Práticas pedagógicas inclusivas promotoras da inclusão de estudantes LGBTI+


Horário: 18h00 - 20h00 (Portugal Continental) | Duração: 2 Horas | Vagas: 100 Os/As estudantes que se identificam como Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trans, Intersexo ou outros (LGBTI+) estão mais expostos/as a experiências discriminatórias associadas ao seu estatuto de minoria sexual, quer na sociedade em geral, quer na universidade em particular. A exposição direta e indireta ao estigma sexual pode interferir negativamente com as suas experiências no ensino superior, afetando não só a sua saúde física e mental, mas também a sua adaptação à universidade e o seu desempenho académico. Nesta formação, iremos explorar elementos práticos para a inclusão dos/das estudantes LGBTI+ em ambiente académico português, elaborar fundamentos de pedagogia crítica para esta tarefa e treinar exemplos práticos de aplicação de estratégias de promoção da inclusão, no sentido de desafiar e eliminar a LGBTI+fobia das práticas pedagógicas no ensino superior português.


  • Data: 28-09-2021 18:00
  • Localização: Evento Online

Descrição

Horário: 18h00 - 20h00 (Portugal Continental) | Duração: 2 Horas | Vagas: 100

Os/As estudantes que se identificam como Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trans, Intersexo ou outros (LGBTI+) estão mais expostos/as a experiências discriminatórias associadas ao seu estatuto de minoria sexual, quer na sociedade em geral, quer na universidade em particular. A exposição direta e indireta ao estigma sexual pode interferir negativamente com as suas experiências no ensino superior, afetando não só a sua saúde física e mental, mas também a sua adaptação à universidade e o seu desempenho académico. Nesta formação, iremos explorar elementos práticos para a inclusão dos/das estudantes LGBTI+ em ambiente académico português, elaborar fundamentos de pedagogia crítica para esta tarefa e treinar exemplos práticos de aplicação de estratégias de promoção da inclusão, no sentido de desafiar e eliminar a LGBTI+fobia das práticas pedagógicas no ensino superior português. 

Biografia Formador(a):

Henrique Pereira é Psicólogo Clínico, doutorado em Psicologia Clínica, especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, e em Sexologia pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, e é Professor Associado com Agregação no Departamento de Psicologia e Educação da Universidade da Beira Interior. É membro da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica, da Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde e do Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD).