes desenvolver a sua inteligência emocional ao longo do tempo, com particular destaque para as estratégias que podem potenciar o processo de Ensino – Aprendizagem.

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  •  29-09-2021 10:30
  • Evento Online

Horário: 10h30 - 12h30 (Portugal Continental) | Duração: 2 Horas | Vagas: 40 Partindo do pressuposto de que existe uma estreita e importante relação entre comunicação e processo de ensino-aprendizagem, transversal às modalidades de ensino presencial e remoto, esta formação tem como principal objetivo partilhar algumas estratégias e recursos com vista à otimização das competências comunicativas dos docentes. Serão também partilhadas algumas orientações e estratégias no que à utilização da voz diz respeito, uma vez que a efetividade da comunicação em sala de aula passa pela utilização adequada da voz pelo professor, sendo esta uma importante estratégia pedagógica para transmitir conhecimentos aos seus estudantes.

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  •  29-09-2021 14:00
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Horário: 14h00 - 15h30 (Portugal Continental) | Duração: 01:30H | Vagas: 30 Realizar inovação pedagógica no ensino superior parece muitas vezes uma tarefa complexa e para a qual não temos tempo. Nesta formação pretendemos partilhar experiências de inovação aplicada a diferentes níveis na UC: utilização de tecnologia em atividade ou aulas, mudanças simples que alteram a visão de toda a unidade curricular e estratégias de cooperação interinstitucional que abrem a aprendizagem para além da sala de aula. É preciso tempo para inovar, mas é importante dar um passo de cada vez para construir a inovação.

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  •  29-09-2021 14:30
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Horário: 14h30 - 16h30 (Portugal Continental) | Duração: 2 Horas | Vagas: 40 No contexto de um ambiente de aprendizagem em que o envolvimento dos estudantes é um desafio cada vez maior, a utilização de estratégias de Gamificação e de abordagens Game-based (aprendizagem baseada em jogos) podem promover maiores níveis de aprendizagem. Sendo a motivação um fator fundamental para o processo de ensino aprendizagem, a adoção deste tipo de estratégias, permite um maior envolvimento e participação ativa dos estudantes, bem como potenciar o desenvolvimento da sua criatividade e autonomia. Neste workshop serão abordadas várias estratégias para a utilização destas técnicas de Gamificação e de Game-based Learning, através de alguns exemplos da sua implementação.

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  •  30-09-2021 17:00
  • Evento Online

Horário: 17h00 - 19h00 (Portugal Continental) | Duração: 2 Horas | Vagas: 40 Objetivo Conscientizar sobre a necessidade de promover uma cultura ética na produção do conhecimento científico, baseada numa visão holística e integradora do problema.

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  •  01-10-2021 09:30
  • Evento Online

Horário: 09h30 - 13h00 (Portugal Continental) | Duração: 3 30 Horas | Vagas: 45 O Jigsaw, ou método dos puzzles, é um método de Aprendizagem cooperativa criado por Aronson, Blaney, Stephan, Sikes e Snapp (1978), que tem grandes vantagens para o desenvolvimento de competências de nível cognitivo superior, nomeadamente o pensamento crítico, em qualquer área do conhecimento. As evidências empíricas do seu impacto positivo na melhoria das aprendizagens dos alunos têm conduzido à sua inclusão no grupo dos oito métodos de Aprendizagem Cooperativa mais eficazes. A sua utilização, aliada à elaboração de mapas de conceitos, promove um questionamento contínuo entre os alunos e possibilita o desenvolvimento de competências de análise, avaliação, pensamento criativo e de meta-cognição, bem como de comunicação e de cooperação. Nesta sessão, ao mesmo tempo que nos inspiraremos de exemplos de práticas desenvolvidas pelas formadoras, os formandos poderão discutir a fundamentação e vivenciar de forma cooperativa a implementação conjunta do método Jigsaw e os mapas de conceitos, experimentando assim o seu potencial.

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  •  01-10-2021 10:00
  • Evento Online

Horário: 10h00 - 11h00 (Portugal Continental) | Duração: 1 Hora | Vagas: 100 As atividades de avaliação coexistem com propósitos muito diferentes. Podem apoiar a aprendizagem dentro de uma unidade curricular, podem assegurar a preparação dos estudantes para atingir os resultados de aprendizagem desejados ou contribuir para uma aprendizagem final, como a obtenção de uma certificação final ou grau. Todos estes significados e propósitos são importantes e é relevante em cada ato de avaliação enfatizar mais um objetivo ou outro. Tradicionalmente o design de avaliação centra-se no objetivo da classificação, sem considerar como apoiar a aprendizagem ou como construir com os estudantes a sua capacidade de analisarem e julgarem o seu próprio trabalho, para que possam aprender e autoavaliar-se além dos objetivos de aprendizagem da unidade curricular. Este workshop pretende providenciar recursos pedagógicos práticos que possibilitem aos professores do ensino superior uma tomada de decisão ajustada à tarefa real e à rúbrica associada.

