Como promover a autorregulação na aprendizagem dos estudantes


Horário: 10h00 - 11h30 (Portugal Continental) | Duração: 1:30 Hora | Vagas: 40 A adaptação ao ensino remoto de emergência, durante o ano letivo de 2020-2021, representou uma excelente oportunidade para adaptar metodologias e abordagens pedagógicas ao ensino online. Mais concretamente, as estratégias utilizadas consistiram em (i) publicação de um guião de cada atividade a realizar, que incluía o tempo da atividade, os objetivos específicos, uma descrição de todas as tarefas e respetivos recursos, e data de conclusão; (ii) gravação de vídeos de apoio, essenciais para clarificar conceitos, necessários para atividades cognitivas mais complexas; (iii) portefólios digitais, uma forma de os estudantes construírem os seus ambientes pessoais de aprendizagem e refletirem sobre o seu próprio processo de aprendizagem; por fim, (iv) rubricas, não apenas orientadas para a avaliação, mas principalmente enquanto estratégia de aprendizagem, pois permitem aos estudantes construir um percurso de aprendizagem utilizando a matriz de indicadores e respetivos critérios de qualidade de desempenho como mapas de orientação. Neste workshop, iremos experimentar um modelo online de construção de rubricas a partir do guião de uma atividade.


  • Data: 28-09-2021 10:00
  • Localização: Evento Online

Descrição

Horário: 10h00 - 11h30 (Portugal Continental) | Duração: 1:30 Hora | Vagas: 40

A adaptação ao ensino remoto de emergência, durante o ano letivo de 2020-2021, representou uma excelente oportunidade para adaptar metodologias e abordagens pedagógicas ao ensino online.

Mais concretamente, as estratégias utilizadas consistiram em (i) publicação de um guião de cada atividade a realizar, que incluía o tempo da atividade, os objetivos específicos, uma descrição de todas as tarefas e respetivos recursos, e data de conclusão; (ii) gravação de vídeos de apoio, essenciais para clarificar conceitos, necessários para atividades cognitivas mais complexas; (iii) portefólios digitais, uma forma de os estudantes construírem os seus ambientes pessoais de aprendizagem e refletirem sobre o seu próprio processo de aprendizagem; por fim, (iv) rubricas, não apenas orientadas para a avaliação, mas principalmente enquanto estratégia de aprendizagem, pois permitem aos estudantes construir um percurso de aprendizagem utilizando a matriz de indicadores e respetivos critérios de qualidade de desempenho como mapas de orientação.

Neste workshop, iremos experimentar um modelo online de construção de rubricas a partir do guião de uma atividade.

Biografia Formador(a):

Laura Chagas é Professora Adjunta Convidada na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Politécnico de Leiria. Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses, com Mestrado e Doutoramento na área de TIC na Educação. Membro Colaborador do Centro de Investigação Aplicada em Turismo da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, do Politécnico de Leiria. Os principais interesses de investigação prendem-

se com o Ensino a Distância, uso de tecnologia no ensino das línguas, satisfação docente e discente, estudo autónomo das línguas, aprendizagem colaborativa, entre outros.

Paula Cardoso é Professora Adjunta na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, do Politécnico de Leiria. Doutorada em Educação, especialidade de Educação a Distância e eLearning, pela Universidade Aberta (2017). Investigadora Integrada do LE@D, Laboratório de Educação a Distância e eLearning, da Universidade Aberta (http://lead.uab.pt/), Membro Colaborador do Centro de Investigação Aplicada em Turismo da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, do Politécnico de Leiria (http://citur.ipleiria.pt/pt/). É autora de diversas publicações e comunicações em Educação e investigadora nas áreas da Educação Aberta, Línguas Estrangeiras e Turismo.