Desculpe, o registro terminou.

Horário: 14h00 - 16h00 (Portugal Continental) | Duração: 2H | Vagas: 30 A evidência científica tem mostrado que as estratégias de aprendizagem ativa, de que o Team-based learning e o Spaced learning são exemplo, produzem melhores resultados educativos do que os métodos tradicionais baseados em aulas expositivas. O Spaced learning é uma metodologia que permite que os estudantes ativem a memória de longo prazo. Uma aula de Spaced learning compreende tipicamente 3 momentos com input de informação mais intenso – estímulo, separados por dois momentos de intervalo - distratores (preferencialmente uma atividade manual ou física, e que não esteja relacionada com o conteúdo da aula). Alguns autores sugerem que a estratégia de Spaced learning pode ser aplicada em conjugação com outras metodologias ativas, como as de Inquiry-based Learning. O Team-based learning, é uma metodologia ativa para grupos de estudantes, que inclui uma fase pré-aula, de preparação de conteúdos, um teste individual seguido do mesmo teste em grupo, e de uma atividade de aplicação de conteúdos. Nesta formação, a combinação de Team-based learning e Spaced learning será apresentada como uma abordagem de ensino e aprendizagem motivadora tanto para estudantes como para o docente. Serão exploradas diversas estratégias que permitam que esta metodologia inovadora seja implementada tanto em turmas pequenas como em grandes auditórios, e tanto no formato presencial como no online e no híbrido, com recurso a exemplos concretos e a exercícios práticos de aplicação (hands on).


  • Data: 04-02-2022 14:00
  • Localização: Evento Online

Descrição

Horário: 14h00 - 16h00 (Portugal Continental) | Duração: 2H | Vagas: 30

A evidência científica tem mostrado que as estratégias de aprendizagem ativa, de que o Team-based learning e o Spaced learning são exemplo, produzem melhores resultados educativos do que os métodos tradicionais baseados em aulas expositivas.
O Spaced learning é uma metodologia que permite que os estudantes ativem a memória de longo prazo. Uma aula de Spaced learning compreende tipicamente 3 momentos com input de informação mais intenso – estímulo, separados por dois momentos de intervalo - distratores (preferencialmente uma atividade manual ou física, e que não esteja relacionada com o conteúdo da aula). Alguns autores sugerem que a estratégia de Spaced learning pode ser aplicada em conjugação com outras metodologias ativas, como as de Inquiry-based Learning.
O Team-based learning, é uma metodologia ativa para grupos de estudantes, que inclui uma fase pré-aula, de preparação de conteúdos, um teste individual seguido do mesmo teste em grupo, e de uma atividade de aplicação de conteúdos.
Nesta formação, a combinação de Team-based learning e Spaced learning será apresentada como uma abordagem de ensino e aprendizagem motivadora tanto para estudantes como para o docente. Serão exploradas diversas estratégias que permitam que esta metodologia inovadora seja implementada tanto em turmas pequenas como em grandes auditórios, e tanto no formato presencial como no online e no híbrido, com recurso a exemplos concretos e a exercícios práticos de aplicação (hands on).

Biografia dos Formadores:

Margarida Fardilha é doutorada em Biologia (2004, DBio, UA), é licenciada em Bioquímica (1996, Universidade do Porto), e é atualmente Professora Auxiliar com Agregação no Departamento de Ciências Médicas (DCM) da UA. Foi diretora da Licenciatura em Ciências Biomédicas LCBM entre 2012 e 2018 (DCM, UA). Margarida Fardilha é membro da Equipa de Apoio para a Inovação Curricular e Pedagógica da UA e da Comissão do DCM para a Inovação e Qualidade Pedagógica.

Vânia Carlos é investigadora do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF), no Departamento de Educação e Psicologia da UA, doutorada em Multimédia em Educação. Integra as equipas de investigação dos projetos europeus “L&TSHE – Learning and Teaching Space in Higher Education” e “TEDS – Teacher education for sustainability”.

Leciona Unidades Curriculares no domínio da Didática das Ciências Sociais. É membro da Equipa de Inovação Curricular e Pedagógica da UA e colabora com o projeto “The ECIU University”.

Currículo completo em https://vaniacarlos.wordpress.com | CIÊNCIA ID: 0419-C78A-EB67 | Orcid: orcid.org/0000-0002-5326-0469 | SCOPUS ID: 49862695600