•  11-02-2022 09:30
  • Evento Online

Horário: 09h30 - 11h00 (Portugal Continental) | Duração: 1:30H | Vagas: 60 Explore First é um modelo pedagógico que procura fazer do aluno ator principal da sua aprendizagem. Constitui-se uma metodologia de carácter híbrido onde a ação digital se confunde com a ação presencial. Esta sessão pretende ser uma introdução ao modelo pedagógico “Explore First”. Num primeiro momento pretende-se explorar os princípios e orientações subjacentes a este modelo e num segundo momento identificar boas práticas em uso na Universidade do Minho e no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave.

  •  10-02-2022 15:00
  • Evento Online

Horário: 15h00 - 16h00 (Portugal Continental) | Duração: 1H | Vagas: 30 The webminar is focuses on an innovative pedagogical approach, which has been consistently implemented for the last three academic years in the 3rd year module “Sport, Leisure and Tourism” within Sports undergraduate degree at the University of Algarve (Portugal). The case study method and reflective portfolio were used to create an authentic, enriching, and transformative learning experience for all students. These teaching, learning, and assessment methods are, within the context of the module, underpinned by experiential learning theory.

  •  10-02-2022 14:30
  • Evento Online

Horário: 14h30 - 16h30 (Portugal Continental) | Duração: 2H | Vagas: 60 Nesta sessão abordaremos o conceito de aprendizagem-serviço (ApS), os seus benefícios e o processo de desenho, implementação e avaliação de projetos de ApS. Serão apresentados exemplos de experiências ApS em diversas áreas científicas, quer presenciais quer virtuais. Refletiremos sobre os desafios e potencialidades desta metodologia, tendo em conta as perspetivas de docentes, estudantes e entidades parceiras da comunidade.

  •  09-02-2022 15:00
  • Evento Online

Horário: 15h00 - 17h00 (Portugal Continental) | Duração: 2H | Vagas: 50 Nesta formação apresenta-se o Clube da Matemática da UAlg, que, tendo por base o conceito de voluntariado (por parte de docentes, discentes e alumni UAlg), pretende promover o sucesso académico e diminuir o abandono escolar estimulando o interesse e a participação dos alunos (de todas as unidades orgânicas, dos dois subsistemas da Universidade do Algarve), utilizando novas formas de raciocinar, ensinar e aprender.

  •  09-02-2022 14:30
  • Evento Online

Horário: 14h30 - 17h30 (Portugal Continental) | Duração: 3H | Vagas: 30 Num tempo marcado por inúmeros desafios e em que as mudanças se sucedem a um ritmo vertiginoso e nem sempre no sentido de um mundo progressivamente mais justo e solidário, é imperativo questionar os paradigmas dominantes, nomeadamente na visão sobre o modelo de Educação que se pretende, e sobre a sua principal instituição, a Escola. Para se poder atingir uma transformação social global é fundamental que as pessoas, cidadãos e cidadãs deste mundo, tenham acesso a uma educação que traga as vivências e experiências do mundo real para o centro das aprendizagens; que estimule a reflexão e o pensamento crítico; que analise as interdependências e reflita sobre as causas dos problemas; que questione preconceitos e imagens estereotipadas; que prepare para a diversidade; que desenvolva um sentido participativo e democrático; que lute pela justiça social; que contribua para a criação de um sentimento de pertença a uma humanidade partilhada, a uma cidadania global. Nesta sessão vamos refletir sobre estas questões, explorando recursos e metodologias.

  •  09-02-2022 10:00
  • Evento Online

Horário: 10h00 - 11h30 (Portugal Continental) | Duração: 1:30H | Vagas: 30 A componente experimental é uma das pedras basilares no ensino das ciências exactas e engenharias. A execução de experiências e o posterior tratamento e interpretação dos resultados são processos essenciais nestas áreas, mas ao mesmo tempo muito exigentes quer do ponto de vista de recursos humanos como de infraestruturas. A implementação de estratégias que visem aumentar o tempo efectivo de aula dedicado por estudantes e docentes à realização de experiências, leva a um aumento do conhecimento adquirido por parte dos alunos, bem como a uma racionalização do tempo dos docentes. Este workshop pretende partilhar experiências de inovação aplicadas a diferentes níveis na unidade curricular de Química Geral com o intuito de aumentar o tempo dedicado à actividade laboratorial, e tentar dar resposta a eventos adversos a essa mesma actividade.

