Ética na Ciência: Como Abordar o Problema?


Horário: 17h00 - 19h00 (Portugal Continental) | Duração: 2 Horas | Vagas: 40 Objetivo Conscientizar sobre a necessidade de promover uma cultura ética na produção do conhecimento científico, baseada numa visão holística e integradora do problema.


  • Data: 30-09-2021 17:00
  • Localização: Evento Online

Descrição

Horário: 17h00 - 19h00 (Portugal Continental) | Duração: 2 Horas | Vagas: 40

Objetivo

Conscientizar sobre a necessidade de promover uma cultura ética na produção do conhecimento científico, baseada numa visão holística e integradora do problema.

Conteúdo

→ Problematizar os conceitos: ética na ciência, responsabilidade moral, responsabilidade civil

→ Compreender a relação entre três conceitos: Direito de Autor, Direito de Citação e plágio

→ Apresentar uma política de promoção da integridade científica baseada na Teoria do Triângulo Virtuoso, defendida por Jacques Hallack :

1. Prevenção através da informação e sensibilização

1.1. Cartas éticas impostas a toda a comunidade académica como códigos de conduta e boas práticas

1.2. Informar os estudantes sobre as sanções em que podem incorrer

1.3. Programas de formação para a ética

1.4. Programas de formação em metodologia do trabalho científico

2. Observação vigilância e deteção de fraudes

2.1. Maior controle nas provas de avaliação

2.2. Acompanhamento regular e assíduo por parte do orientador

2.3. Revisão de conteúdos científicos por especialistas

2.4. Verificação de plágio

3. Anulação da fraude e sanções

3.1. Diferenciar as sanções em função da gravidade

3.2. Aplicar as sanções

Biografia Formador(a):

Isabel Marcos é doutorada em Documentación pela Universidade de Alcalá de Henares-Madrid. Possui o grau de mestre outorgado pela mesma Universidade e a Pós-Graduação em Ciências Documentais pela Universidade Autónoma de Lisboa. É licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Foi docente de 2007 a 2012 na Licenciatura de Ciências da Informação e Documentação da Universidade Aberta e tem coordenado Projetos de Literacia da Informação e da Ética na Ciência. Atualmente é coordenadora da Área das Biblioteca, Arquivo e Museus.