Das boas práticas pedagógicas em geral e nas ciências jurídicas em especial


Horário: 14h00 - 16h00 (Portugal Continental) | Duração: 2 Horas | Vagas: 40 Propomos apresentar neste workshop as várias estratégias pedagógicas de sucesso que fomos implementando ao longo de quase duas décadas de lecionação e que resultam, pois, da nossa experiência e dos ensinamentos que fomos recolhendo em eventos de teor pedagógico como este. Na primeira parte desta formação enunciaremos e experimentaremos um conjunto de boas práticas em geral, tais como: i) a identificação dos estudantes com particulares dificuldades e a definição de uma estratégia individualizada para os mesmos; ii) a otimização do horário de atendimento e das orientações tutoriais; iii) o uso adequado das fontes nos elementos de apoio e de avaliação e iv) a utilização de técnicas para captar e manter a atenção, como por exemplo a resposta a questões lecionadas na aula com ferramentas digitais ou através de comportamentos corporais. Identificaremos, igualmente, algumas estratégias especialmente adequadas ao ensino das ciências jurídicas aplicadas, como sejam a promoção de uma aula de metodologia de resolução de casos práticos e de um workshop de “Português Jurídico”. Na segunda parte da formação explicitaremos e aplicaremos uma prática pedagógica por nós utilizada em unidades curriculares (uc) do 2.º ciclo e que é inspirada no Team-Based Learning, embora tenha sido adaptada aos objetivos do curso/uc e à dimensão da turma.


  • Data: 01-10-2021 14:00
  • Localização: Evento Online

Descrição

Horário: 14h00 - 16h00 (Portugal Continental) | Duração: 2 Horas | Vagas: 40

Propomos apresentar neste workshop as várias estratégias pedagógicas de sucesso que fomos implementando ao longo de quase duas décadas de lecionação e que resultam, pois, da nossa experiência e dos ensinamentos que fomos recolhendo em eventos de teor pedagógico como este.

Na primeira parte desta formação enunciaremos e experimentaremos um conjunto de boas práticas em geral, tais como: i) a identificação dos estudantes com particulares dificuldades e a definição de uma estratégia individualizada para os mesmos; ii) a otimização do horário de atendimento e das orientações tutoriais; iii) o uso adequado das fontes nos elementos de apoio e de avaliação e iv) a utilização de técnicas para captar e manter a atenção, como por exemplo a resposta a questões lecionadas na aula com ferramentas digitais ou através de comportamentos corporais.

Identificaremos, igualmente, algumas estratégias especialmente adequadas ao ensino das ciências jurídicas aplicadas, como sejam a promoção de uma aula de metodologia de resolução de casos práticos e de um workshop de “Português Jurídico”.

Na segunda parte da formação explicitaremos e aplicaremos uma prática pedagógica por nós utilizada em unidades curriculares (uc) do 2.º ciclo e que é inspirada no Team-Based Learning, embora tenha sido adaptada aos objetivos do curso/uc e à dimensão da turma.

Biografia formador(a)

Susana Almeida é Professora na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Leiria desde 2001/2002. Doutora em Direito Privado. Coordenadora do Curso de Licenciatura em Solicitadoria.

Investigadora do Polo de Leiria do Instituto Jurídico Portucalense. Leciona unidades curriculares de Direito Privado na Licenciatura em Solicitadoria e no Mestrado em Solicitadoria de Empresa. Tem focado a sua investigação em temáticas de Direito da Família analisadas a luz da jurisprudência do Tribunal Europeu dos Direitos Humanos e, bem assim, de Direito do Consumo.

Ana Lambelho é Professora na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Leiria desde 2004. Doutora em Direito do Trabalho. Coordenadora do Mestrado em Solicitadoria de Empresa e da Pós-graduação em Registos e Notariado. Investigadora do Polo de Leiria do Instituto Jurídico Portucalense. Leciona unidades curriculares no âmbito do Direito do Trabalho e do Direito Civil (Teoria Geral do Direito Civil) na Licenciatura em Solicitadoria e no Mestrado em Solicitadoria de Empresa. Tem focado a sua investigação em temáticas de Direito do Trabalho.