  •  08-02-2022 10:00
  • Evento Online

Horário: 10h00 - 11h30 (Portugal Continental) | Duração: 1:30H | Vagas: 30 Esta ação de formação tem como principal finalidade dar a conhecer o conceito de ensino e aprendizagem ativos e associar à prática pedagógica algumas das estratégias que as podem suportar.

  •  08-02-2022 10:00
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Horário: 10h00 - 11h00 (Portugal Continental) | Duração: 1H | Vagas: 30 A comunicação pode ser perspetivada segundo diferentes posicionamentos teóricos, os quais influenciam a relação entre o professor e os alunos e a forma como o conhecimento é ensinado e aprendido. Analiso três dessas perspetivas: (i) comunicação como processo de transmissão de informação; (ii) comunicação como processo semiótico; e (iii) comunicação como processo de interação social.

  •  07-02-2022 10:00
  • Evento Online

Horário: 10h00 - 12h30 (Portugal Continental) | Duração: 2:30H | Vagas: 30 A sessão terá como principal objetivo contextualizar e refletir sobre a evolução do conceito de podcast, explorando algumas das suas potencialidades no âmbito do ensino e aprendizagem de línguas. Para além das principais tipologias e características, serão apresentados exemplos práticos e contextos de aplicação.

  •  04-02-2022 15:00
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Horário: 15h00 - 17h00 (Portugal Continental) | Duração: 2H | Vagas: 30 Nesta formação far-se-á uma breve abordagem ao modelo assíncrono de ensino à distância Modular, Assíncrono, Participativo e Emergente (MAPE). Colocar-se-ão questões sobre como organizar as aprendizagens, promover a participação e conduzir a avaliação, enquadradas num estudo de caso de lecionação de aulas teóricas e teórico-práticas de um curso de 2.º ciclo em engenharia.

  •  04-02-2022 14:00
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Horário: 14h00 - 16h00 (Portugal Continental) | Duração: 2H | Vagas: 30 A evidência científica tem mostrado que as estratégias de aprendizagem ativa, de que o Team-based learning e o Spaced learning são exemplo, produzem melhores resultados educativos do que os métodos tradicionais baseados em aulas expositivas. O Spaced learning é uma metodologia que permite que os estudantes ativem a memória de longo prazo. Uma aula de Spaced learning compreende tipicamente 3 momentos com input de informação mais intenso – estímulo, separados por dois momentos de intervalo - distratores (preferencialmente uma atividade manual ou física, e que não esteja relacionada com o conteúdo da aula). Alguns autores sugerem que a estratégia de Spaced learning pode ser aplicada em conjugação com outras metodologias ativas, como as de Inquiry-based Learning. O Team-based learning, é uma metodologia ativa para grupos de estudantes, que inclui uma fase pré-aula, de preparação de conteúdos, um teste individual seguido do mesmo teste em grupo, e de uma atividade de aplicação de conteúdos. Nesta formação, a combinação de Team-based learning e Spaced learning será apresentada como uma abordagem de ensino e aprendizagem motivadora tanto para estudantes como para o docente. Serão exploradas diversas estratégias que permitam que esta metodologia inovadora seja implementada tanto em turmas pequenas como em grandes auditórios, e tanto no formato presencial como no online e no híbrido, com recurso a exemplos concretos e a exercícios práticos de aplicação (hands on).

  •  04-02-2022 11:00
  • Evento Online

Horário: 11h00 - 12h30 (Portugal Continental) | Duração: 1:30 H | Vagas: 30 O Curso de Licenciatura em Ciências Biomédicas Laboratoriais, da Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve, realizava todos os anos cursos de verão, que se caracterizavam pela realização de atividades práticas desenvolvidas pelos estudantes. A pandemia trouxe o desafio de manter esta oferta, mas adaptada à nova realidade. Como transformar um curso predominantemente prático-laboratorial num modelo online que continuasse atrativo para os estudantes? Esta apresentação pretende demonstrar como o desafio proposto foi alcançado e quais as vantagens e inconvenientes encontrados na sua implementação.

