Utilização da Gamificação e Game-based Learning em contexto de sala de aula


Horário: 14h30 - 16h30 (Portugal Continental) | Duração: 2 Horas | Vagas: 40 No contexto de um ambiente de aprendizagem em que o envolvimento dos estudantes é um desafio cada vez maior, a utilização de estratégias de Gamificação e de abordagens Game-based (aprendizagem baseada em jogos) podem promover maiores níveis de aprendizagem. Sendo a motivação um fator fundamental para o processo de ensino aprendizagem, a adoção deste tipo de estratégias, permite um maior envolvimento e participação ativa dos estudantes, bem como potenciar o desenvolvimento da sua criatividade e autonomia. Neste workshop serão abordadas várias estratégias para a utilização destas técnicas de Gamificação e de Game-based Learning, através de alguns exemplos da sua implementação.


  • Data: 29-09-2021 14:30
  • Localização: Evento Online

Descrição

Horário: 14h30 - 16h30 (Portugal Continental) | Duração: 2 Horas | Vagas: 40

No contexto de um ambiente de aprendizagem em que o envolvimento dos estudantes é um desafio cada vez maior, a utilização de estratégias de Gamificação e de abordagens Game-based (aprendizagem baseada em jogos) podem promover maiores níveis de aprendizagem.

Sendo a motivação um fator fundamental para o processo de ensino aprendizagem, a adoção deste tipo de estratégias, permite um maior envolvimento e participação ativa dos estudantes, bem como potenciar o desenvolvimento da sua criatividade e autonomia.

Gamificação é a integração de elementos de jogo como sistemas de pontos, tabelas de classificação, missões ou desafios, badges ou outros elementos relacionados a jogos em atividades de aprendizagem. A aprendizagem baseada em jogos, por outro lado, envolve desenhar atividades de aprendizagem de modo que as características e os princípios do jogo sejam inerentes às próprias atividades de aprendizagem.

Neste workshop serão abordadas várias estratégias para a utilização destas técnicas de Gamificação e de Game-based Learning, através de alguns exemplos da sua implementação.

Biografia formador(a)
Jorge Esparteiro Garcia é Professor Adjunto do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), onde leciona desde 2005/2006. É Investigador afiliado do INESC TEC na área de Engenharia de Software desde 2015. É doutorado em Engenharia Informática pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) com a tese intitulada "Requirements Change Management based on Web Usage Mining". É mestre em Engenharia Informática pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e licenciado em Ciência de Computadores pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP). Os seus interesses de investigação são na área de engenharia de software, web usage mining, gestão de requisitos e marketing digital.