Inteligência Emocional para potenciar o Processo de Ensino Aprendizagem


Horário: 10h00 - 12h00 (Portugal Continental) | Duração: 2 Horas | Vagas: 35 Formação com uma componente teórica baseada na apresentação do conceito de inteligência emocional, e sua aplicação aos conceitos de Ensino-Aprendizagem no contexto do Ensino Superior. As temáticas da promoção da autoconsciência nos estudantes, da empatia como processo facilitador no ensino, da autorregulação no docente e da regulação do comportamento dos estudantes em sala de aula serão aprofundadas. Serão realizados alguns exercícios práticos de aplicação destes conceitos a situações reais em sala de aula, partindo das observações realizadas com docentes do IST. Serão também trabalhados alguns instrumentos que poderão permitir aos docentes desenvolver a sua inteligência emocional ao longo do tempo, com particular destaque para as estratégias que podem potenciar o processo de Ensino – Aprendizagem.


  • Data: 29-09-2021 10:00
  • Localização: Evento Online

Descrição

Horário: 10h00 - 12h00 (Portugal Continental) | Duração: 2 Horas | Vagas: 35


Formação com uma componente teórica baseada na apresentação do conceito de inteligência emocional, e sua aplicação aos conceitos de Ensino-Aprendizagem no contexto do Ensino Superior. As temáticas da promoção da autoconsciência nos estudantes, da empatia como processo facilitador no ensino, da autorregulação no docente e da regulação do comportamento dos estudantes em sala de aula serão aprofundadas. Serão realizados alguns exercícios práticos de aplicação destes conceitos a situações reais em sala de aula, partindo das observações realizadas com docentes do IST. Serão também trabalhados alguns instrumentos que poderão permitir aos docentes desenvolver a sua inteligência emocional ao longo do tempo, com particular destaque para as estratégias que podem potenciar o processo de Ensino – Aprendizagem.

Biografia Formador(a):

Isabel Gonçalves é licenciada (Pré-Bolonha) pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa desde 1989, tendo-se especializado em Psicoterapia e Aconselhamento. Em 2001 completou a sua Formação em Psicoterapia na Associação Portuguesa de Terapia Comportamental e Cognitiva (atualmente APTCCI). Finalizou a sua formação na APTCCI com uma dissertação sobre Aconselhamento Psicológico no Ensino Superior, usando o modelo Cognitivo-Comportamental. Membro nº 006085 da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), é Psicóloga Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e em Psicologia Educacional, tendo também as Especialidades Avançadas de Psicoterapia e Coaching Psicológico. Ainda na OPP, foi Presidente da Comissão de Estágios durante a vigência da Primeira Direção (2011 – 2014). Foi membro fundador da Rede de Serviços de Aconselhamento Psicológico no Ensino Superior em 2004, da qual foi Presidente no Biénio 2012-2014.Coordenou o Serviço de Aconselhamento Psicológico do IST de 1993 até 2006 e Coordena o Núcleo de Desenvolvimento Académico de 2006 até à atualidade. Publicou alguns artigos e capítulos de livros nas suas áreas de interesse, incluindo vários capítulos do livro Programa de Monitorização e Tutorado – 8 anos a promover a integração e o sucesso académico no IST (2011).