Horário: 17h00 - 19h00 (Portugal Continental) | Duração: 2 Horas | Vagas: 40 Objetivo Conscientizar sobre a necessidade de promover uma cultura ética na produção do conhecimento científico, baseada numa visão holística e integradora do problema.
Horário: 17h00 - 19h00 (Portugal Continental) | Duração: 2 Horas | Vagas: 40
Objetivo
Conscientizar sobre a necessidade de promover uma cultura ética na produção do conhecimento científico, baseada numa visão holística e integradora do problema.
Conteúdo
→ Problematizar os conceitos: ética na ciência, responsabilidade moral, responsabilidade civil
→ Compreender a relação entre três conceitos: Direito de Autor, Direito de Citação e plágio
→ Apresentar uma política de promoção da integridade científica baseada na Teoria do Triângulo Virtuoso, defendida por Jacques Hallack :
1. Prevenção através da informação e sensibilização
1.1. Cartas éticas impostas a toda a comunidade académica como códigos de conduta e boas práticas
1.2. Informar os estudantes sobre as sanções em que podem incorrer
1.3. Programas de formação para a ética
1.4. Programas de formação em metodologia do trabalho científico
2. Observação vigilância e deteção de fraudes
2.1. Maior controle nas provas de avaliação
2.2. Acompanhamento regular e assíduo por parte do orientador
2.3. Revisão de conteúdos científicos por especialistas
2.4. Verificação de plágio
3. Anulação da fraude e sanções
3.1. Diferenciar as sanções em função da gravidade
3.2. Aplicar as sanções
Biografia Formador(a):
Isabel Marcos é doutorada em Documentación pela Universidade de Alcalá de Henares-Madrid. Possui o grau de mestre outorgado pela mesma Universidade e a Pós-Graduação em Ciências Documentais pela Universidade Autónoma de Lisboa. É licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Foi docente de 2007 a 2012 na Licenciatura de Ciências da Informação e Documentação da Universidade Aberta e tem coordenado Projetos de Literacia da Informação e da Ética na Ciência. Atualmente é coordenadora da Área das Biblioteca, Arquivo e Museus.