Avaliação no Ensino Superior e tomada de decisão ajustada ao propósito


Horário: 10h00 - 11h00 (Portugal Continental) | Duração: 1 Hora | Vagas: 100 As atividades de avaliação coexistem com propósitos muito diferentes. Podem apoiar a aprendizagem dentro de uma unidade curricular, podem assegurar a preparação dos estudantes para atingir os resultados de aprendizagem desejados ou contribuir para uma aprendizagem final, como a obtenção de uma certificação final ou grau. Todos estes significados e propósitos são importantes e é relevante em cada ato de avaliação enfatizar mais um objetivo ou outro. Tradicionalmente o design de avaliação centra-se no objetivo da classificação, sem considerar como apoiar a aprendizagem ou como construir com os estudantes a sua capacidade de analisarem e julgarem o seu próprio trabalho, para que possam aprender e autoavaliar-se além dos objetivos de aprendizagem da unidade curricular. Este workshop pretende providenciar recursos pedagógicos práticos que possibilitem aos professores do ensino superior uma tomada de decisão ajustada à tarefa real e à rúbrica associada.


  • Data: 01-10-2021 10:00
  • Localização: Evento Online

Descrição

Horário: 10h00 - 11h00 (Portugal Continental) | Duração: 1 Hora | Vagas: 100


As atividades de avaliação coexistem com propósitos muito diferentes. Podem apoiar a aprendizagem dentro de uma unidade curricular, podem assegurar a preparação dos estudantes para atingir os resultados de aprendizagem desejados ou contribuir para uma aprendizagem final, como a obtenção de uma certificação final ou grau. Todos estes significados e propósitos são importantes e é relevante em cada ato de avaliação enfatizar mais um objetivo ou outro. Tradicionalmente o design de avaliação centra-se no objetivo da classificação, sem considerar como apoiar a aprendizagem ou como construir com os estudantes a sua capacidade de analisarem e julgarem o seu próprio trabalho, para que possam aprender e autoavaliar-se além dos objetivos de aprendizagem da unidade curricular.


Este workshop pretende providenciar recursos pedagógicos práticos que possibilitem aos professores do ensino superior uma tomada de decisão ajustada à tarefa real e à rúbrica associada. 

Biografia formador(a)
Ana Teresa Ferreira Oliveira é licenciada e doutorada em Psicologia, na especialidade do Trabalho e das Organizações pela Universidade do Minho, com Pós Doutoramento pela Faculdade de Economia pela Universidade do Porto. É professora adjunta convidada da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e investigadora integrada no Centro de Investigação CISAS. Tem investigação publicada relativamente aos sistemas de gestão e processos de desenvolvimento de pessoas, confiança organizacional, educação e desenvolvimento de competências, sustentabilidade, inovação, criatividade, comportamento inovador, responsabilidade social e inclusão social. No IPVC tem desenvolvido projetos territoriais em programas de educação inclusiva e ligação à comunidade, desenvolvimento de boas práticas de governança, prevenção do abandono, promoção do sucesso escolar, do desenvolvimento humano, do voluntariado e da empregabilidade dos estudantes, trabalhando na ligação entre a academia e a sociedade. Tem estado envolvida também em projetos internos que incidem na conciliação trabalho-família e desenvolvimento de políticas e práticas de igualdade no IPVC. No IPVC colabora com vários projetos financiados internacionalmente pela Comissão Europeia e pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e está integrada em redes de investigação internacionais.

Faz parte da equipa de coordenação institucional do IPVC do projeto do Diretorado para a Educação da OCDE, denominado desenvolvimento da criatividade e pensamento crítico nos professores do ensino superior.