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  •  01-10-2021 10:00
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Horário: 10h00 - 12h00 (Portugal Continental) | Duração: 2 Horas | Vagas: 40 O setor do turismo e das viagens assenta num complexo sistema de inter-relações entre vários agentes, no qual a intermediação entre a oferta e a procura desempenha um papel fulcral. É fundamental compreender o modo como se estrutura a distribuição turística e a sua dinâmica, bem como o papel dos intermediários na oferta turística. O recurso a simulações e uso de sistemas tecnológicos no contexto da formação e ensino do turismo é essencial e permite aumentar o envolvimento ativo dos estudantes e contribui para a melhoria das suas aprendizagens. O objetivo desta sessão assenta na apresentação de soluções tecnológicas inovadoras no contexto do setor das viagens e do turismo bem como a análise da dinâmica no contexto do recurso da ferramenta de ensino e simulação em sala de aula. Nomeadamente o Sistema de Distribuição Global Galileo dando a conhecer e experimentar esta ferramenta, bem como a análise da dinâmica competitiva subjacente à mesma no contexto de debate dos atuais desafios do setor. O programa Galileo é uma ferramenta de reservas que fornece aos agentes de viagens e outros profissionais no âmbito da hotelaria e turismo acesso a todo o conteúdo de viagens, incluindo Voos, Hotéis e Carros. Com simulação prática do sistema de reservas Galileo os estudantes são incentivados a uma autoformação prática e ao debate para aprofundar as questões de maior relevância para o desenvolvimento da atividade das Agências de Viagens e Turismo e Operadores Turísticos e realizados exercícios práticos sobre as mesmas.

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  •  01-10-2021 10:00
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Horário: 10h00 - 11h00 (Portugal Continental) | Duração: 1 Hora | Vagas: 30 No decorrer desta formação pretende-se discutir de que forma o diário gráfico pode ser aplicado – como estratégia fundamental de aprendizagem – permitindo aos estudantes desenvolver e aprofundar competências gerais e específicas do domínio do desenho. Não obstante ser uma prática habitual, importa analisar as adaptações realizadas aos exercícios, decorrentes do contexto pandémico do COVID-19, e das realidades e motivações dos estudantes, considerando hipóteses de trabalho potenciadas pelas características desse suporte. Tomando como ponto de partida os desenhos desenvolvidos pelos estudantes, será realizada uma análise ao contributo que o diário possibilitou nesse processo de aprendizagem, em conjunto com as abordagens relativas ao desenvolvimento da capacidade de observação, da capacidade criativa e de comunicação.

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  •  01-10-2021 14:00
  • Evento Online

Horário: 14h00 - 16h00 (Portugal Continental) | Duração: 2 Horas | Vagas: 40 Propomos apresentar neste workshop as várias estratégias pedagógicas de sucesso que fomos implementando ao longo de quase duas décadas de lecionação e que resultam, pois, da nossa experiência e dos ensinamentos que fomos recolhendo em eventos de teor pedagógico como este. Na primeira parte desta formação enunciaremos e experimentaremos um conjunto de boas práticas em geral, tais como: i) a identificação dos estudantes com particulares dificuldades e a definição de uma estratégia individualizada para os mesmos; ii) a otimização do horário de atendimento e das orientações tutoriais; iii) o uso adequado das fontes nos elementos de apoio e de avaliação e iv) a utilização de técnicas para captar e manter a atenção, como por exemplo a resposta a questões lecionadas na aula com ferramentas digitais ou através de comportamentos corporais. Identificaremos, igualmente, algumas estratégias especialmente adequadas ao ensino das ciências jurídicas aplicadas, como sejam a promoção de uma aula de metodologia de resolução de casos práticos e de um workshop de “Português Jurídico”. Na segunda parte da formação explicitaremos e aplicaremos uma prática pedagógica por nós utilizada em unidades curriculares (uc) do 2.º ciclo e que é inspirada no Team-Based Learning, embora tenha sido adaptada aos objetivos do curso/uc e à dimensão da turma.

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  •  24-09-2021 10:00
  • Evento Online

Horário: 10h00 - 12h00 (Portugal Continental) | Duração: 2 Horas | Vagas: 35 Definir os learning outcomes (LO), enquanto o conjunto de conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes no decurso daquela Unidade Curricular ou daquele Curso/Formação, nem sempre se afigura uma tarefa fácil. Nesta formação pretende-se enquadrar os LO enquanto “ferramenta” essencial ao design curricular, bem como discutir estratégias e orientações para a formulação de LO mais objetivos, claros e mensuráveis.

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  •  23-09-2021 15:00
  • Evento Online

Horário: 15h00 - 17h00 (Portugal Continental) | Duração: 2 Horas | Vagas: 40 Nesta formação apresenta-se uma estratégia pedagógica baseada no conceito de aprendizagem ativa onde são explorados diversos recursos digitais, de acesso livre, que podem ser utlizados em diversas áreas do conhecimento para ensinar e motivar os alunos (em sala de aula física ou virtual). Além disso, muitos desses recursos permitem criar formas diversificadas de avaliação e de classificação.

