Desenhar para compreender, construir e memorizar: a presença do diário gráfico como estratégia fundamental de aprendizagem


Horário: 10h00 - 11h00 (Portugal Continental) | Duração: 1 Hora | Vagas: 30 No decorrer desta formação pretende-se discutir de que forma o diário gráfico pode ser aplicado – como estratégia fundamental de aprendizagem – permitindo aos estudantes desenvolver e aprofundar competências gerais e específicas do domínio do desenho. Não obstante ser uma prática habitual, importa analisar as adaptações realizadas aos exercícios, decorrentes do contexto pandémico do COVID-19, e das realidades e motivações dos estudantes, considerando hipóteses de trabalho potenciadas pelas características desse suporte. Tomando como ponto de partida os desenhos desenvolvidos pelos estudantes, será realizada uma análise ao contributo que o diário possibilitou nesse processo de aprendizagem, em conjunto com as abordagens relativas ao desenvolvimento da capacidade de observação, da capacidade criativa e de comunicação.


  • Data: 01-10-2021 10:00
  • Localização: Evento Online

Descrição

Horário: 10h00 - 11h00 (Portugal Continental) | Duração: 1 Hora | Vagas: 30

No decorrer desta formação pretende-se discutir de que forma o diário gráfico pode ser aplicado – como estratégia fundamental de aprendizagem – permitindo aos estudantes desenvolver e aprofundar competências gerais e específicas do domínio do desenho. Não obstante ser uma prática habitual, importa analisar as adaptações realizadas aos exercícios, decorrentes do contexto pandémico do COVID-19, e das realidades e motivações dos estudantes, considerando hipóteses de trabalho potenciadas pelas características desse suporte. 

Tomando como ponto de partida os desenhos desenvolvidos pelos estudantes, será realizada uma análise ao contributo que o diário possibilitou nesse processo de aprendizagem, em conjunto com as abordagens relativas ao desenvolvimento da capacidade de observação, da capacidade criativa e de comunicação. 

Biografia Formador(a):

Susana Jorge 

Doutorada em História da Arte Portuguesa pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Professora no Ensino Superior desde 2001 e no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave desde 2007. Leciona nos cursos de Design Gráfico e Design Industrial as disciplinas de Desenho I e Desenho II, das quais é regente. A sua prática pedagógica e de investigação situa-se na área do Desenho e no ensino do Desenho. É membro integrada do Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura (ID+), Escola Superior de Design, polo do Instituto Politécnico do Cávado.

Marta Madureira 

Marta Madureira é docente na Escola Superior de Design do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave onde leciona, sobretudo, na área da ilustração, na Licenciatura em Design Gráfico e no Mestrado em Ilustração e Animação.

É mestre em Design da Imagem (2007) e licenciada em Design de Comunicação (2003) pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e foi bolseira do Programa Erasmus na Academia Willem de Kooning - Hogeschool Rotterdam (2002). É especialista em Ilustração (área 213) desde julho de 2016.

É também ilustradora com alguns prémios relevantes entre os quais: a menção especial Prémio Nacional de Ilustração (2010 e 2011), 1º prémio 3x3 Magazine of Contemporary Illustration 2012, Prémio SPA – Sociedade Portuguesa de Autores 2016 na categoria melhor livro infanto-juvenil em coautoria com Inês Fonseca Santos, medalha de prata no concurso Clube de Criativos de Portugal 2016, presença no catálogo White Ravens 2016, medalha de prata na categoria de ilustração no Art Directors Club of Europe 2016, presença na shortlist do World Illustration Award 2017, seleção na categoria “merit” na 3x3 Magazine of Contemporary Illustration 2019 entre outros.

Manuel Albino

Atualmente é Professor Adjunto no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, tendo sido, desde 2008, Professor Assistente convidado na mesma instituição. Leciona nos cursos de Design Gráfico e Design Industrial as disciplinas de Geometria e Projeção (DI) Geometria e Projeção I (DG) e Geometria e Projeção II (DG), das quais é regente. Também lecionou a disciplina de Desenho Computacional (DG). É também docente no Mestrado em Ilustração e Animação (MIA), lecionando a disciplina de Narrativas Visuais, onde também tem sido coorientador de teses de mestrado. Participa em diferentes comissões de coordenação, de seriação, e de avaliação desta mesma instituição. Mais se acrescenta que é designer profissional desde 1998, tendo executado trabalhos para diferentes instituições e empresas. Em paralelo à atividade profissional de designer foi professor do Ensino Secundário de 1997 a 2003. Tem organizado e participado em várias conferências e exposições de âmbito pedagógico e científico.

Paula Tavares

Paula Tavares nasceu no Porto, vive em Viana do Castelo e trabalha em Barcelos.
Desde Julho de 2015 que é Diretora da Escola Superior de Design do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave. É também Diretora do Mestrado em Ilustração e Animação do IPCA.

Doutorou-se em Belas Artes na Universidade de Vigo, formou-se em Desenho pela ESAP e em Artes Plásticas, Pintura pela FBAUP. Foi bolseira ERAMUS em Barcelona entre 1997 e 1998.
Lecionou na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto entre 1999 e 2004 assim como na Escola Superior Artística do Porto. De 2004 a 2012 colaborou com a Escola Superior Artística do Porto de Guimarães.
Participa em seminários, workshops e conferências periodicamente, apresentando trabalhos de investigação no âmbito do Desenho e dos Audiovisuais.
Organiza e é Responsável pela Conferência Internacional em Ilustração e Animação do IPCA (http://www.confia.ipca.pt/).
Como artista expõe e participa em eventos desde os anos noventa, estando representada em várias publicações relativas ao percurso artístico, assim como em várias coleções de arte contemporânea.