Horário: 15h00 - 17h00 (Portugal Continental) | Duração: 2H | Vagas: 30 Nesta formação far-se-á uma breve abordagem ao modelo assíncrono de ensino à distância Modular, Assíncrono, Participativo e Emergente (MAPE). Colocar-se-ão questões sobre como organizar as aprendizagens, promover a participação e conduzir a avaliação, enquadradas num estudo de caso de lecionação de aulas teóricas e teórico-práticas de um curso de 2.º ciclo em engenharia.
Horário: 15h00 - 17h00 (Portugal Continental) | Duração: 2H | Vagas: 30
Nesta formação far-se-á uma breve abordagem ao modelo assíncrono de ensino à distância Modular, Assíncrono, Participativo e Emergente (MAPE). Colocar-se-ão questões sobre como organizar as aprendizagens, promover a participação e conduzir a avaliação, enquadradas num estudo de caso de lecionação de aulas teóricas e teórico-práticas de um curso de 2.º ciclo em engenharia.
Biografia dos Formadores
Sílvia Quadros - licenciada em Engenharia do Ambiente e doutorada em Ciências do Ambiente, é docente da Universidade dos Açores desde 1996 onde leciona na temática da qualidade da água para consumo humano, na drenagem e tratamento de água residual, saúde ambiental e contaminantes de interesse emergente, em cursos de 1.º e 2.º ciclo. Na investigação, desenvolve soluções de tratamento baseadas em processos naturais, de baixo custo e baixo carbono, adaptadas a pequenos aglomerados.
Ainda antes da pandemia, a necessidade de lecionar à distância foi o motivo de adotar o modelo MAPE para o ensino no 2.º ciclo de engenharia, modelo que continua a aplicar nas edições do mestrado que se seguiram.
José Cascalho - licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e doutorado em Informática, é docente da Universidade dos Açores desde 1996. A sua área de especialização é a Inteligência Artificial. Tem-se dedicado à investigação na área de sistemas multiagentes e, mais recentemente, em robótica educacional.