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  •  23-09-2021 10:00
  • Evento Online

Horário: 10h00 - 12h00 (Portugal Continental) | Duração: 2H | Vagas: 100 O desenvolvimento de projetos em grupo cria desafios aos docentes e é uma prática comum para melhorar as aprendizagens dos estudantes. Contudo, os contributos dos diferentes elementos de um grupo, nem sempre são equitativos e podem gerar injustiças com consequências no processo de aprendizagem e na avaliação. Com esta formação e a partir de metodologias participativas abordaremos algumas técnicas de trabalho colaborativo como a framework ScrumTM. São métodos de trabalho que se baseiam em artefactos, eventos e papéis, que no seu conjunto permitem um planeamento e gestão de projetos que incentivam ao desempenho da equipa e à responsabilidade, quer individual, quer coletiva.

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  •  23-09-2021 09:30
  • Evento Online

Horário: 09h30 - 12h30 (Portugal Continental) | Duração: 3H | Vagas: 100 Team-Based Learning (TBL) é um processo estruturado de ensino-aprendizagem ativo, baseado em equipas constituídas por alunos. Esta metodologia promove a aprendizagem colaborativa, planeada em torno de unidades de ensino, que podem ser consideradas "módulos", a aprofundar numa única sessão, no final da qual os conhecimentos e competências visados deverão estar consolidados. Esta formação tem como objetivos: - Apresentar os principais momentos desta metodologia de ensino, assim como alguns resultados e dados sobre o seu impacto no processo de ensino-aprendizagem; - Partilhar a experiência de implementação em contextos específicos, quer em regime presencial, quer em ambiente à distância, procurando responder a questões concretas da prática docente.

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  •  22-09-2021 10:00
  • Evento Online

Horário: 10:00 - 11:00H (Portugal Continental) | Duração: 1 Hora | Vagas: 30 O ensino baseado em projetos (PBL- Project-Based Learning) é uma prática pedagógica que merece atenção, em particular nas áreas criativas e de ciências informáticas, pois foca-se na aquisição do conhecimento e de competências através da criação ao longo do tempo. Nesta sessão iremos abordar: - O que é o PBL? - Quais os pontos fortes e fracos? - Como implementar? Quais os desafios?

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  •  21-09-2021 09:30
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Horário: 09h30 - 10h30 (Portugal Continental) | Duração: 1 hora | Vagas: 100 A plataforma Miro é essencialmente um quadro branco… mas também é muito mais do que isso. Por um lado, é uma tela infinita. Por outro lado, é uma plataforma colaborativa de trabalho remoto e realmente simultâneo, onde me divirto a ver cursores com identificação a passear de um lado para o outro. Pelo meio, está a imaginação de cada um e a utilidade que lhe quisermos dar. É um espaço onde estudantes podem trabalhar em conjunto, onde nos mostram algo muito mais importante do que o resultado: o processo. Estou muito longe de ser perito e a verdade é que existem várias alternativas de plataformas deste tipo. De qualquer forma, esta é uma ferramenta verdadeiramente interessante e tenho a certeza de que bastam alguns minutos para experimentar e para que rapidamente possam ir mais longe do que eu. Mais ainda, basta que depois partilhem com os vossos estudantes e os vejam ir ainda mais longe.

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  •  21-09-2021 02:30
  • Evento Online

Horário: 14h30 - 17h00 (Portugal Continental) | Duração: 02:30 horas | Vagas: 30 A gamificação (do termo inglês “gamification”) é um fenómeno emergente que deriva diretamente da crescente popularização dos jogos, sendo definida pelo uso de elementos jogáveis em contextos não jogáveis. Pode-se considerar que a gamificação é simplesmente fazer uso das mecânicas de um jogo, para tornar a aprendizagem mais divertida. Essa é essência dos jogos, a capacidade de tornar algo como uma experiência que nos dá satisfação e é divertida. Contudo, os jogos apresentam um conjunto de atributos desejáveis para os processos de ensino e aprendizagem. Nos jogos, as tarefas, apesar de repetitivas, são atrativas. O feedback é constante, os objetivos são claros. As regras são claras e transparentes. A informação é na quantidade certa e no momento certo. A falha é espectável, encorajada, espetacular e motivo de conversa. A gamificação é, assim, um método que pode ser usado para alcançar objetivos de formação usando elementos jogáveis para despertar interesse, aumentar a participação, desenvolver a criatividade e a autonomia, promover o diálogo e colocar os formandos a resolver situações-problema. Agenda: - Boas-vindas e introdução à metodologia (30 min) - Trabalho em salas grupo (45 min) - Apresentação e discussão das propostas (45 min) - Wrap-up da sessão (30 min)

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  •  21-09-2021 02:30
  • Evento Online

Horário: 14h30 - 16h00 (Portugal Continental) | Duração: 01:30 horas | Vagas: 100 Fórum de discussão sobre a importância dos docentes do ensino superior produzirem ou não os seus próprios recursos de aprendizagem.

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