  •  03-02-2022 14:30
  • Evento Online

Horário: 14h30 - 16h30 (Portugal Continental) | Duração: 2H | Vagas: 40 Numa abordagem Problem-Based-Learning (PBL) os estudantes partem de problemas reais/realistas, elaborados pelo professor, que constituem o elemento motivador de um processo de aprendizagem auto-orientado. O problema surge no início do processo e os estudantes analisam-no, exploram o conhecimento que possuem e identificam o que necessitam, avaliam possíveis ações, elaboram e argumentam sobre a sua ideia-solução. Nesta sessão discutem-se alguns aspetos sobre o “para quê” e o “como” do PBL. Pretende-se dar um maior foco à questão da elaboração do problema, como elemento crucial no desenvolvimento de abordagens PBL (adequação do problema aos objetivos de aprendizagem e competências a desenvolver, características do problema, rubricas para avaliar a qualidade do problema).

  •  03-02-2022 14:30
  • Evento Online

Horário: 14h30 - 16h30 (Portugal Continental) | Duração: 2H | Vagas: 30 A metodologia de Challenge Based Learning (CBL) envolve a identificação, análise e desenho de uma solução para um problema de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). A experiência de aprendizagem é tipicamente multidisciplinar, envolve diferentes perspetivas dos parceiros envolvidos e visa encontrar uma solução, de forma colaborativa, que seja ambiental, social e economicamente sustentável. Este workshop visa ser uma introdução à metodologia de CBL. Num primeiro momento exploram-se os princípios orientadores e etapas desta metodologia de aprendizagem ativa. Num segundo momento será realizado um showcase de projetos de CBL por estudantes. Por fim, os participantes são desafiados a, em grupo, experienciarem a planificação de um desafio.

  •  03-02-2022 14:00
  • Evento Online

Horário: 14h00 - 16h30 (Portugal Continental) | Duração: 2:30H | Vagas: 30 O modelo de ensino usual é ineficaz, entre outras razões, porque a informação está disponível em múltiplos modos e meios, o envolvimento dos alunos é reduzido, não proporciona experiências de aprendizagem que mobilizem capacidade de alto nível. Neste contexto a natureza das tarefas a propor aos alunos é um meio eficaz de transformar o ensino de modo a não estar centrado na informação a fornecer pelo docente, a envolver os alunos e a proporcionar experiências de aprendizagem que desenvolvam capacidades de alto nível. Esta formação desenvolver-se-á em torno dos seguintes tópicos: 1 Por que razões é necessário mudar de práticas educativas? 2 Bases epistemológicas conhecimento. 3 Mudar as tarefas, mudar a abordagem de ensino 4 Tool box para elaborar as tarefas 5 Oficina: transformar tarefas usuais em tarefas autênticas

  •  03-02-2022 10:00
  • Evento Online

Horário: 10h00 - 11:15H (Portugal Continental) | Duração: 1:15H | Vagas: 100 Abordar a gamificação e a utilização de jogos digitais no processo de ensino-aprendizagem dentro e fora da sala de aula. Os alunos do ensino superior já nasceram na era do digital e utilizam dispositivos móveis para as mais variadas atividades do quotidiano, entre elas para jogar e aceder às redes sociais. Porque não podem então usar estes dispositivos no contexto escolar?

