Desculpe, o registro terminou.

Horário: 14h30 - 17h30 (Portugal Continental) | Duração: 3H | Vagas: 30 Num tempo marcado por inúmeros desafios e em que as mudanças se sucedem a um ritmo vertiginoso e nem sempre no sentido de um mundo progressivamente mais justo e solidário, é imperativo questionar os paradigmas dominantes, nomeadamente na visão sobre o modelo de Educação que se pretende, e sobre a sua principal instituição, a Escola. Para se poder atingir uma transformação social global é fundamental que as pessoas, cidadãos e cidadãs deste mundo, tenham acesso a uma educação que traga as vivências e experiências do mundo real para o centro das aprendizagens; que estimule a reflexão e o pensamento crítico; que analise as interdependências e reflita sobre as causas dos problemas; que questione preconceitos e imagens estereotipadas; que prepare para a diversidade; que desenvolva um sentido participativo e democrático; que lute pela justiça social; que contribua para a criação de um sentimento de pertença a uma humanidade partilhada, a uma cidadania global. Nesta sessão vamos refletir sobre estas questões, explorando recursos e metodologias.


  • Data: 09-02-2022 14:30
  • Localização: Evento Online

Descrição

Horário: 14h30 - 17h30 (Portugal Continental) | Duração: 3H | Vagas: 30

Num tempo marcado por inúmeros desafios e em que as mudanças se sucedem a um ritmo vertiginoso e nem sempre no sentido de um mundo progressivamente mais justo e solidário, é imperativo questionar os paradigmas dominantes, nomeadamente na visão sobre o modelo de Educação que se pretende, e sobre a sua principal instituição, a Escola.
Para se poder atingir uma transformação social global é fundamental que as pessoas, cidadãos e cidadãs deste mundo, tenham acesso a uma educação que traga as vivências e experiências do mundo real para o centro das aprendizagens; que estimule a reflexão e o pensamento crítico; que analise as interdependências e reflita sobre as causas dos problemas; que questione preconceitos e imagens estereotipadas; que prepare para a diversidade; que desenvolva um sentido participativo e democrático; que lute pela justiça social; que contribua para a criação de um sentimento de pertença a uma humanidade partilhada, a uma cidadania global.
Nesta sessão vamos refletir sobre estas questões, explorando recursos e metodologias.

Biografia da Formadora

La Salete Coelho é especialista na área de Formação de Professores/as e Ciências da Educação, na Escola Superior de Educação de Viana do Castelo, La Salete é licenciada em História, ramo educacional, Mestre em História da Educação, com dissertação sobre o ensino e a literatura em Moçambique, ambos pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Mestre em Economia Social, pela Universidade Católica, com dissertação sobre a relação entre a Economia Social e Solidária e a Educação para o Desenvolvimento.  

Atualmente coordena e trabalha em projetos nacionais e europeus de Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global, como educadora, investigadora e ativista, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e no Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto. Faz parte do Conselho Editorial da revista Sinergias - diálogos educativos para a transformação social e é membro do Advisory Board da rede académica europeia ANGEL – Academic Networking on Global Education and Learning.

Foi formadora e consultora em projetos de cooperação para o desenvolvimento na área da educação, em Portugal, Moçambique e Guiné-Bissau.