Simulação do Turismo e das Viagens: o Sistema de Distribuição Global Galileo em contexto de sala de aula


Horário: 10h00 - 12h00 (Portugal Continental) | Duração: 2 Horas | Vagas: 40 O setor do turismo e das viagens assenta num complexo sistema de inter-relações entre vários agentes, no qual a intermediação entre a oferta e a procura desempenha um papel fulcral. É fundamental compreender o modo como se estrutura a distribuição turística e a sua dinâmica, bem como o papel dos intermediários na oferta turística. O recurso a simulações e uso de sistemas tecnológicos no contexto da formação e ensino do turismo é essencial e permite aumentar o envolvimento ativo dos estudantes e contribui para a melhoria das suas aprendizagens. O objetivo desta sessão assenta na apresentação de soluções tecnológicas inovadoras no contexto do setor das viagens e do turismo bem como a análise da dinâmica no contexto do recurso da ferramenta de ensino e simulação em sala de aula. Nomeadamente o Sistema de Distribuição Global Galileo dando a conhecer e experimentar esta ferramenta, bem como a análise da dinâmica competitiva subjacente à mesma no contexto de debate dos atuais desafios do setor. O programa Galileo é uma ferramenta de reservas que fornece aos agentes de viagens e outros profissionais no âmbito da hotelaria e turismo acesso a todo o conteúdo de viagens, incluindo Voos, Hotéis e Carros. Com simulação prática do sistema de reservas Galileo os estudantes são incentivados a uma autoformação prática e ao debate para aprofundar as questões de maior relevância para o desenvolvimento da atividade das Agências de Viagens e Turismo e Operadores Turísticos e realizados exercícios práticos sobre as mesmas.


  • Data: 01-10-2021 10:00
  • Localização: Evento Online

Descrição

Horário: 10h00 - 12h00 (Portugal Continental) | Duração: 2 Horas | Vagas: 40

O setor do turismo e das viagens assenta num complexo sistema de inter-relações entre vários agentes, no qual a intermediação entre a oferta e a procura desempenha um papel fulcral. É fundamental compreender o modo como se estrutura a distribuição turística e a sua dinâmica, bem como o papel dos intermediários na oferta turística. O recurso a simulações e uso de sistemas tecnológicos no contexto da formação e ensino do turismo é essencial e permite aumentar o envolvimento ativo dos estudantes e contribui para a melhoria das suas aprendizagens. 

O objetivo desta sessão assenta na apresentação de soluções tecnológicas inovadoras no contexto do setor das viagens e do turismo bem como a análise da dinâmica no contexto do recurso da ferramenta de ensino e simulação em sala de aula. Nomeadamente o Sistema de Distribuição Global Galileo dando a conhecer e experimentar esta ferramenta, bem como a análise da dinâmica competitiva subjacente à mesma no contexto de debate dos atuais desafios do setor. O programa Galileo é uma ferramenta de reservas que fornece aos agentes de viagens e outros profissionais no âmbito da hotelaria e turismo acesso a todo o conteúdo de viagens, incluindo Voos, Hotéis e Carros. Com simulação prática do sistema de reservas Galileo os estudantes são incentivados a uma autoformação prática e ao debate para aprofundar as questões de maior relevância para o desenvolvimento da atividade das Agências de Viagens e Turismo e Operadores Turísticos e realizados exercícios práticos sobre as mesmas.

Biografia Formador(a):

Vânia Costa é Professora Adjunta na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, doutorada em Economia pela Universidade de Vigo, estudo aplicado ao Turismo e Transporte aéreo: Regional Portuguese Airports Local Economy and Tourism Development. Leciona unidades curriculares em cursos de licencitura e mestrado, nomeadamente nas unidades curriculares de Práticas de Agências e Operadores Turísticos, Desenvolvimento de Produtos Turísticos, Turismo, Mercados e Tendências, Projetos e Incentivos em Turismo e Gestão Financeira e Projetos de Investimento em Turismo. Liderou o projeto “HCTourism - Perfil e Tendências do Capital Humano no Sector do Turismo.”  É investigadora do CiTUR - Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo, Portugal; GOVCOPP - Unidade de Investigação em Governação, Competitividade e Políticas Públicas, Universidade de Aveiro, Portugal e da UNIAG - Unidade de Pesquisa em Gestão Aplicada. Tem interesse na investigação na área do Turismo, nomeadamente no Turismo e Desenvolvimento Económico, Análise Económica de Projetos de Investimento em Turismo, Competitividade e Desempenho Empresarial na Indústria de Hotelaria e Turismo, Capital Humano no Turismo e Agências de Viagens e Transportes Aéreos.