Horário: 10h00 - 12h00 (Portugal Continental) | Duração: 2H | Vagas: 100 O desenvolvimento de projetos em grupo cria desafios aos docentes e é uma prática comum para melhorar as aprendizagens dos estudantes. Contudo, os contributos dos diferentes elementos de um grupo, nem sempre são equitativos e podem gerar injustiças com consequências no processo de aprendizagem e na avaliação. Com esta formação e a partir de metodologias participativas abordaremos algumas técnicas de trabalho colaborativo como a framework ScrumTM. São métodos de trabalho que se baseiam em artefactos, eventos e papéis, que no seu conjunto permitem um planeamento e gestão de projetos que incentivam ao desempenho da equipa e à responsabilidade, quer individual, quer coletiva.
Horário: 10h00 - 12h00 (Portugal Continental) | Duração: 2H | Vagas: 100
O desenvolvimento de projetos em grupo cria desafios aos docentes e é uma prática comum para melhorar as aprendizagens dos estudantes. Contudo, os contributos dos diferentes elementos de um grupo, nem sempre são equitativos e podem gerar injustiças com consequências no processo de aprendizagem e na avaliação. Com esta formação e a partir de metodologias participativas abordaremos algumas técnicas de trabalho colaborativo como a framework ScrumTM. São métodos de trabalho que se baseiam em artefactos, eventos e papéis, que no seu conjunto permitem um planeamento e gestão de projetos que incentivam ao desempenho da equipa e à responsabilidade, quer individual, quer coletiva.
Biografia Formador(a)
Dulce Mota é doutorada em Engenharia Informática. Professora Adjunta no Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP. Investigadora no LIACC (Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores). Membro EIPP. https://orcid.org/0000-0003-4499-7351
Maria José Araújo é doutorada em Ciências da Educação. Professora Adjunta da ESE-P.Porto. Investigadora do CIPEM-INET-md. Membro do EIPP. https://orcid.org/0000-0002-2242-1258