  •  03-02-2022 09:30
  • Evento Online

Horário: 09h30 - 12h00 (Portugal Continental) | Duração: 2:30H | Vagas: 30 Na preparação de diapositivos para as aulas ou para congressos é frequentemente necessário elaborar desenhos ou esquemas personalizados, resumos visuais, com detalhes para mostrar ou transmitir uma determinada mensagem sendo uma ferramenta poderosa no ensino/aprendizagem e divulgação da ciência. Por outro lado, na publicação em revistas científicas é importante fazer esquema do delineamento do ensaio ou metodologia utilizada ou até um pequeno mapa personalizado dos pontos de amostragem. Adicionalmente as revistas científicas pedem cada vez mais que os artigos submetidos tenham um RESUMO GRÁFICO (Graphical Abstract) na explicação/divulgação da investigação realizada, com metodologia e os resultados obtidos. Este resumo gráfico é importante na perceção visual rápida do tipo de estudo e resultados obtidos melhorando a comunicação da ciência, quer nos artigos quer junto dos alunos. O objetivo é perceber como se podem elaborar desenhos e ganhar autonomia (saber fazer e ensinar) na preparação de mapas simples, esquemas resumos visuais usando o programa simples, PowerPoint. Por outro lado, pretende-se explicar como elaborar um resumo gráfico simples e funcional (Graphical abstract).

  •  02-02-2022 15:00
  • Evento Online

Horário: 15h00 - 16h30 (Portugal Continental) | Duração: 01:30H | Vagas: 30 Realizar inovação pedagógica no ensino superior parece muitas vezes uma tarefa complexa e para a qual não temos tempo. Nesta formação pretendemos partilhar experiências de inovação aplicada a diferentes níveis na UC: utilização de tecnologia em atividade ou aulas, mudanças simples que alteram a visão de toda a unidade curricular e estratégias de cooperação interinstitucional que abrem a aprendizagem para além da sala de aula. É preciso tempo para inovar, mas é importante dar um passo de cada vez para construir a inovação.

  •  02-02-2022 10:00
  • Evento Online

Horário: 10h00 - 12h00 (Portugal Continental) | Duração: 2H | Vagas: 100 Neste módulo estimula-se a reflexão crítica (auto e hétero) sobre a complexa realidade do diálogo e da comunicação. A incursão inicial é principalmente levada a acabo no plano existencial e das relações quotidianas. Mas são feitas projeções na realidade das interações professor-estudante e nas outras relações interpessoais em meio académico.

  •  02-02-2022 10:00
  • Evento Online

Horário: 10h00 - 11h30 (Portugal Continental) | Duração: 1:30H | Vagas: 100 Esta formação tem como objetivo apresentar estratégias e processos de ensino, investigação, projeto e divulgação de conhecimento na área do Design de Comunicação, com particular enfoque na interdisciplinaridade e no digital. Partindo de um conjunto de casos práticos e de investigação aplicada, pretende-se refletir e discutir sobre o papel do Design na perspetiva do mercado profissional e da perspetiva da investigação; e demonstrar a importância de se construir ligações e convergências entre estes dois universos, o teórico e o prático.

  •  01-02-2022 14:00
  • Evento Online

Horário: 14h00 - 16h00 (Portugal Continental) | Duração: 2H | Vagas: 30 Nesta formação pretende-se refletir e estimular a ativação dos eixos e elementos de uma educação criativo-motrícia no ensino superior – a Pessoa na sua corporeidade, com tudo o que são as suas capacidades, competências e motivações; a Pressão, o contexto, a área da interação da pessoa consigo mesma, com os outros e com o mundo; o Processo que se desenvolve em momentos da ação e da mudança; o Produto que, enquanto novo e com valor para todos e cada um, desemboca numa maior consciência de si, numa maior consciência do outro, numa maior consciência do mundo.

  •  01-02-2022 10:00
  • Evento Online

Horário: 10h00 - 11h00 (Portugal Continental) | Duração: 1 H | Vagas: 60 O ensino baseado em projetos (PBL- Project-Based Learning) é uma prática pedagógica que merece atenção, em particular nas áreas criativas e de ciências informáticas, pois foca-se na aquisição do conhecimento e de competências através da criação ao longo do tempo. Nesta sessão iremos abordar: - O que é o PBL? - Quais os pontos fortes e fracos? - Como implementar? Quais os desafios?

