Nano, micro e macro inovação pedagógica – Experiências concretas que contribuem para a mudança


Horário: 14h00 - 15h30 (Portugal Continental) | Duração: 01:30H | Vagas: 30 Realizar inovação pedagógica no ensino superior parece muitas vezes uma tarefa complexa e para a qual não temos tempo. Nesta formação pretendemos partilhar experiências de inovação aplicada a diferentes níveis na UC: utilização de tecnologia em atividade ou aulas, mudanças simples que alteram a visão de toda a unidade curricular e estratégias de cooperação interinstitucional que abrem a aprendizagem para além da sala de aula. É preciso tempo para inovar, mas é importante dar um passo de cada vez para construir a inovação.


  • Data: 29-09-2021 14:00
  • Localização: Evento Online

Descrição

Horário: 14h00 - 15h30 (Portugal Continental) | Duração: 01:30H | Vagas: 30

Realizar inovação pedagógica no ensino superior parece muitas vezes uma tarefa complexa e para a qual não temos tempo. Nesta formação pretendemos partilhar experiências de inovação aplicada a diferentes níveis na UC: utilização de tecnologia em atividade ou aulas, mudanças simples que alteram a visão de toda a unidade curricular e estratégias de cooperação interinstitucional que abrem a aprendizagem para além da sala de aula. É preciso tempo para inovar, mas é importante dar um passo de cada vez para construir a inovação.

Biografia formador(a)
Cláudia Viegas é Professora na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, onde fez a sua formação na área da Dietética e Nutrição, Mestre em Saúde Pública, na especialização em Promoção e Proteção da Saúde, Doutorada em Ciências da Vida pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa. Leciona várias UC na licenciatura em Dietética e Nutrição (Ciências da Alimentação, Restauração Pública e Coletiva, Dietética Laboratorial, Segurança Alimentar). Especialista em Alimentação Coletiva e Restauração, pela Ordem dos Nutricionistas. Os seus principais interesses de investigação estão relacionados com Saúde Pública e Alimentação Coletiva, em particular o que se relaciona com a Promoção e Proteção da Saúde em relação à Alimentação, Sustentabilidade e Estilos de Vida.

Rute Borrego é Professora na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, onde também fez a sua formação na área da Dietética e Nutrição. Mestre em Saúde Comunitária pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, Especialista em Dietética e Nutrição pelo Instituto Politécnico de Lisboa. Leciona várias UC na licenciatura em Dietética e Nutrição (Epidemiologia, Saúde Pública, Restauração Pública e Coletiva, Dietética Laboratorial, Nutrição Comunitária, Educação Clínica, Nutrição no Desporto). Nos últimos anos os seus principais interesses de investigação estão relacionados com a nutrição no exercício e desporto e na intervenção em saúde participada de base comunitária.

Vânia Costa é Professora na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, onde também fez a sua formação na área da Dietética e Nutrição. Pós-graduação em Saúde Comunitária pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, Especialista em Dietética e Nutrição pelo Instituto Politécnico de Lisboa. Leciona várias UC na licenciatura em Dietética e Nutrição (Ciências da Alimentação, Restauração Pública e Coletiva, Dietética Laboratorial, Nutrição Comunitária, Educação Clínica, Política Alimentar). Especialista em Nutrição Clínica, pelo Ordem dos Nutricionistas. Após mais de 15 anos de trabalhar em ambiente hospitalar, mais focado no tratamento nutricional, nos últimos anos os seus principais interesses de investigação estão relacionados com a prevenção e promoção da Saúde Pública, nomeadamente o estudo das competências que podem contribuir para alimentação saudável.