Desculpe, o registro terminou.

Horário: 10h00 - 12h30 (Portugal Continental) | Duração: 2:30H | Vagas: 30 O Learning Compass 2030 da OCDE identifica a necessidade do desenvolvimento de diferentes soft-skills nos alunos e futuros profissionais do século XXI, distingue diferentes competências a desenvolver, nas quais se incluem as competências socio-emocionais. O respeito mútuo, curiosidade, colaboração, consciência (de si, dos outros e do mundo) e abertura para a experiência são algumas das competências socio-emocionais associadas ao sucesso escolar. De facto, foram encontradas evidências da relação entre personalidade, consciência e competências cognitivas, bem como da relação entre a arte, a capacidade de atenção e as competências cognitivas. Sabe-se que a curiosidade e a criatividade em sala de aula estão também associadas à existência de ambientes percecionados pelos alunos como ambientes seguros e estimulantes. Neste workshop propomo-nos explorar formas de criar novos ambientes de aprendizagem em sala de aula, através do desenvolvimento de competências socio-emocionais. A intencionalidade pedagógica norteia a ação. Serão partilhadas e experimentadas algumas ferramentas usadas em sala de aula para o treino da escuta ativa, consciência de si e dos outros, respeito pela diferença, desenvolvimento da curiosidade e abertura à experiência.


  • Data: 01-02-2022 10:00
  • Localização: Evento Online

Descrição

Horário: 10h00 - 12h30 (Portugal Continental) | Duração: 2:30H | Vagas: 30

O Learning Compass 2030 da OCDE identifica a necessidade do desenvolvimento de diferentes soft-skills nos alunos e futuros profissionais do século XXI, distingue diferentes competências a desenvolver, nas quais se incluem as competências socio-emocionais. O respeito mútuo, curiosidade, colaboração, consciência (de si, dos outros e do mundo) e abertura para a experiência são algumas das competências socio-emocionais associadas ao sucesso escolar. De facto, foram encontradas evidências da relação entre personalidade, consciência e competências cognitivas, bem como da relação entre a arte, a capacidade de atenção e as competências cognitivas. Sabe-se que a curiosidade e a criatividade em sala de aula estão também associadas à existência de ambientes percecionados pelos alunos como ambientes seguros e estimulantes.
Neste workshop propomo-nos explorar formas de criar novos ambientes de aprendizagem em sala de aula, através do desenvolvimento de competências socio-emocionais. A intencionalidade pedagógica norteia a ação.
Serão partilhadas e experimentadas algumas ferramentas usadas em sala de aula para o treino da escuta ativa, consciência de si e dos outros, respeito pela diferença, desenvolvimento da curiosidade e abertura à experiência.

Biografia da Formadora

Gilda Cunha é Professora Coordenadora na Escola Superior de Tecnologias da Saúde de Lisboa (ESTeSL) - Instituto Politecnico de Lisboa, leccionando unidades curriculares de Estatística, Bioestatística, Avaliação Económica em Saúde do primeiro e segundo ciclos.
Licenciada em Economia, Mestre em Estatística e Gestão de Informação, encontra-se a fazer o doutoramento em Educação no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
A necessidade sentida desde o início do seu percurso profissional para motivar, criar ligação e capacitar estudantes nesta área do saber levou-a a certificar-se em áreas complementares como o Coaching, as ferramentas Points of You, o Jogo da Transformação e a aprender sobre tecnologias sociais facilitadoras de desenvolvimento de trabalho colaborativo, como seja o Dragon Dreaming. Na ESTeSL foi coordenadora do projecto Tutorias durante 2 anos e no Instituto de Educação é participante do projecto Mentorias.