Desculpe, o registro terminou.

Horário: 10h00 - 11h30 (Portugal Continental) | Duração: 1:30H | Vagas: 100 Esta formação tem como objetivo apresentar estratégias e processos de ensino, investigação, projeto e divulgação de conhecimento na área do Design de Comunicação, com particular enfoque na interdisciplinaridade e no digital. Partindo de um conjunto de casos práticos e de investigação aplicada, pretende-se refletir e discutir sobre o papel do Design na perspetiva do mercado profissional e da perspetiva da investigação; e demonstrar a importância de se construir ligações e convergências entre estes dois universos, o teórico e o prático.


  • Data: 02-02-2022 10:00
  • Localização: Evento Online

Descrição

Horário: 10h00 - 11h30 (Portugal Continental) | Duração: 1:30H | Vagas: 100

Esta formação tem como objetivo apresentar estratégias e processos de ensino, investigação, projeto e divulgação de conhecimento na área do Design de Comunicação, com particular enfoque na interdisciplinaridade e no digital. Partindo de um conjunto de casos práticos e de investigação aplicada, pretende-se refletir e discutir sobre o papel do Design na perspetiva do mercado profissional e da perspetiva da investigação; e demonstrar a importância de se construir ligações e convergências entre estes dois universos, o teórico e o prático.

Objetivo geral
Dotar os formandos de conhecimento sobre os possíveis contributos do Design na comunicação visual e interativa, em contexto de mercado profissional e de investigação.

Objetivos específicos
• Identificar processos de ensino, investigação e projeto.
• Apresentar estratégias de divulgação de conhecimento académico-científico na área do Design.
• Analisar exemplos de projetos de Design demonstrativos da importância da investigação no mercado profissional.

Biografia do Formador

Nuno Martins é licenciado em Design de Comunicação (2003), Mestre em Arte Multimédia (2007) e Doutorado em Media Digitais (2013) pela Universidade do Porto, tendo sido bolseiro de Doutoramento do Programa UT Austin-Portugal da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Em 2020, concluiu o Pós-Doutoramento em Design na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

Professor Adjunto na Escola Superior de Design do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave e diretor do Mestrado em Design Digital. Leciona no Mestrado em Design Digital as disciplinas de Design de Identidade e de Metodologias de Investigação; e na licenciatura em Design Gráfico as disciplinas de Projeto e Anteprojeto.

É Investigador Integrado do Instituto de Investigação em Design Media e Cultura (ID+) sendo atualmente Investigador Responsável (IR) do projeto "ECHO - Ecoar o Eu Comunitário: desenhar a disseminação e replicação de práticas auto-iniciadas em comunidades urbanas desprivilegiadas num mundo pós-pandémico", financiado pela FCT (EXPL/ART-DAQ/0037/2021).

Chair da DIGICOM - International Conference on Design & Digital Communication, que fundou em 2017; e co-chair da International Conference on Human Dynamics and Design for the Development of Contemporary Societies, conference track of AHFE (EUA). 

Como designer desenvolveu projetos para várias instituições de referência, constando alguns desses projetos em mais de duas dezenas de livros de Design de Comunicação, editados em Hong Kong, Alemanha, Espanha, EUA, Áustria, Holanda, França, China e Reino Unido.

Foi várias vezes premiado, destacando-se os seguintes prémios: 3 Graphis Gold Award (2021, 2015 e 2014, EUA); 2 Graphis Silver Award (2020 e 2014, EUA); 1.º prémio - Mascote do Oceanário de Lisboa; 1.º prémio - Mascote do Pavilhão da Água do Porto; 1.º prémio - Logótipo da Porto Digital; 1.º Prémio “Vencedor On-line” no concurso Webdesign 2004, promovido pelo ESTAL; e 1.º Prémio no Concurso “Papies 2006” (categ. “Papies da Internet”).