  •  01-02-2022 10:00
  • Evento Online

Horário: 10h00 - 12h00 (Portugal Continental) | Duração: 2H | Vagas: 30 Com esta formação pretende-se: a) facultar aos participantes um referencial para a ação que faça da avaliação pedagógica um dispositivo de promoção de aprendizagens e que se possa articular com a avaliação das aprendizagens (as classificações). b) aplicar métodos e técnicas de operacionalização do feedback (e peer feedback) c) proporcionar dinâmicas de ação pedagógica promotoras de pesquisa e autoregulação das aprendizagens.

  •  01-02-2022 10:00
  • Evento Online

Horário: 10h00 - 12h30 (Portugal Continental) | Duração: 2:30H | Vagas: 30 O Learning Compass 2030 da OCDE identifica a necessidade do desenvolvimento de diferentes soft-skills nos alunos e futuros profissionais do século XXI, distingue diferentes competências a desenvolver, nas quais se incluem as competências socio-emocionais. O respeito mútuo, curiosidade, colaboração, consciência (de si, dos outros e do mundo) e abertura para a experiência são algumas das competências socio-emocionais associadas ao sucesso escolar. De facto, foram encontradas evidências da relação entre personalidade, consciência e competências cognitivas, bem como da relação entre a arte, a capacidade de atenção e as competências cognitivas. Sabe-se que a curiosidade e a criatividade em sala de aula estão também associadas à existência de ambientes percecionados pelos alunos como ambientes seguros e estimulantes. Neste workshop propomo-nos explorar formas de criar novos ambientes de aprendizagem em sala de aula, através do desenvolvimento de competências socio-emocionais. A intencionalidade pedagógica norteia a ação. Serão partilhadas e experimentadas algumas ferramentas usadas em sala de aula para o treino da escuta ativa, consciência de si e dos outros, respeito pela diferença, desenvolvimento da curiosidade e abertura à experiência.

  •  31-01-2022 14:30
  • Evento Online

Horário: 14h30 - 16h30 (Portugal Continental) | Duração: 2H | Vagas: 60 Os Audience Response Systems (ARS) são ferramentas digitais que permitem aos docentes colocar questões nas aulas presenciais ou a distância para os estudantes responderem com os seus dispositivos móveis (telemóveis, tablets ou computadores). Os resultados gerados de imediato podem ser partilhados para incentivar a interatividade e o dinamismo das aulas, assim como aumentar a atenção e gerar feedback imediato. Os participantes ficarão habilitados a criar uma conta na plataforma de ARS VoxVote (https://www.voxvote.com/), criar sessões e perguntas de vários tipos. Adicionalmente, serão capazes de avaliar criticamente a aplicação dos ARS, conhecendo os potenciais perigos e vantagens no envolvimento dos estudantes.

  •  31-01-2022 09:30
  • Evento Online

Horário: 09h30 - 13h00 (Portugal Continental) | Duração: 3:30H | Vagas: 45 O Jigsaw, ou método dos puzzles, é um método de Aprendizagem cooperativa criado por Aronson, Blaney, Stephan, Sikes e Snapp (1978), que tem grandes vantagens para o desenvolvimento de competências de nível cognitivo superior, nomeadamente o pensamento crítico, em qualquer área do conhecimento. As evidências empíricas do seu impacto positivo na melhoria das aprendizagens dos alunos têm conduzido à sua inclusão no grupo dos oito métodos de Aprendizagem Cooperativa mais eficazes. A sua utilização, aliada à elaboração de mapas de conceitos, promove um questionamento contínuo entre os alunos e possibilita o desenvolvimento de competências de análise, avaliação, pensamento criativo e de meta-cognição, bem como de comunicação e de cooperação. Nesta sessão, ao mesmo tempo que nos inspiraremos de exemplos de práticas desenvolvidas pelas formadoras, os formandos poderão discutir a fundamentação e vivenciar de forma cooperativa a implementação conjunta do método Jigsaw e os mapas de conceitos, experimentando assim o seu potencial.

  •  14-12-2021 10:00
  • Evento Online

Horário: 10h00 - 11h30 (Portugal Continental) | Duração: 1:30H | Vagas: 30